Comentário Bíblico
Adventista
Seu direito - (cba)
Habacuque 1:7
Os caldeus eram tão fortes e autoconfian tes que não reconheciam nenhum poder exceto o deles, e atribuíam suas grandes realizações à própria capacidade (ver Daniel 4:28-30).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Habacuque 1:1-11
Os servos do Senhor estão profundamente aflitos por ver que a impiedade e a violência prevalecem, especialmente entre os que professam a verdade. Nenhum homem tinha vergonha de fazer o mal ao seu próximo. Devemos anelar ir para aquele mundo onde a santidade e o amor reinam para sempre, e onde não haverá violência diante de nós. Deus tem boas razões para ser paciente com os maus e de repreender aos homens bons. Chegará o dia em que o clamor do pecado será ouvido contra aqueles que fazem o mal, e ouvido também o clamor da oração daqueles que sofrem o mal.
Deveriam ter notado o que estava acontecendo entre os pagãos pelas mãos dos caldeus e se considerarem como a próxima nação a ser açoitada por eles.
Porém, a maioria dos homens presume que terá prosperidade contínua ou que as calamidades não chegarão em seu tempo. É nação amarga e precipitada, feroz, cruel e derruba tudo o que está diante de si. Eles vencerão a tudo e a todos que lhes fizerem oposição. Dar a glória a si mesmo é uma grande ofensa, e uma ofensa comum do povo orgulhoso. As palavras finais dão um vestígio de consolo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 5 Mas o exército dos caldeus os perseguiu; e eles alcançaram a Zedequias nas campinas de Jericó; e, prendendo-o, levaram-no a Nabucodonozor rei de Babilônia, a Ribla, na terra de Hamate; e o rei o sentenciou. 6 E o rei de Babilônia matou os filhos de Zedequias em Ribla, à sua vista; também matou o rei de Babilônia a todos os nobres de Judá. 7 Cegou os olhos a Zedequias, e o atou com cadeias de bronze, para levá-lo a Babilônia. 8 Os caldeus incendiaram a casa do rei e as casas do povo, e derribaram os muros de Jerusalém. 9 Então, ao resto do povo, que ficara na cidade, aos desertores que se tinham passado para ele e ao resto do povo que havia ficado, levou-os Nebuzaradão, capitão da guarda, para Babilônia. Jeremias 39:5-9 9 Prenderam o rei, e o fizeram subir ao rei de Babilônia a Ribla na terra de Hamate, o qual lhe pronunciou a sentença. 10 E o rei de Babilônia matou os filhos de Zedequias à sua vista; e também matou a todos os príncipes de Judá em Ribla. 11 E cegou os olhos a Zedequias; e o atou com cadeias; e o rei de Babilônia o levou para Babilônia, e o conservou na prisão até o dia da sua morte. 25 e da cidade levou um oficial que tinha a seu cargo os homens de guerra; e a sete homens dos que assistiam ao rei e que se achavam na cidade; como também o escrivão-mor do exército, que registrava o povo da terra; e mais sessenta homens do povo da terra que se achavam no meio da cidade. 26 Tomando-os pois Nebuzaradão, capitão da guarda, levou-os ao rei de Babilônia, a Ribla. 27 E o rei de Babilônia os feriu e os matou em Ribla, na terra de Hamate. Assim Judá foi levado cativo para fora da sua terra. Jeremias 52:9-11,25-27 19 Não furtarás. 27 Chega-te tu, e ouve tudo o que o Senhor nosso Deus falar; e tu nos dirás tudo o que ele te disser; assim o ouviremos e o cumpriremos. Deuteronômio 5:19,27 2 que envia embaixadores por mar em navios de junco sobre as águas, dizendo: Ide, mensageiros velozes, a um povo de alta estatura e de tez luzidia, a um povo terrível desde o seu princípio, a uma nação forte e vitoriosa, cuja terra os rios dividem! 7 Naquele tempo será levado um presente ao Senhor dos exércitos da parte dum povo alto e de tez luzidia, e dum povo terrível desde o seu princípio, uma nação forte e vitoriosa, cuja terra os rios dividem; um presente, sim, será levado ao lugar do nome do Senhor dos exércitos, ao monte Sião. Isaías 18:2,7