Comentário Bíblico
Adventista
Entretanto - (cba)
João 6:23
O objetivo deste versículo é explicar de onde saíram os barcos que as pessoas usaram para atravessar o lago na manhã seguinte ao milagre (ver João 6:24), pois seu elemento temporal é indicado nas palavras: “no dia seguinte” (João 6:22). Não se deve entender que isso tenha ocorrido no dia anterior, quando os discípulos partiram sem Jesus, nem que implique que Ele poderia ter embarcado nos barcos vindos de Tiberíades.
- 24 quando, pois, viram que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus. João 6:24 22 No dia seguinte, a multidão que ficara no outro lado do mar, sabendo que não houvera ali senão um barquinho, e que Jesus não embarcara nele com seus discípulos, mas que estes tinham ido sós João 6:22
Barquinhos chegaram de Tiberíades - (cba)
João 6:23
Ver com. de João 6:1. Talvez estes fossem barcos de pesca que estiveram navegando no lago durante a noite (ver João 21:3) e que foram impelidos para a praia pela tempestade.
- 1 Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galiléia, também chamado de Tiberíades. João 6:1 3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Responderam-lhe: Nós também vamos contigo. Saíram e entraram no barco; e naquela noite nada apanharam. João 21:3
Tendo - (cba)
João 6:23
A NVI diz: “após o Senhor ter dado graças”. Este elemento temporal se refere ao momento em que as pessoas comeram, não à chegada dos barcos de Tiberíades, que só ocorreu no dia seguinte.
Dado graças - (cba)
João 6:23
O fato de João mencionar que as pessoas comeram, “tendo o Senhor dado graças”, enfatiza à ideia de que o milagre da alimentação dos 5 mil foi resultado direto da oração de Cristo e que o milagre foi obra do Pai, mediada por Jesus (ver com. de João 6:11).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 6:22-27
Ao invés de responder a pergunta que tinham em seus corações sobre como chegou até ali, Jesus os repreende. A maior seriedade deveria ser empregada para buscar a salvação através dos meios determinados, porém, deve ser buscada somente como um dom do Filho do homem. Fica provado que aquEle a quem o Pai tem designado é Deus. Ele declara com poder que o Filho do homem é o Filho de Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 24 quando, pois, viram que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus. João 6:24 1 Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galiléia, também chamado de Tiberíades. João 6:1 11 Jesus, então, tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos que estavam reclinados; e de igual modo os peixes, quanto eles queriam. 12 E quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca. João 6:11,12 13 Logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. Lucas 7:13