Comentário Bíblico
Adventista
Todos os bens - (cba)
2 Crônicas 21:17
A linguagem pode ser interpretada como se descrevesse uma pilhagem em Jerusalém, mas não é necessariamente o caso. O rei pode ter se visto em tal apuro que teve de comprar os invasores mediante o pagamento de um pesado resgate que incluiu até os tesouros do palácio. Talvez alguns membros da família do rei estivessem fora da capital quando foram surpreendidos pelo repentino ataque (ver 2 Crônicas 22:1).
Jeoacaz - (cba)
2 Crônicas 21:17
É também chamado Acazias (2 Crônicas 22:1; 2 Reis 8:24-26) e Azarias (2 Crônicas 22:6, ARC). Basicamente Jeoacaz e Acazias são nomes equivalentes, compostos dos mesmos elementos ("Yahweh" e "Acaz"), sendo que o nome divino em um dos casos vem no início (Jeo-acaz) e, no outro, no final do nome (Acaz-ias).
- 1 Então os habitantes de Jerusalém fizeram reinar em seu lugar Acazias, seu filho mais moço, porque a tropa que viera com os árabes ao arraial tinha matado todos os mais velhos. Assim reinou Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá. 2 Crônicas 22:1 24 Jeorão dormiu com seus pais, e foi sepultado junto a eles na cidade de Davi. E Acazias, seu filho, reinou em seu lugar. 25 No ano doze de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, começou a reinar Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá. 26 Acazias tinha vinte e dois anos quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém. O nome de sua mãe era Atalia; era neta de Onri, rei de Israel. 2 Reis 8:24-26 6 o qual voltou para curar-se em Jizreel das feridas que lhe fizeram em Ramá, quando ele pelejava contra Hazael, rei da Síria. E Acazias, filho de Jeorão, rei de judá, desceu para visitar Jorão, filho de Acabe, em Jizreel, por estar ele doente. 2 Crônicas 22:6
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Crônicas 21:12-20
Deus enviou uma advertência a Jeorão. O ministério profético de Elias atuou, para que fosse preparado este escrito e previsse os crimes de Jeorão. Foi-lhe dito claramente que os seus pecados o destruiriam. Porém, não devemos nos admirar de que os pecadores não se sintam amedrontados pelo pecado, nem se arrependam pelas ameaças de misérias no outro mundo, quando a certeza da desgraça desta vida, o naufrágio de seu patrimônio, e a ruína da saúde deles não os separa de seus maus rumos.
Observemos aqui Jeorão despojado de todas as suas consolações. Assim Deus demonstra de maneira simples que a controvérsia era com ele e a sua casa. Ele matara todos os seus irmãos, com o objetivo de fortalecerse; agora, todos os seus filhos são mortos, menos um. A casa de Davi não deve ser destruída em sua totalidade, como a dos outros reis de Israel, dos que fazem o mal, porque na casa de Davi havia uma bênção: a vinda do Messias.
Os homens bons podem ser afligidos com enfermidades; porém, para eles, são castigos paternais, e com o apoio das consolações divinas, a alma pode habitar confiantemente, ainda que o corpo esteja em dor. Jeorão estava enfermo e pobre, enfermo e solitário; porém, especialmente enfermo e em pecado, enfermo e sob a maldição de Deus, enfermo e sem a graça para suportar esta terrível situação; era um caso deplorável. A maldade e as características dos profanos tornam os homens desprezíveis, até mesmo aos olhos dos que possuem uma religiosidade aparente.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 3 Bem vi eu o louco lançar raízes; mas logo amaldiçoei a sua habitação: 4 Seus filhos estão longe da segurança, e são pisados nas portas, e não há quem os livre. Jó 5:3,4 1 Então os habitantes de Jerusalém fizeram reinar em seu lugar Acazias, seu filho mais moço, porque a tropa que viera com os árabes ao arraial tinha matado todos os mais velhos. Assim reinou Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá. 2 Crônicas 22:1 7 Pois os filhos de Atalia, aquela mulher ímpia, tinham arruinado a casa de Deus; e até empregaram todas as coisas sagradas da casa do Senhor no serviço dos baalins. 2 Crônicas 24:7 1 Então os habitantes de Jerusalém fizeram reinar em seu lugar Acazias, seu filho mais moço, porque a tropa que viera com os árabes ao arraial tinha matado todos os mais velhos. Assim reinou Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá. 2 Crônicas 22:1 6 o qual voltou para curar-se em Jizreel das feridas que lhe fizeram em Ramá, quando ele pelejava contra Hazael, rei da Síria. E Acazias, filho de Jeorão, rei de judá, desceu para visitar Jorão, filho de Acabe, em Jizreel, por estar ele doente. 2 Crônicas 22:6 23 E Jeoás, rei de Israel, prendeu Amazias, rei de Judá, filho de Joás, o filho de Jeoacaz, em Bete-Semes, e o levou a Jerusalém; e derrubou o muro de Jerusalém, desde a porta de Efraim até a porta da esquina, quatrocentos côvados. 2 Crônicas 25:23