Comentário Bíblico
Adventista
Emperrou-lhes as rodas dos carros - (cba)
Êxodo 14:25
A palavra traduzida por "emperrou" pode também ser vertida como "transtornou", significando talvez que as rodas se afundaram na areia até os eixos, sendo retiradas com muita dificuldade para se afundarem outra vez poucos metros adiante. Seguindo a LXX e outras versões, a AA declara que Deus "embaraçou-lhes as rodas dos carros". Os egípcios ainda podiam conduzir seus carros, mas "dificultosamente". Isso indica que, embora as rodas não estivessem perdidas, não funcionavam bem (ver T4, 25).
O SENHOR peleja - (cba)
Êxodo 14:25
A escuridão que, no início, separava os egípcios dos israelitas (Êxodo 14:20), a misteriosa abertura de um caminho pelo Mar Vermelho, a repentina e pesada chuva e, finalmente, a dificuldade de prosseguir fizeram com que os egípcios tardiamente percebessem que o Deus dos hebreus estava ajudando Seu povo e obstruindo o avanço deles. Convencidos de que era inútil perseverar numa missão que aparentemente fracassaria, começaram a se retirar.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Faraó pereceu no Mar Vermelho
Êxodo 14:25-27
O monarca endureceu o coração e foi de um degrau a outro de incredulidade, até que em todo o vasto reino do Egito o primogênito, o orgulho de cada família, foi abatido. Depois disso, ele correu com seu exército atrás de Israel. Ele procurou trazer de volta um povo entregue pelo braço da Onipotência. Mas ele estava lutando contra um poder maior do que qualquer poder humano, e com sua hoste ele pereceu nas águas do Mar Vermelho ( Manuscrito 126, 1901 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 14:21-31
A divisão do mar Vermelho foi um terror para os cananeus (Josué 2:9); foi motivo de louvor para os filhos de Israel (Salmos 114:3; Salmos 106:9; ). Foi um tipo de batismo (1 Coríntios 10:1,2). A passagem dos israelitas pelo meio do mar foi um tipo da conversão das almas (BIB:Isa:11.15@); e o fato dos egípcios serem afogados nele, um tipo da ruína final dos pecadores impenitentes.
- 9 e disse-lhes: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra se derretem diante de vós. Josué 2:9 3 O mar viu isto, e fugiu; o Jordão tornou atrás. Salmos 114:3 9 Pois repreendeu o Mar Vermelho e este se secou; e os fez caminhar pelos abismos como pelo deserto. Salmos 106:9 1 Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; 2 e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés, 1 Coríntios 10:1,2
Deus mostrou a sua onipotência abrindo um caminho em meio às águas, com vários quilómetros de comprimento. Deus é capaz de conduzir o seu povo em meio a maiores dificuldades e criar um caminho onde não exista uma alternativa. Este foi um exemplo de seu maravilhoso favor para com o seu Israel. Eles passaram pelo meio do mar a pés enxutos. Este feito teve o objetivo de animar o povo de Deus de todas as épocas, para que confiem nEle em meio às maiores dificuldades. O que não seria capaz de fazer aquEle que fez este grande milagre? O que Ele não faria por aqueles que o temem e o amam, uma vez que fez tanto por israelitas queixosos e incrédulos?
A ira de Deus, que é reta e justa, sobreveio rapidamente sobre os seus inimigos e inimigos de seu povo. A ruína dos pecadores é acarretada por eles mesmos, por causa de seu próprio furor e soberba. Eles poderiam ter deixado Israel em paz, e não o quiseram; agora, desejariam fugir da face de Israel, mas não poderiam. Os homens só percebem tardiamente que, quando se posicionam contra o povo de Deus, o fazem para o seu próprio prejuízo.
Foi ordenado a Moisés que tornasse a estender o seu cajado sobre o mar; as águas retornaram e afogaram toda multidão dos egípcios. Faraó e os seus servos, que estavam endurecidos pelo pecado, caíram agora juntos, sem que qualquer um deles escapasse. Os israelitas viram os egípcios mortos sobre a areia, um espetáculo triste e impressionante.
Quando os homens contemplam as obras de Deus e se dão conta dos benefícios recebidos, aprendem a temê-lo e confiar nEle. Que bom seria para nós se estivéssemos sempre de bom ânimo, como acontece às vezes!
Aqui está o final que o cristão pode contemplar. Os seus inimigos ardem de furor e são poderosos; porém, enquanto estivermos firmemente sustentados por Deus, venceremos as ondas e estaremos a salvo, guardados pelo mesmo poder de nosso salvador, que descerá contra cada inimigo espiritual.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 15 E o Senhor desbaratou a Sísera, com todos os seus carros e todo o seu exército, ao fio da espada, diante de Baraque; e Sísera, descendo do seu carro, fugiu a pé. Juízes 4:15 9 Ele faz cessar as guerras até os confins da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Salmos 46:9 6 Â tua repreensão, ó Deus de Jacó, cavaleiros e cavalos ficaram estirados sem sentidos. Salmos 76:6 21 contigo despedaçarei o cavalo e o seu cavaleiro; contigo despedaçarei e carro e o que nele vai; Jeremias 51:21 20 Mas os olhos dos ímpios desfalecerão, e para eles não haverá refúgio; a sua esperança será o expirar. Jó 11:20 24 Ainda que fuja das armas de ferro, o arco de bronze o atravessará. Jó 20:24 22 Pois atira contra ele, e não o poupa, e ele foge precipitadamente do seu poder. Jó 27:22 12 Reis de exércitos fogem, sim, fogem; as mulheres em casa repartem os despojos. Salmos 68:12 14 Por isso porei fogo ao muro de Rabá, fogo que lhe consumirá os palácios, com alarido no dia da batalha, com tempestade no dia do turbilhão. Amós 1:14 19 E como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se, entrando em casa, encostasse a mão à parede, e o mordesse uma cobra. Amós 5:19 1 Vi o Senhor, que estava junto ao altar; e me disse: Fere os capitéis, para que estremeçam os umbrais; e faze tudo em pedaços sobre a cabeça de todos eles; e eu matarei à espada até o último deles; nenhum deles conseguirá fugir, nenhum deles escapará. Amós 9:1 14 o Senhor pelejará por vós; e vós vos calareis. Êxodo 14:14 22 Não tenhais medo deles, porque o Senhor vosso Deus é o que peleja por nós. Deuteronômio 3:22 7 os filisteus se atemorizaram; e diziam: Os deuses vieram ao arraial. Diziam mais: Ai de nós! porque nunca antes sucedeu tal coisa. 8 Ai de nós! quem nos livrará da mão destes deuses possantes? Estes são os deuses que feriram aos egípcios com toda sorte de pragas no deserto. 1 Samuel 4:7,8 4 Eu endurecerei o coração de Faraó, e ele os perseguirá; glorificar-me-ei em Faraó, e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o Senhor. E eles fizeram assim. 14 o Senhor pelejará por vós; e vós vos calareis. 18 E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando me tiver glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros. Êxodo 14:4,14,18