Comentário Bíblico
Adventista
Épocas - (cba)
1 Timóteo 6:15
Do gr. kairoi, “momento oportuno”, isto é, o tempo quando, dentro dos planos de Deus, o segundo advento deve ocorrer.
Ele (NVI) - (cba)
1 Timóteo 6:15
Ou seja, o Pai. A glória de Jesus Cristo é a glória do Pai, e os atributos que o Pai possui também pertencem a Cristo. As palavras “que é" (KJV) não estão presentes no grego, de maneira que a primeira frase em 1 Timóteo 6:15 pode significar: “O qual, em seu próprio tempo favorável, Ele, o bendito e único Soberano, o mostrará." Na ARA, o texto faz referência “à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo", e não a Deus Pai.
Soberano - (cba)
1 Timóteo 6:15
Ou, “governante”, “potentado". Paulo se contentava porque sabia que.
apesar de sofrer com frequência nas mãos das autoridades terrenas, sua vida estava nas mãos de Deus, o supremo Governante do universo.
Rei dos reis e Senhor dos senhores - (cba)
1 Timóteo 6:15
Literalmente, “o Rei dos que reinam como reis e Senhor dos que estão dominando”. Este título se aplica ao Pai e a Jesus (ver Apocalipse 17:14; ver com. de Apocalipse 19:16).
- 14 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis. Apocalipse 17:14 16 No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores. Apocalipse 19:16
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Timóteo 6:11-16
Não convém aos homens, especialmente de Deus, colocarem o coração nas coisas deste mundo. Aqueles que são de Deus devem sentir-se enlevados com as coisas que referem-se a Deus. Devem estar em constante conflito com a corrupção, com as tentações e com as potestades das trevas. A vida eterna é a coroa que está proposta para nos dar o estímulo necessário. Somos chamados a apegar-nos fortemente a ela. Deve ser determinado de modo especial aos ricos, quais são os perigos e os deveres relacionados à utilização apropriada da riqueza; porém, quem é capaz de ter este tipo de encargo sem que esteja, ele mesmo, acima do amor às coisas que a riqueza é capaz de comprar? A manifestação de Cristo é certa, mas não devemos conhecer a sua data. Os olhos mortais não toleram o resplendor da glória divina. Ninguém é capaz de aproximar-se dEle, a menos que dê-se a conhecer aos pecadores em Cristo e por meio de Cristo. A divindade é adorada aqui sem distinção de pessoas, porque todas as coisas são ditas de modo apropriado em relação ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Deus nos é revelado somente na natureza humana de Cristo e através dela, como o Unigênito Filho do Pai.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 175

Nos Lugares Celestiais, Pág. 350

Vida e Ensinos, Pág. 39
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 11 segundo o evangelho da glória do Deus bendito, que me foi confiado. 17 Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. 1 Timóteo 1:11,17 2 Porque o Senhor Altíssimo é tremendo; é grande Rei sobre toda a terra. Salmos 47:2 18 para que saibam que só tu, cujo nome é o Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra. Salmos 83:18 10 Mas o Senhor é o verdadeiro Deus; ele é o Deus vivo e o Rei eterno, ao seu furor estremece a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação. Jeremias 10:10 18 Vivo eu, diz o Rei, cujo nome é o Senhor dos exércitos, que certamente como o Tabor entre os montes, e como o Carmelo junto ao mar, assim ele vira. Jeremias 46:18 44 Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre. 45 Porquanto viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro, o grande Deus faz saber ao rei o que há de suceder no futuro. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação. 46 Então o rei Nabucodonozor caiu com o rosto em terra, e adorou a Daniel, e ordenou que lhe oferecessem uma oblação e perfumes suaves. 47 Respondeu o rei a Daniel, e disse: Verdadeiramente, o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador dos mistérios, pois pudeste revelar este misterio. Daniel 2:44-47 34 Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonozor, levantei ao céu os meus olhos, e voltou a mim o meu entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre; porque o seu domínio é um domínio sempiterno, e o seu reino é de geração em geração. Daniel 4:34 13 e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.] Mateus 6:13 12 Artaxerxes, rei dos reis, ao sacerdote Esdras, escriba da lei do Deus do céu: Saudações. Esdras 7:12 15 Por mim reinam os reis, e os príncipes decretam o que justo. Provérbios 8:15 14 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis. Apocalipse 17:14 16 No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores. Apocalipse 19:16 6 o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo; 1 Timóteo 2:6 17 Pois o Senhor vosso Deus, é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem recebe peitas; Deuteronômio 10:17 3 Dai graças ao Senhor dos senhores, porque a sua benignidade dura para sempre; Salmos 136:3