Comentário Bíblico
Adventista
Pois estamos informados - (cba)
2 Tessalonicenses 3:11
Parece que Paulo tinha recebido notícias recentes de Tessalônica e escrevia acerca da situação que estava em andamento.
Entre vós, há pessoas - (cba)
2 Tessalonicenses 3:11
Enquanto o apóstolo responsabiliza os tessalonicenses pela situação na igreja, não inclui todos na condenação, mas reconhece que o problema se limita a poucos.
Desordenadamente - (cba)
2 Tessalonicenses 3:11
Do gr. ataktõs (ver com. de 1 Tessalonicenses 5:14).
Antes, se intrometem - (cba)
2 Tessalonicenses 3:11
No grego há um jogo de palavras evidente, que pode ser comunicado como "não ocupados, mas ocupados com a vida alheia” (Wordsworth). Os bisbilhoteiros estão ocupados com coisas sem importância, que não lhes dizem respeito, nas questões alheias e não nas questões pessoais. O labor honesto é a melhor cura para esse tipo de gente, pois aqueles que são meticulosos no cumprimento de suas tarefas não encontrarão tempo nem se intrometerão nas questões alheias (cf. com. de 1 Tessalonicenses 4:11; 1 Timóteo 5:13,14; 1 Pedro 4:15). Tagarelar e falar mal são passatempos dos bisbilhoteiros. Segue uma dupla maldição, que cai de forma mais pesada sobre o fofoqueiro do que sobre quem ele fala mal (ver T5, 176, 241, 242, 609, 610; Ed, 235).
- 11 e procureis viver quietos, tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo mandamos, 1 Tessalonicenses 4:11 13 e, além disto, aprendem também a ser ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas também faladeiras e intrigantes, falando o que não convém. 14 Quero pois que as mais novas se casem, tenham filhos, dirijam a sua casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer; 1 Timóteo 5:13,14 15 Que nenhum de vós, entretanto, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios; 1 Pedro 4:15
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Tessalonicenses 3:6-15
Aqueles que receberam o Evangelho têm que viver de forma coerente com este. Aqueles que podem trabalhar, e não o fazem, não têm que manterem-se ociosos. O cristão não deve tolerar a preguiça, que consome aquilo que é capaz de dar ânimo àqueles que são trabalhadores, e para sustentar aos enfermos e aflitos. O trabalho em nossa vocação como homens, é um dever requerido por nossa chamada cristã. Alguns esperavam que seriam mantidos na ociosidade, e permitiam a si mesmos que tivessem um temperamento curioso e soberbo. Estes intrometiam-se nas preocupações alheias e causavam muitos problemas. É um grande erro e abuso da religião quando alguém faz desta um manto para ocultar a preguiça ou qualquer outro pecado. O servo que aguarda a qualquer momento a chegada de seu Senhor, deve estar trabalhando, conforme foi ordenado por seu Senhor. Se estivermos ociosos, o Diabo e o coração corrupto rapidamente nos darão algo para fazer. A mente do homem tem a tendência de ocupar-se; se esta não for empregada em fazer o bem, estará com toda a certeza fazendo o mal.
Uma união excelente, embora rara, é quando estamos ativos em nossas próprias ocupações, mas tranquilos em relação às ocupações das outras pessoas. Se alguém se recusa a trabalhar com tranquilidade, a ponto de precisar ser censurado ou separado de suas companhias, devemos buscar o bem desta pessoa por meio de admoestações feitas com amor.
O Senhor estará contigo, enquanto tu estiveres com Ele. Mantenha o teu caminho na presença dEle, e Ele te sustentará até o final. Jamais devemos nos render nem cansar em nosso trabalho. Haverá tempo suficiente para repousarmos quando chegarmos ao céu.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 348

Atos dos Apóstolos, Pág. 261
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 6 mandamo-vos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebestes. 2 Tessalonicenses 3:6 11 e procureis viver quietos, tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo mandamos, 1 Tessalonicenses 4:11 13 e, além disto, aprendem também a ser ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas também faladeiras e intrigantes, falando o que não convém. 1 Timóteo 5:13 15 Que nenhum de vós, entretanto, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios; 1 Pedro 4:15