Comentário Bíblico
Adventista
Defesa - (cba)
2 Timóteo 4:16
Do gr. apologia, “defesa . Provavelmente, a primeira audiência de Paulo durante o curso de seu segundo julgamento. Não há evidência de que esta situação ocorrera no primeiro julgamento, alguns anos antes. Pode ser que, juntamente com a acusação normal de sedição. Paulo fora acusado de instigar o incêndio de Roma.
Ninguém - (cba)
2 Timóteo 4:16
Ou seja, nenhuma pessoa de influência para interceder. Nem Lucas, nem Tito, Crescente ou Tíquico teriam sido de alguma ajuda para Paulo a esse respeito. Algumas pessoas de elevada posição e influência poderiam ter falado uma palavra em favor de Paulo, mas não o fizeram. Talvez a severa perseguição de Nero tenha tornado extremamente perigoso até mesmo manifestar amizade a um cristão.
Todos - (cba)
2 Timóteo 4:16
Homens influentes, não os amigos mais próximos de Paulo.
Abandonaram - (cba)
2 Timóteo 4:16
Era perigoso associar-se com um homem preso pelos crimes que se imputavam a Paulo.
Posto em conta - (cba)
2 Timóteo 4:16
Ou, “computar ”, “considerar" (comparar com a magnanimidade de Cristo para com Seus acusadores [Lucas 23:34] e de Estêvão [Atos 7:60]).
- 34 Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem. Então repartiram as vestes dele, deitando sortes sobre elas. Lucas 23:34 60 E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu. E Saulo consentia na sua morte. Atos 7:60
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Paulo encara a morte com coragem
2 Timóteo 4:13,16,17,18,19,20,21
Paulo conclui sua carta com várias mensagens pessoais, e repetidamente repete o pedido urgente de Timóteo usar de toda diligência para ir até ele logo, e se possível, antes do inverno. Ele descreve sua solidão pela deserção de alguns amigos e a necessária ausência de outros, e para que Timóteo ainda não hesitasse, temendo que a igreja de Éfeso exigisse seus trabalhos, ele afirma que já despachou Tíquico para ocupar o lugar de Timóteo em sua ausência. Eem seguida, ele acrescenta o pedido comovente: "O manto que deixei em Trôade com Carpo, quando vieres, traga contigo e os livros, mas especialmente os pergaminhos."
Em sua segunda prisão, Paulo foi agarrado e levado embora tão repentinamente que não teve oportunidade de recolher seus poucos “livros” e “pergaminhos”, ou mesmo de levar consigo sua capa. E agora o inverno estava chegando e ele sabia que sofreria com o frio em sua cela úmida de prisão. Ele não tinha dinheiro para comprar outra roupa, ele sabia que seu fim poderia chegar a qualquer momento, e com seu usual esquecimento de si mesmo e medo de sobrecarregar a igreja, ele desejou que nenhuma despesa fosse incorrida em sua conta ( Esboços da Vida de Paulo, 327 ).
Paulo e Nero cara a cara
2 Timóteo 4:16-17
Paulo e Nero cara a cara! — O semblante do monarca portando o vergonhoso registro das paixões que se alastravam por dentro; o semblante do prisioneiro contando a história de um coração em paz com Deus e os homens. O resultado de sistemas opostos de educação contrastou com aquele dia - uma vida de indulgência ilimitada e uma vida de total abnegação. Aqui estavam os representantes de duas teorias da vida - egoísmo totalmente absorvente, que não conta nada muito valioso para ser sacrificado por gratificação momentânea, e resistência abnegada, pronto para desistir da própria vida, se necessário, para o bem dos outros ( The Youth's Instructor, 3 de julho de 1902 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Timóteo 4:14-18
Há tanto perigo por parte de falsos irmãos, quanto por parte dos inimigos declarados. É perigoso ter parte com os inimigos de um homem como Paulo. Os cristãos de Roma foram encontrá-lo (At 28), porém, todos o abandonaram quando pareceu-lhes que existia o perigo de sofrerem juntamente com ele naquela ocasião. Deus poderia irar-se de modo justo contra eles, mas Paulo orou ao Senhor, pedindo que os perdoasse. O apóstolo foi livrado da boca do leão, isto é, de Nero ou de alguns de seus juízes. Se o Senhor estiver a nosso favor, nos fortalecerá em meio às dificuldades e aos perigos, e a sua presença suprirá amplamente a ausência de cada um, e até mesmo de todos.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 355

Atos dos Apóstolos, Pág. 493

Vidas Que Falam, Pág. 358

Minha Consagração Hoje, Pág. 58
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Irmãos e pais, ouvi a minha defesa, que agora faço perante vós. Atos 22:1 16 aos quais respondi que não é costume dos romanos condenar homem algum sem que o acusado tenha presentes os seus acusadores e possa defender-se da acusação. Atos 25:16 3 Esta é a minha defesa para com os que me acusam. 1 Coríntios 9:3 11 Pois vêde quanto cuidado não produziu em vós isto mesmo, o serdes contristados segundo Deus! sim, que defesa própria, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo provastes estar inocentes nesse negócio. 2 Coríntios 7:11 7 como tenho por justo sentir isto a respeito de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós sois participantes comigo da graça, tanto nas minhas prisões como na defesa e confirmação do evangelho. 17 mas aqueles por contenda anunciam a Cristo, não sinceramente, julgando suscitar aflição às minhas prisões. Filipenses 1:7,17 15 antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós; 1 Pedro 3:15 10 pois Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente, e foi para Tessalônica, Crescente para a Galácia, Tito para a Dalmácia; 2 Timóteo 4:10 15 Bem sabes isto, que me abandonaram todos os que estão na Ásia, entre eles Fígelo e Hermógenes. 2 Timóteo 1:15 11 Por causa de todos os meus adversários tornei-me em opróbrio, sim, sobremodo o sou para os meus vizinhos, e horror para os meus conhecidos; os que me vêem na rua fogem de mim. 12 Sou esquecido como um morto de quem não há memória; sou como um vaso quebrado. 13 Pois tenho ouvido a difamação de muitos, terror por todos os lados; enquanto juntamente conspiravam contra mim, maquinaram tirar-me a vida. Salmos 31:11-13 50 Nisto, todos o deixaram e fugiram. Marcos 14:50 32 Eis que vem a hora, e já é chegada, em que vós sereis dispersos cada um para o seu lado, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. João 16:32 60 E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu. E Saulo consentia na sua morte. Atos 7:60