Comentário Bíblico
Adventista
Gloriar - (cba)
2 Coríntios 10:8
Do gr. kauchaomai, “orgulhar”. Paulo utiliza a palavra 21 vezes na epístola. Os falsos líderes em Corinto se envolveram em ostentação egoísta (ver com. de 2 Coríntios 5:12). Chegou a vez de Paulo se orgulhar, mas ele o faz com relutância, com moderação e com o único propósito de confirmar sua autoridade como um apóstolo de Cristo, para benefício dos que ainda estivessem confusos sobre a questão.
Neste quesito não há grande diferença entre Paulo e os falsos líderes. Eles se gloriavam numa autoridade que era, na realidade, de origem humana e egoísta em suas intenções. Paulo se orgulhava de uma autoridade divinamente conferida e exercida para a edificação da igreja. Sendo que sua autoridade era de Deus, os coríntios deveríam reconhecê-la e respeitá-la. O resultado seria a edificação da igreja de Corinto, a derrota dos elementos desagregadores e a vindicação de Paulo como um apóstolo de Jesus Cristo.
Edificação - (cba)
2 Coríntios 10:8
Literalmente, “tornar maior”. A utilização que Paulo faz desta palavra indica a imagem do cristão como um templo no qual Deus habita (1 Coríntios 3:9-17; 2 Coríntios 6:16; Efésios 2:20-22; 1 Pedro 2:4,5). A autoridade do evangelho tem o propósito de edificar, não de destruir. O alvo dos falsos líderes em Corinto era exaltar ou edificar a eles mesmos, e o efeito dividiría e destruiría a igreja. Paulo fundou a igreja de Corinto e seu exercício de autoridade, mesmo na disciplina severa, foi designado para edificar.
- 9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. 10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 12 E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será reveldada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14 Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. 15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo. 16 Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós. 1 Coríntios 3:9-17 16 E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 2 Coríntios 6:16 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; 21 no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, 22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito. Efésios 2:20-22 4 e, chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas, para com Deus eleita e preciosa, 5 vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. 1 Pedro 2:4,5
Não me envergonharei - (cba)
2 Coríntios 10:8
Os falsos apóstolos em Corinto se propuseram a envergonhar Paulo, ao ridicularizá-lo como apóstolo e ao diminuir o evangelho dele. Paulo declara que seu propósito em se gloriar de sua “autoridade” como apóstolo é em defesa de seu apostolado e de seu evangelho. Ele não tem motivos ocultos.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 10:7-11
Paulo era vil e desprezível aos olhos de alguns, quanto à sua aparência exterior; porém, esta era uma regra falsa para julgar. Não devemos pensar que ninguém, exceto nós mesmos, pertença a Cristo. Não julguemos as coisas por sua aparência exterior, como se a falta de algumas coisas demonstrasse que algum homem não é um cristão verdadeiro, ou um ministro fiel e capaz do humilde Salvador.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 24 não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas somos cooperadores de vosso gozo; pois pela fé estais firmados. 2 Coríntios 1:24 2 Já o disse quando estava presente a segunda vez, e estando agora ausente torno a dizer aos que antes pecaram e a todos os mais que, se outra vez for, não os pouparei. 3 visto que buscais uma prova de que Cristo fala em mim; o qual não é fraco para convosco, antes é poderoso entre vós. 8 Porque nada podemos contra a verdade, porém, a favor da verdade. 10 Portanto, escrevo estas coisas estando ausente, para que, quando estiver presente, não use de rigor, segundo a autoridade que o Senhor me deu para edificação, e não para destruição. 2 Coríntios 13:2,3,8,10 1 Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por intermédio de homem algum, mas sim por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos), Gálatas 1:1 14 Porque, se em alguma coisa me gloriei de vós para com ele, não fiquei envergonhado; mas como vos dissemos tudo com verdade, assim também o louvor que de vós fizemos a Tito se achou verdadeiro. 2 Coríntios 7:14 6 Pois, se quiser gloriar-me, não serei insensato, porque direi a verdade; 2 Coríntios 12:6 12 Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia. 2 Timóteo 1:12 4 Grande é a minha franqueza para convosco, e muito me glorio a respeito de vós; estou cheio de consolação, transbordo de gozo em todas as nossas tribulações. 2 Coríntios 7:4