Comentário Bíblico
Adventista
Quase ao meio-dia - (cba)
Atos 22:6
O fulgor da presença divina obscureceu o brilho do sol sírio ao meio dia (ver Atos 26:13).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Paulo nunca esqueceu sua conversão notável
Atos 22:5-16
Ver Atos 26:9-16. O apóstolo nunca poderia esquecer sua conversão de um perseguidor de todos os que crêem em Cristo para um crente Nele. Que influência essa conversão teve em toda a sua vida após a morte! Que encorajamento foi quando ele trabalhou ao lado dAquele que antes ridicularizava e desprezava. Ele nunca poderia esquecer a garantia transmitida a ele na primeira parte de seu ministério. Ele podia falar com inteligência porque tinha uma experiência, um conhecimento pessoal do Senhor Jesus Cristo. Ele tinha uma fé viva e permanente, pois cultivava o senso da presença de Cristo em todas as suas obras. Ele recebia forças na oração e, como fiel soldado de Cristo, sempre esperava ordens de seu capitão. Nenhuma quantidade de obstáculos empilhados diante dele, poderia levá-lo a considerar o trabalho como uma impossibilidade, pois ele percebeu que "todas as coisas são possíveis para aqueles que crêem" (Manuscrito 114, 1897 ).
Em todos os lugares onde o apóstolo Paulo foi chamado para ir após sua conversão, ele fez uma apresentação vívida do ministério dos anjos celestiais em sua conversão ( Manuscrito 29, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 22:1-11
O apóstolo se dirigiu à multidão enfurecida, com o seu costumeiro estilo de respeito e boa vontade. Paulo relata com muitos detalhes a história da sua vida pregressa, comenta que a sua conversão foi por completo um ato de Deus. Os pecadores condenados são cegados pelo poder das trevas, uma cegueira perdurável, como a dos judeus incrédulos. Os pecadores convencidos de seus pecados, são cegados, como Paulo, não pelas trevas, mas pela luz. Por um tempo são levados à perda dentro de si mesmos, mas é para que o seu ser seja iluminado.
O simples relato dos cuidados do Senhor para conosco, levando-nos da oposição a professar e contribuir para o progresso do seu Evangelho, se for feito com um espírito reto, e do modo correto, costuma impressionar mais do que os discursos elaborados, ainda que equivalha a uma plena prova da verdade, como é demonstrada na transformação realizada na vida do apóstolo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 3 Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu; 4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; Atos 9:3-5 12 Indo com este encargo a Damasco, munido de poder e comissão dos principais sacerdotes, Atos 26:12 15 Dividiu-se contra eles de noite, ele e os seus servos, e os feriu, perseguindo-os até Hobá, que fica à esquerda de Damasco. Gênesis 14:15 2 Então disse Abrão: Ó Senhor Deus, que me darás, visto que morro sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer? Gênesis 15:2 6 Então Davi pôs guarnições em Síria de Damasco, e os sírios ficaram por servos de Davi, pagando-lhe tributos. E o Senhor lhe dava a vitória por onde quer que ia. 2 Samuel 8:6 13 ao meio-dia, ó rei vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, resplandecendo em torno de mim e dos que iam comigo. Atos 26:13 23 Então a lua se confundirá, e o sol se envergonhará, pois o Senhor dos exércitos reinará no monte Sião e em Jerusalém; e perante os seus anciãos manifestará a sua glória. Isaías 24:23 2 e foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. Mateus 17:2 16 Tinha ele na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força. Apocalipse 1:16