Comentário Bíblico
Adventista
Digno de tanto - (cba)
Hebreus 3:3
Ou, “considerado merecedor”.
Glória - (cba)
Hebreus 3:3
Do gr. doxa (ver com. de João 1:14; Romanos 3:23; 1 Coríntios 11:7), aqui, significando “honra” ou “respeito”. Como o construtor da “casa”, Cristo merecia maior honra do que a “casa” ou Moisés, que foi seu mordomo por um tempo.
- 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23 7 Pois o homem, na verdade, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus; mas a mulher é a glória do homem. 1 Coríntios 11:7
Quanto maior - (cba)
Hebreus 3:3
A figura muda, mas o objetivo ainda é exaltar a Cristo. Este é visto em Sua função veterotestamentária de construtor da casa.
Maior honra - (cba)
Hebreus 3:3
Uma estrutura magnífica desperta elogios nos que a contemplam. Mas ainda maior honra pertence ao arquiteto que a concebeu e ao construtor que a ergueu.
Aquele que a estabeleceu - (cba)
Hebreus 3:3
Isto é, Cristo (comparar com Hebreus 11:10).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Uma retribuição mais pesada do que a de Israel
Hebreus 3:1-3
Ver Hebreus 1:6-8; Hebreus 2:14-18; Filipenses 2:5-8. Por causa da descrença manifestada em relação a Cristo, o originador e fundamento de toda a economia judaica, uma retribuição mais pesada virá sobre os homens do que se abateu sobre o descrente Israel no deserto. Moisés foi o profeta por quem Deus se comunicou com a igreja no deserto; mas grande como foi Moisés, maior do que ele é o Filho de Deus, que construiu a casa.
- 6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. 7 Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. 8 Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Hebreus 1:6-8 14 Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; 15 e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. 16 Pois, na verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de Abraão. 17 Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. 18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. Hebreus 2:14-18 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:5-8
A presença de Jesus Cristo, envolta na coluna de nuvem durante o dia e na coluna de fogo à noite, acompanhou este povo em sua peregrinação na selva. O anjo da aliança veio em nome de Deus, como o líder invisível de Israel. O Filho de Deus sobre Sua própria casa é superior a Moisés, superior ao anjo supremo. Ele leva o nome de Jeová em Sua mitra, enquanto em Seu peitoral está escrito o nome de Israel. Cristo tomou a humanidade para que a humanidade pudesse tocar a humanidade. Na forma de homem, Ele se humilhou e se tornou um servo, mas como Filho de Deus, Ele era mais elevado do que os anjos. Por Sua vida na humanidade, o homem pode se tornar participante da natureza divina. Como a Majestade do céu, Ele foi exaltado acima dos anjos, e em Sua obra de redenção leva consigo todos os que O receberam e creram em Seu nome ( Carta 97, 1898 ).
Nota
Hebreus 3:3
Veja João 1:14.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 3:1-6
Cristo deve ser considerado o Apóstolo de nossa confissão, o Mensageiro enviado aos homens por Deus, o grande Revelador da fé que professamos e da esperança que confessamos ter. Como Cristo, o Messias, é o Ungido para o ofício de Apóstolo e Sacerdote. Como Jesus, é o nosso Salvador, e aquEle que nos cura, o grande Médico das almas. Considere-o assim. Considere o que Ele é em si mesmo, o que é e será para nós no além e para sempre. Pensar íntima e seriamente em Cristo nos leva a saber mais dEle. Os judeus tinham uma elevada opinião quanto à fidelidade de Moisés; todavia, a sua fidelidade tipificava a de Cristo.
Cristo é o Senhor desta casa, de sua Igreja, que é o seu povo, e é o seu Criador. Moisés foi um servo fiel; Cristo, como o eterno Filho de Deus, é o dono legal e o Rei soberano da Igreja. Não só devemos nos estabelecer retamente nos caminhos de Cristo mas também devemos seguir e preservar firmemente até o fim. Toda a meditação em sua Pessoa e em sua salvação, sugere mais sabedoria, novos motivos para amar, confiar e obedecer a Ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 6 mas Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança. Hebreus 3:6 2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; 3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, 4 feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Hebreus 1:2-4 9 vemos, porém, aquele que foi feito um pouco menor que os anjos, Jesus, coroado de glória e honra, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Hebreus 2:9 18 também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, Colossenses 1:18 9 As mãos de Zorobabel têm lançado os alicerces desta casa; também as suas mãos a acabarão; e saberás que o Senhor dos exercitos me enviou a vos. Zacarias 4:9 12 e fala-lhe, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do Senhor. 13 Ele mesmo edificará o templo do Senhor; receberá a honra real, assentar-se-á no seu trono, e dominará. E Josué, o sacerdote, ficará à sua direita; e haverá entre os dois o conselho de paz. Zacarias 6:12,13 18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela; Mateus 16:18 9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. 1 Coríntios 3:9 5 vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. 6 Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. 7 E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina, 1 Pedro 2:5-7