Comentário Bíblico
Adventista
Caiu a sorte - (cba)
Josué 21:4
É provável que, quando as 48 cidades foram designadas pelas diversas tribos, elas tenham sido divididas em quatro lotes. Então se determinou a qual das quatro famílias da tribo de Levi cada uma dessas porções seria destinada. Nesse caso, os coatitas foram considerados duas famílias: os coatitas da linhagem de Arão, que eram sacerdotes, e os outros, que não eram. A família de Arão, da qual provinham os sacerdotes, recebeu como herança as 13 cidades concedidas pelas tribos de Judá, Simeão e Benjamim. Deus, em Sua sabedoria, planejou que todas as cidades atribuídas aos sacerdotes fossem próximas a Jerusalém, porque, com o passar do tempo, ela se tornaria a cidade santa, onde estaria o templo e, portanto, onde os serviços dos sacerdotes seriam necessários.
A ordem da distribuição foi similar à ordem da marcha no deserto. Primeiro foi a vez dos sacerdotes, com Moisés e Arão, que armavam acampamento a leste, perto da entrada do tabernáculo. Os coatitas fica vam ao sul e, na marcha, levavam os utenisílios sagrados. Os gersonitas ficavam a oeste, e iam atrás dos coatitas levando as cortinas e os diversos tecidos da tenda e do tabernáculo. Os meraritas acampavam ao norte e, na marcha, eram os últimos, carregando as varas e tábuas.
Com base na instrução dada em Levítico 25:32-34 e também no registro da história bíblica, fica claro que estas cidades não foram habitadas exclusivamente por levitas. Tendo em conta o propósito de sua distribuição, dificilmente esse seria o plano divino. Deus queria que os levitas estivessem no meio de Israel, não isolados do povo que tinham de instruir e guiar. Portanto, as cidades dos levitas também foram habitadas por israelitas de outras tribos. Gibeá de Benjamim, concedida nesta ocasião aos levitas (Josué 21:17), foi também povoada por benjamitas, como se deduz da história do levita cuja concubina foi cruelmente violentada por eles (Jz 19). Saul também viveu ali. Davi e sua corte passaram anos em Hebrom, outra cidade dos levitas. É provável que os levitas tenham recebido apenas o direito de ter a quantidade necessária de casas para viver nessas cidades. Se vendiam, algo que pareciam ter liberdade de fazer (Levítico 25:32-34), tinham o direito perpétuo de redimir a propriedade. As outras moradias eram ocupadas por pessoas da tribo à qual pertencia o território. Fora da cidade, ficava a área de pastagens para o gado, que se estendia até dois mil côvados além dos limites da cidade. Essa terra era para o uso dos levitas, mas não podiam vendê-la. Deviam considerá-la propriedade permanente do Senhor.
- 32 Também, no tocante às cidades dos levitas, às casas das cidades da sua possessão, terão eles direito perpétuo de remi-las. 33 E se alguém comprar dos levitas uma casa, a casa comprada e a cidade da sua possessão sairão do poder do comprador no jubileu; porque as casas das cidades dos levitas são a sua possessão no meio dos filhos de Israel. 34 Mas o campo do arrabalde das suas cidades não se poderá vender, porque lhes é possessão perpétua. Levítico 25:32-34 17 E da tribo de Benjamim, Gibeão e seus arrabaldes, Geba e seus arrabaldes, Josué 21:17
Existem registros posteriores de que os sacerdotes e levitas viveram em outras cidades, como por exemplo, Nobe (1 Samuel 21:1). É evidente que, com o decorrer do tempo, o plano originul sofreu modificações.
Treze cidades - (cba)
Josué 21:4
Pode parecer um grande número de cidades para os filhos de Arão. Deve-se levar em conta, porém, que provavelmente essas cidades não eram ocupadas apenas pelos sacerdotes e que nem todas as cidades mencionadas já haviam sido tomadas dos cananeus.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Josué 21:1-8
Os levitas esperaram até que as demais tribos tivessem a sua provisão antes de fazer a sua reclamação a Josué. Fundamentaram sua reivindicação em uma excelente base; não em seus méritos ou serviços, mas no preceito divino. o sustento dos ministros não é algo deixado simplesmente à vontade das pessoas para que, se lhes desagradar, os deixem morrer de fome; os que anunciam o Evangelho vivam do Evangelho e o façam confortavelmente.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 8 Assim deram os filhos de Israel aos levitas estas cidades e seus arrabaldes por sorte, como o Senhor ordenara por intermédio de Moisés. 9 Ora, deram, da tribo dos filhos de Judá e da tribo dos filhos de Simeão, estas cidades que por nome vão aqui mencionadas, 10 as quais passaram a pertencer aos filhos de Arão, sendo estes das famílias dos coatitas e estes, por sua vez, dos filhos de Levi; porquanto lhes caiu a primeira sorte. 11 Assim lhes deram Quiriate-Arba, que é Hebrom, na região montanhosa de Judá, e seus arrabaldes em redor (Arba era o pai de Anaque). 12 Mas deram o campo da cidade e suas aldeias a Calebe, filho de Jefoné, por sua possessão. 13 Aos filhos de Arão, o sacerdote, deram Hebrom, cidade de refúgio do homicida, e seus arrabaldes, Libna e seus arrabaldes, 14 Jatir e seus arrabaldes, Estemoa e seus arrabaldes, 15 Holom e seus arrabaldes, Debir e seus arrabaldes, 16 Aim e seus arrabaldes, Jutá e seus arrabaldes, Bete-Semes e seus arrabaldes; nove cidades dessas duas tribos. 17 E da tribo de Benjamim, Gibeão e seus arrabaldes, Geba e seus arrabaldes, 18 Anatote e seus arrabaldes, Almom e seus arrabaldes; quatro cidades. 19 Todas as cidades dos sacerdotes, filhos de Arão, foram treze cidades e seus arrabaldes. Josué 21:8-19 33 Morreu também Eleazar, filho de Arão, e o sepultaram no outeiro de Finéias, seu filho, que lhe fora dado na região montanhosa de Efraim. Josué 24:33 54 Ora, estas foram as suas habitações, segundo os seus acampamentos nos seus termos, a saber: aos filhos de Arão, das famílias dos coatitas (porque lhes caiu a primeira sorte), 55 deram-lhes Hebrom, na terra de Judá, e os campos que a rodeiam; 56 porém os campos da cidade e as suas aldeias, deram-nos a Calebe, filho de Jefone. 57 E aos filhos de Arão deram as cidades de refúgio: Hebrom, Libna e seus campos, Jatir, Estemoa e seus campos, 58 Hilem e seus campos, Debir e seus campos, 59 Asã e seus campos, Bete-Senues e seus campos; 60 e da tribo de Benjamim: Geba e seus campos, Alemete e seus campos, Anatote e seus campos; todas as suas cidades, pelas suas famílias, foram treze. 1 Crônicas 6:54-60