Comentário Bíblico
Adventista
Pavores - (cba)
Jó 30:15
Seus infortúnios, inimigos e até os amigos conspiram para encher de pavor a vida de Jó. O vívido contraste entre o glorioso passado e o melancólico presente tende a acentuar esse pavor.
Pelo vento - (cba)
Jó 30:15
A figura revela quão cruel era a busca. É difícil encontrar no deserto um esconderijo para se abrigar do vento.
Honra - (cba)
Jó 30:15
Do heb. nedibah, "nobreza".
Felicidade - (cba)
Jó 30:15
Do heb. yeshu'ah, "salvação", "livramento"; aqui, provavelmente, "prosperidade".A dissolução de uma nuvem pelo vento é um símbolo apropriado da suspensão da prosperidade e do bem-estar de Jó.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 30:15-31
Jó lamenta-se muito. Abrigar maus pensamentos acerca de Deus era o pecado que, nesta época, acusava facilmente a Jó. Quando as tentações internas unem-se às calamidades externas, a alma agita-se como em uma tempestade, e enche-se de confusão; porém, existem os que têm a Deus por inimigo! O que são as aflições interiores temporais, comparadas ao horrível estado dos homens ímpios?
Há algo com que Jó se consola; porém, só um pouco. Ele prevê que a morte será o fim de todos os seus problemas. A ira de Deus pode leválo à morte; porém, a sua alma estará segura e feliz no mundo espiritual. se ninguém se compadece de nós, o nosso Deus, que nos corrige, se compadece, assim como o pai se compadece de seus filhos. E olhemos mais para as coisas da eternidade: então o crente deixará de lamentar-se e com gozo louvará o amor redentor.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 Porque as flechas do Todo-Poderoso se cravaram em mim, e o meu espírito suga o veneno delas; os terrores de Deus se arregimentam contra mim. Jó 6:4 14 então me espantas com sonhos, e com visões me atemorizas; Jó 7:14 27 Se eu disser: Eu me esquecerei da minha queixa, mudarei o meu aspecto, e tomarei alento; 28 então tenho pavor de todas as minhas dores; porque bem sei que não me terás por inocente. Jó 9:27,28 16 Se a minha cabeça se exaltar, tu me caças como a um leão feroz; e de novo fazes maravilhas contra mim. Jó 10:16 15 Estou aflito, e prestes a morrer desde a minha mocidade; sofro os teus terrores, estou desamparado. Salmos 88:15 22 Apagai as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi. Isaías 44:22 4 Que te farei, ó Efraim? que te farei, ó Judá? porque o vosso amor é como a nuvem da manhã, e como o orvalho que cedo passa. Oséias 6:4 3 Por isso serão como a nuvem de manhã, e como o orvalho que cedo passa; como a palha que se lança fora da eira, e como a fumaça que sai pela janela. Oséias 13:3 25 Porque aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece. Jó 3:25 23 Pois a calamidade vinda de Deus seria para mim um horror, e eu não poderia suportar a sua majestade. Jó 31:23 9 Tal como a nuvem se desfaz e some, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Jó 7:9