Comentário Bíblico
Adventista
E se atemorizaram muito (ARC) - (cba)
Atos 22:9
Evidências textuais favorecem a omissão destas palavras. Todavia, não há dúvida de que os acompanhantes ficaram com medo.
Sem [...] perceberem o sentido da voz - (cba)
Atos 22:9
Ver com. de Atos 9:7.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Paulo nunca esqueceu sua conversão notável
Atos 22:5-16
Ver Atos 26:9-16. O apóstolo nunca poderia esquecer sua conversão de um perseguidor de todos os que crêem em Cristo para um crente Nele. Que influência essa conversão teve em toda a sua vida após a morte! Que encorajamento foi quando ele trabalhou ao lado dAquele que antes ridicularizava e desprezava. Ele nunca poderia esquecer a garantia transmitida a ele na primeira parte de seu ministério. Ele podia falar com inteligência porque tinha uma experiência, um conhecimento pessoal do Senhor Jesus Cristo. Ele tinha uma fé viva e permanente, pois cultivava o senso da presença de Cristo em todas as suas obras. Ele recebia forças na oração e, como fiel soldado de Cristo, sempre esperava ordens de seu capitão. Nenhuma quantidade de obstáculos empilhados diante dele, poderia levá-lo a considerar o trabalho como uma impossibilidade, pois ele percebeu que "todas as coisas são possíveis para aqueles que crêem" (Manuscrito 114, 1897 ).
Em todos os lugares onde o apóstolo Paulo foi chamado para ir após sua conversão, ele fez uma apresentação vívida do ministério dos anjos celestiais em sua conversão ( Manuscrito 29, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 22:1-11
O apóstolo se dirigiu à multidão enfurecida, com o seu costumeiro estilo de respeito e boa vontade. Paulo relata com muitos detalhes a história da sua vida pregressa, comenta que a sua conversão foi por completo um ato de Deus. Os pecadores condenados são cegados pelo poder das trevas, uma cegueira perdurável, como a dos judeus incrédulos. Os pecadores convencidos de seus pecados, são cegados, como Paulo, não pelas trevas, mas pela luz. Por um tempo são levados à perda dentro de si mesmos, mas é para que o seu ser seja iluminado.
O simples relato dos cuidados do Senhor para conosco, levando-nos da oposição a professar e contribuir para o progresso do seu Evangelho, se for feito com um espírito reto, e do modo correto, costuma impressionar mais do que os discursos elaborados, ainda que equivalha a uma plena prova da verdade, como é demonstrada na transformação realizada na vida do apóstolo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 Os homens que viajavam com ele quedaram-se emudecidos, ouvindo, na verdade, a voz, mas não vendo ninguém. Atos 9:7 7 Ora, só eu, Daniel, vi aquela visão; pois os homens que estavam comigo não a viram: não obstante, caiu sobre eles um grande temor, e fugiram para se esconder. Daniel 10:7 29 A multidão, pois, que ali estava, e que a ouvira, dizia ter havido um trovão; outros diziam: Um anjo lhe falou. 30 Respondeu Jesus: Não veio esta voz por minha causa, mas por causa de vós. João 12:29,30 13 ao meio-dia, ó rei vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, resplandecendo em torno de mim e dos que iam comigo. Atos 26:13