Comentário Bíblico
Adventista
Falando em línguas - (cba)
Atos 10:46
O mesmo tipo de manifestação do dom divino ocorrido em Jerusalém no dia de Pentecostes (ver com. de Atos 2:4). As palavras sugerem uma empolgação súbita de alegria e enlevo espirituais que se manifestaram numa explosão de louvor. Na história da igreja apostólica, há uma série de registros da manifestação do Espírito Santo por meio do dom de línguas (cf. Atos 19:6; Atos 2:4; ver com. de I Co 14). Este dom era concedido para um propósito útil. No Pentecostes, capacitou os apóstolos a proclamar o evangelho para a multidão que não falava aramaico, reunida na festa. No caso dos conversos de Apolo que foram rebatizados por Paulo, em Éfeso, é razoável concluir que o dom os preparou para uma atuação geográfica mais ampla (ver com. de Atos 19:6). Nesta ocasião, o dom de línguas foi um sinal e testemunho para os companheiros de Pedro, que não estavam prontos para aceitar os gentios na igreja.
- 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Atos 2:4 6 Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam. Atos 19:6
Então, perguntou Pedro - (cba)
Atos 10:46
As palavras de Pedro em Atos 10:47 respondem às indagações de seus amigos cristãos judeus quanto ao que ele deveria fazer, considerando que o gentio Cornélio e sua família haviam recebido o Espírito Santo. O apóstolo seguira a orientação divina e fora pregar para eles; diante disso, iria ele até o fim e os batizaria também?
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 10:44-48
O Espírito Santo veio sobre outros depois que foram batizados, para confirmá-los na fé, porém, sobre estes gentios desceu antes que fossem batizados nas águas, para demonstrar que Deus não se limita a sinais exteriores. O Espírito Santo desceu sobre aqueles que nem sequer estavam circuncidados, nem batizados nas águas. O Espírito Santo é aquEle que vivifica; a carne para nada aproveita. Eles glorificaram a Deus, e falaram de Cristo e dos benefícios da redenção. Qualquer que seja o dom com o qual estejamos dotados, devemos honrar a Deus com ele. Os judeus crentes que estavam presentes ficaram atônitos de que o dom do Espírito Santo fosse derramado também sobre os gentios. Devido a noções errôneas das coisas, criamos dificuldades acerca dos métodos da providência e da graça divina.
Como foram inegavelmente batizados com o Espírito Santo, Pedro concluiu que não deveria recusar-lhes o batismo nas águas, e a ordenança foi administrada. O argumento é conclusivo: podemos negar o sinal àqueles que têm recebido as coisas significadas pelo sinal?
Aqueles que estão familiarizados com Cristo não podem senão desejar mais. Até aqueles que têm recebido o Espírito Santo devem perceber a necessidade de aprender diariamente mais sobre a verdade.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. 11 cretenses e árabes - ouvímo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus. Atos 2:4,11 6 Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam. Atos 19:6 20 Irmãos, não sejais meninos no entendimento; na malícia, contudo, sede criancinhas, mas adultos no entendimento. 21 Está escrito na lei: Por homens de outras línguas e por lábios de estrangeiros falarei a este povo; e nem assim me ouvirão, diz o Senhor. 22 De modo que as línguas são um sinal, não para os crentes, mas para os incrédulos; a profecia, porém, não é sinal para os incrédulos, mas para os crentes. 23 Se, pois, toda a igreja se reunir num mesmo lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão porventura que estais loucos? 24 Mas, se todos profetizarem, e algum incrédulo ou indouto entrar, por todos é convencido, por todos é julgado; 25 os segredos do seu coração se tornam manifestos; e assim, prostrando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, declarando que Deus está verdadeiramente entre vós. 1 Coríntios 14:20-25 17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; Marcos 16:17