Comentário Bíblico
Adventista
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 25:2-11
Não saberíamos nada sobre Nabal se nada também tivesse acontecido entre ele e Davi, o nome Nabal significa "néscio". As riquezas fazem com que os homens se vejam grandes perante os olhos do mundo; porém, para quem vê corretamente, Nabal era muito baixo. Não tinha nem honra e nem honestidade; era vulgar, de mau temperamento e irritável; mau em seus feitos, duro e opressor; homem a quem não importava que fraude ou violência utilizava para ganhar e entesourar. Que pouca razão temos para anelar a riqueza deste mundo, quando um vulgar como Nabal tem abundância, e homens tão bons como Davi sofrem necessidades!
Davi colocou como argumento os bondosos serviços dispensados aos pastores de Nabal. Quando se leva em consideração que os homens de Davi estavam em angústia e endividados, inquietos e com escassez de provisões, foi a boa administração de Davi que os impediu de saquear. Nabal deixou-se levar por suas paixões, como os homens cobiçosos tendem a fazer, quando algo lhe foi pedido, ao pensar, assim, cobrir um pecado com outro. Estes são os que, ao maltratar o pobre, escusam-se para não socorrê-los. Porém, Deus não pode ser nem escarnecido e nem enganado. Que isso nos ajude a suportar as reprovações e os malentendidos com paciência e bom ânimo, e nos faça flexíveis; esta tem sido frequentemente a sorte dos excelentes da terra.
Nabal insiste muito na propriedade das provisões de sua mesa. Não pode fazer do que é seu o que lhe apraz? Erramos ao pensar que somos senhores absolutos do que temos, e que podemos fazer o que quisermos com o que temos. Não, não somos coisa alguma além de mordomos, e devemos utilizar os nossos recursos da maneira que nos é ordenada, a fim de nos recordarmos que nada é nosso, mas daquEle que nos confiou os seus bens.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 22 E Davi, deixando na mão do guarda da bagagem a carga que trouxera, correu às fileiras; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem. 1 Samuel 17:22 23 Respondeu ele: Paz seja convosco, não temais; o vosso Deus, e o Deus de vosso pai, deu-vos um tesouro nos vossos sacos; o vosso dinheiro chegou-me às mãos. E trouxe-lhes fora Simeão. Gênesis 43:23