Comentário Bíblico
Adventista
Grande enfermidade - (cba)
2 Crônicas 21:15
Com respeito ao cumprimento desta predição, ver 2 Crônicas 21:18,19.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Crônicas 21:12-20
Deus enviou uma advertência a Jeorão. O ministério profético de Elias atuou, para que fosse preparado este escrito e previsse os crimes de Jeorão. Foi-lhe dito claramente que os seus pecados o destruiriam. Porém, não devemos nos admirar de que os pecadores não se sintam amedrontados pelo pecado, nem se arrependam pelas ameaças de misérias no outro mundo, quando a certeza da desgraça desta vida, o naufrágio de seu patrimônio, e a ruína da saúde deles não os separa de seus maus rumos.
Observemos aqui Jeorão despojado de todas as suas consolações. Assim Deus demonstra de maneira simples que a controvérsia era com ele e a sua casa. Ele matara todos os seus irmãos, com o objetivo de fortalecerse; agora, todos os seus filhos são mortos, menos um. A casa de Davi não deve ser destruída em sua totalidade, como a dos outros reis de Israel, dos que fazem o mal, porque na casa de Davi havia uma bênção: a vinda do Messias.
Os homens bons podem ser afligidos com enfermidades; porém, para eles, são castigos paternais, e com o apoio das consolações divinas, a alma pode habitar confiantemente, ainda que o corpo esteja em dor. Jeorão estava enfermo e pobre, enfermo e solitário; porém, especialmente enfermo e em pecado, enfermo e sob a maldição de Deus, enfermo e sem a graça para suportar esta terrível situação; era um caso deplorável. A maldade e as características dos profanos tornam os homens desprezíveis, até mesmo aos olhos dos que possuem uma religiosidade aparente.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 18 E depois de tudo isso o Senhor o feriu nas suas entranhas com uma enfermidade incurável. 19 No decorrer do tempo, ao fim de dois anos, saíram-lhe as entranhas por causa da doença, e morreu desta horrível enfermidade. E o seu povo não lhe queimou aromas como queimara a seus pais. 2 Crônicas 21:18,19 27 Quando ele tiver feito que ela beba a água, sucederá que, se ela se tiver contaminado, e tiver pecado contra seu marido, a água, que traz consigo a maldição, entrará nela, tornando-se amarga; inchar-lhe-á o ventre e a coxa se lhe consumirá; e a mulher será por maldição no meio do seu povo. Números 5:27 61 Também o Senhor fará vir a ti toda enfermidade, e toda praga que não está escrita no livro desta lei, até que sejas destruído. Deuteronômio 28:61 23 No mesmo instante o anjo do Senhor o feriu, porque não deu glória a Deus; e, comido de vermes, expirou. Atos 12:23 18 Assim como se vestiu de maldição como dum vestido, assim penetre ela nas suas entranhas como água, e em seus ossos como azeite! Salmos 109:18 18 (Ora, ele adquiriu um campo com o salário da sua iniquidade; e precipitando-se, caiu prostrado e arrebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. Atos 1:18 18 E depois de tudo isso o Senhor o feriu nas suas entranhas com uma enfermidade incurável. 2 Crônicas 21:18 27 O Senhor te ferirá com as úlceras do Egito, com tumores, com sarna e com coceira, de que não possas curar-te; 37 E virás a ser por pasmo, provérbio e ludíbrio entre todos os povos a que o Senhor te levar. 59 então o Senhor fará espantosas as tuas pragas, e as pragas da tua descendência, grandes e duradouras pragas, e enfermidades malignas e duradouras; 67 Pela manhã dirás: Ah! quem me dera ver a tarde; E à tarde dirás: Ah! quem me dera ver a manhã! pelo pasmo que terás em teu coração, e pelo que verás com os teus olhos. Deuteronômio 28:27,37,59,67