Comentário Bíblico
Adventista
Os egípcios que os perseguiam - (cba)
Êxodo 14:23
Quando o último israelita deixou a margem ocidental do Mar Vermelho, a nuvem permitiu que os egípcios vissem que os hebreus haviam escapado. Os egípcios avançaram imediatamente para a margem do mar, e como encontraram o canal ainda seco, se apressaram para atravessá-lo e perseguir os hebreus. Somente quando todo o exército egípcio estava no meio do mar, a coluna de nuvem se tornou em coluna de fogo e revelou a situação perigosa em que se encontravam (T1, 265; T4, 25).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A perseguição de Israel encerrou a provação dos egípcios
Êxodo 14:23,26,27,28
Quando todo o exército, - “todos os cavalos de Faraó, seus carros e seus cavaleiros”, - estavam no próprio leito do mar, o Senhor disse a Moisés: “Estende a tua vara sobre o mar." Israel havia passado em terra seca, mas eles ouviram a gritaria dos exércitos em perseguição. Enquanto Moisés estendia sua vara sobre o mar, as águas aterro que antes eram uma grande muralha, rolaram em seu curso natural. De todos os homens do Egito naquele vasto exército, nenhum escapou. Todos pereceram em sua determinação de seguir seu próprio caminho e recusar o caminho de Deus. Essa ocasião foi o fim de seu período de graça ( Manuscrito 35, 1906 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 14:21-31
A divisão do mar Vermelho foi um terror para os cananeus (Josué 2:9); foi motivo de louvor para os filhos de Israel (Salmos 114:3; Salmos 106:9; ). Foi um tipo de batismo (1 Coríntios 10:1,2). A passagem dos israelitas pelo meio do mar foi um tipo da conversão das almas (BIB:Isa:11.15@); e o fato dos egípcios serem afogados nele, um tipo da ruína final dos pecadores impenitentes.
- 9 e disse-lhes: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra se derretem diante de vós. Josué 2:9 3 O mar viu isto, e fugiu; o Jordão tornou atrás. Salmos 114:3 9 Pois repreendeu o Mar Vermelho e este se secou; e os fez caminhar pelos abismos como pelo deserto. Salmos 106:9 1 Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; 2 e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés, 1 Coríntios 10:1,2
Deus mostrou a sua onipotência abrindo um caminho em meio às águas, com vários quilómetros de comprimento. Deus é capaz de conduzir o seu povo em meio a maiores dificuldades e criar um caminho onde não exista uma alternativa. Este foi um exemplo de seu maravilhoso favor para com o seu Israel. Eles passaram pelo meio do mar a pés enxutos. Este feito teve o objetivo de animar o povo de Deus de todas as épocas, para que confiem nEle em meio às maiores dificuldades. O que não seria capaz de fazer aquEle que fez este grande milagre? O que Ele não faria por aqueles que o temem e o amam, uma vez que fez tanto por israelitas queixosos e incrédulos?
A ira de Deus, que é reta e justa, sobreveio rapidamente sobre os seus inimigos e inimigos de seu povo. A ruína dos pecadores é acarretada por eles mesmos, por causa de seu próprio furor e soberba. Eles poderiam ter deixado Israel em paz, e não o quiseram; agora, desejariam fugir da face de Israel, mas não poderiam. Os homens só percebem tardiamente que, quando se posicionam contra o povo de Deus, o fazem para o seu próprio prejuízo.
Foi ordenado a Moisés que tornasse a estender o seu cajado sobre o mar; as águas retornaram e afogaram toda multidão dos egípcios. Faraó e os seus servos, que estavam endurecidos pelo pecado, caíram agora juntos, sem que qualquer um deles escapasse. Os israelitas viram os egípcios mortos sobre a areia, um espetáculo triste e impressionante.
Quando os homens contemplam as obras de Deus e se dão conta dos benefícios recebidos, aprendem a temê-lo e confiar nEle. Que bom seria para nós se estivéssemos sempre de bom ânimo, como acontece às vezes!
Aqui está o final que o cristão pode contemplar. Os seus inimigos ardem de furor e são poderosos; porém, enquanto estivermos firmemente sustentados por Deus, venceremos as ondas e estaremos a salvo, guardados pelo mesmo poder de nosso salvador, que descerá contra cada inimigo espiritual.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 287

Cristo Triunfante, Pág. 112
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 17 Eis que eu endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e glorificar-me-ei em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros. Êxodo 14:17 9 O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os despojos; deles se satisfará o meu desejo; arrancarei a minha espada, a minha mão os destruirá. 19 Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavaleiros, entraram no mar, e o Senhor fez tornar as águas do mar sobre eles, mas os filhos de Israel passaram em seco pelo meio do mar. Êxodo 15:9,19 20 E o Senhor perguntou: Quem induzirá Acabe a subir, para que caia em Ramote-Gileade? E um respondia de um modo, e outro de outro. 1 Reis 22:20 3 Este é o mal que há em tudo quanto se faz debaixo do sol: que a todos sucede o mesmo. Também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade; há desvarios no seu coração durante a sua vida, e depois se vão aos mortos. Eclesiastes 9:3 24 O Senhor dos exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará. 25 Quebrantarei o assírio na minha terra e nas minhas montanhas o pisarei; então o seu jugo se apartará deles e a sua carga se desviará dos seus ombros. 26 Este é o conselho que foi determinado sobre toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações. 27 Pois o Senhor dos exércitos o determinou, e quem o invalidará? A sua mão estendida está, e quem a fará voltar atrás? Isaías 14:24-27 4 Eu endurecerei o coração de Faraó, e ele os perseguirá; glorificar-me-ei em Faraó, e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o Senhor. E eles fizeram assim. 17 Eis que eu endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e glorificar-me-ei em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros. Êxodo 14:4,17