Comentário Bíblico
Adventista
Espírito da fé - (cba)
2 Coríntios 4:13
Uma fé como a que foi expressa na citação do AT (cf. Salmos 116:10). Paulo escreve com convicção e na esperança de que os coríntios atenderão ao seu conselho.
Está escrito - (cba)
2 Coríntios 4:13
Citação do Salmos 116:10. Tanto Paulo como Davi experimentaram a bondade e o amor de Deus e estavam convictos disso. Ambos experimentaram provação, sofrimento e livramento, e falaram com convicção. A proximidade da morte não é um impedimento para a alegre expressão de uma fé viva. A vida de todos os grandes homens e mulheres da Bíblia reluz com esse espírito de triunfo, esse clima de dinamismo e esplendor. Eles expressaram alegre gratidão a Deus, mesmo em meio a perdas e perseguição. A vida de todos os cristãos que têm experimentado o amor de Deus se torna uma evidência desse amor e poder. É natural e fácil para a língua expressar o que a mente conhece e o que o coração sente. A pessoa que fala sobre o que não crê é hipócrita, ao passo que a pessoa que não fala do que crê é covarde.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 4:13-18
A graça da fé é um remédio eficaz contra o desalento em tempos de provas. Eles sabiam que Cristo ressuscitara e que a sua ressurreição era sinal e garantia da deles. A esperança desta ressurreição nos animará no dia do sofrimento e nos colocará acima do temor da morte. Além disto, os seus sofrimentos foram para o benefício da Igreja e para a glória de Deus. Os sofrimentos dos ministros de Cristo, sua pregação e conversação, são para o bem da Igreja e para a glória de Deus. A perspectiva da vida e da felicidade eternas eram a fortaleza e o consolo deles. Aquilo que os sentidos estavam dispostos a considerar como pesado e duradouro, doloroso e tedioso, a fé o sente leve, breve e momentaneamente. O peso de todas as aflições temporais era leve em si, enquanto a glória vindoura era uma essência de peso e duração acima de toda descrição. se o apóstolo pôde chamar de leves e momentâneas as suas provas pesadas, longas e contínuas, quão triviais são as nossas dificuldades!
A fé nos capacita para efetuar o reto juízo das coisas. Há coisas invisíveis e coisas que se vêem, e entre elas há esta vasta diferença: as coisas invisíveis são eternas, as coisas visíveis são temporais ou só passageiras. Então, não olhemos para as coisas visíveis, deixemos de procurar os benefícios terrenos ou de temer os transtornos presentes. sejamos diligentes em tornar segura a nossa felicidade futura.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 11 Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, do mesmo modo que eles também. Atos 15:11 12 isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado em vós pela fé mútua, vossa e minha. Romanos 1:12 9 a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 1 Coríntios 12:9 1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Hebreus 11:1 1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: 2 Pedro 1:1 10 Cri, por isso falei; estive muito aflito. Salmos 116:10 12 Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar. 2 Coríntios 3:12 28 A testemunha mentirosa perecerá; mas o homem que ouve falará sem ser contestado. Provérbios 21:28