Comentário Bíblico
Adventista
Restituirá aquilo que roubou - (cba)
Levítico 6:4
Como todos esses casos requerem restituição, Deus prescreve para cada um deles uma penalidade equiparável. Primeiro vem a confissão e depois a restituição. Isso devia ser feito "no dia da sua oferta pela culpa" (Levítico 6:5). Em outras palavras, a restauração devia acompanhar a confissão e não podia ser adiada.
A restituição é parte vital do que Deus requer da pessoa que deseja se livrar da culpa do pecado. Nesses casos, convicção do pecado, tristeza e confissão sozinhas não são suficientes. Todos esses são passos desejáveis em direção ao Reino, mas não bastam. Eles devem ser acompanhados de arrependimento tão profundo e completo que a alma culpada não descanse até fazer todos os esforços a fim de retificar o erro praticado. Isso, em muitos casos, inclui restauração e devolução com juros do que foi tomado, bem como todo esforço necessário para corrigir o erro. Os frutos dignos de arrependimento mencionados por João Batista a seus ouvintes incluíam restituição (Mateus 3:8).
O ato de "enganar" (Levítico 6:2, NVI) inclui transações comerciais questionáveis, representação fraudulenta de valores, impressões errôneas, mas sem chegar a falsificar de fato, tortuosidades intencionais e qualquer vantagem obtida sobre o pobre ou o desafortunado. Inclui taxas exorbitantes de todos os tipos, juros excessivos sobre empréstimos, salários recebidos por trabalhos desonestos. As ações de muitas pessoas que se gabam de seus negócios e que recebem a aprovação e o louvor dos outros por suas habilidades não são aprovadas no Céu (ver Hebreus 2:6).
- 2 Se alguém pecar e cometer uma transgressão contra o Senhor, e se houver dolosamente para com o seu próximo no tocante a um depósito, ou penhor, ou roubo, ou tiver oprimido a seu próximo; Levítico 6:2 6 Mas em certo lugar testificou alguém dizendo: Que é o homem, para que te lembres dele? ou o filho do homem, para que o visites? Hebreus 2:6
Por esses e muitos outros motivos, a restituição deve ser feita sempre que possível. Quando isso não puder ser feito, é melhor seguir a orientação de que "o que se restitui ao Senhor pela culpa será do sacerdote" (Números 5:8). A aplicação atual dessa instrução requer que o valor envolvido seja dado para uso na obra do Senhor. Às vezes, os procedimentos de falência podem ser aconselháveis. Assim, o devedor fica legalmente livre de suas obrigações e pode começar de novo. Mas o cristão está ligado ao Céu e deve considerar cuidadosamente suas responsabilidades para com qualquer pessoa que seja privada do que lhe é devido. Ele deve ter uma consciência sensível e agir honestamente à vista de Deus e dos homens. Pessoas do mundo têm feito restituições nesses casos e são honradas por agir assim. Sempre que possível, o cristão deve fa zer o mesmo.
A mentira é um dos pecados mais comuns hoje e, aos poucos, está se tornando respeitável. Em suas mais diversas manifestações, da mentira ousada à mentira diplomática ou à social "mentira branca", ela é comum e universalmente praticada. Em suas formas mais sutis, é considerada um apaziguador social para amenizar uma situação desagradável e é aceita como forma de expressão. Mentir graciosa e convincentemente é um atribu to político e condição para alcançar e manter certas posições.
Mentira é falsidade em forma de palavra ou ato, com a intenção de enganar. É a negação da verdade. O pai da mentira é o seu próprio criador, e reputações destruídas e caracteres arruinados são seus filhos. A mentira faz o branco parecer preto e o preto, branco (Isaías 5:20); separa maridos e esposas, colegas e amigos; provoca guerras e mata milhões; cauteriza a consciência, destrói a fé e a confiança; é companheira de ladrões, jogadores e prostitutas e amiga íntima do álcool. Polui tudo o que toca e é inimiga de tudo o que é nobre, verdadeiro e puro. Aquele que "ama e pratica a mentira" fica fora da cidade com "os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos e os idólatras" (Apocalipse 22:15).
- 20 Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo! Isaías 5:20 15 Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira. Apocalipse 22:15
A Bíblia é clara quanto ao assunto da verdade e não aceita nada menos do que isso. Deus é "o Deus da verdade" (Isaías 65:16; Salmos 31:5; Deuteronômio 32:4). O Filho é a verdade (João 14:6). O Espírito é a verdade (1 João 5:6). A Palavra é verdade (João 17:17). A lei é a verdade (Salmos 119:142). Todas as obras de Deus são verdade (Daniel 4:37). Seus conselhos são verdade (Isaías 25:1). O julgamento é verdade (Romanos 2:2). Jerusalém é a cidade da verdade (Zacarias 8:3). A igreja é a coluna e o fundamento da verdade (1 Timóteo 3:15). Os cristãos devem chegar ao conhecimento da verdade (1 Timóteo 2:4). Os que não creem na verdade serão condenados (2 Tessalonicenses 2:12). Deus não só deseja uma demonstração externa da verdade, mas quer a verdade "no íntimo", no coração (Salmos 51:6; Salmos 15:2).
- 16 De sorte que aquele que se bendisser na terra será bendito no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos. Isaías 65:16 5 Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, ó Senhor, Deus da verdade. Salmos 31:5 4 Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é ele. Deuteronômio 32:4 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 6 Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. 1 João 5:6 17 Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. João 17:17 142 A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a verdade. Salmos 119:142 37 Agora, pois, eu, Nabucodonozor, louvo, e exalço, e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são retas, e os seus caminhos justos, e ele pode humilhar aos que andam na soberba. Daniel 4:37 1 Ó Senhor, tu és o meu Deus; exaltarte-ei a ti, e louvarei o teu nome; porque fizeste maravilhas, os teus conselhos antigos, em fidelidade e em verdade. Isaías 25:1 2 E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade, contra os que tais coisas praticam. Romanos 2:2 3 Assim diz o Senhor: Voltarei para Sião, e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade da verdade, e o monte do Senhor dos exércitos o monte santo. Zacarias 8:3 15 para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade. 1 Timóteo 3:15 4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 1 Timóteo 2:4 12 para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça. 2 Tessalonicenses 2:12 6 Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma. Salmos 51:6 2 Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade; Salmos 15:2
A paixão pela verdade deve motivar o cristão. Ele é o representante do Deus da verdade e não deve levantar falso testemunho de modo algum. Deve amar a verdade acima de tudo, pois é a verdade que o liberta (João 8:32). Tendo chegado ao conhecimento da verdade (1 Timóteo 2:4), através da obediência à verdade (1 Pedro 1:22), o cristão deve ser santificado através da verdade (João 17:19). O Espírito o guiará a toda a verdade (João 16:13). Assim como Cristo fez, ele dará testemunho da verdade (João 18:37). Seu testemunho à verdade será em amor (Efésios 4:15), e o amor será o amor da verdade (2 Tessalonicenses 2:10).
- 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 1 Timóteo 2:4 22 Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros, 1 Pedro 1:22 19 E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade. João 17:19 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. João 16:13 37 Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. João 18:37 15 antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Efésios 4:15 10 e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. 2 Tessalonicenses 2:10
Uma pessoa cheia do amor da verdade será verdadeira em todos os relacionamentos. Ela odiará e desprezará toda pretensão e hipocrisia; seus motivos jamais serão questionáveis. Seu "sim" será sim e seu "não" será não (Tiago 5:12).
Não se orgulhará de sua franqueza nem ferirá os sentimentos de outros desnecessariamente, mas disciplinará "com mansidão os que se opõem" (2 Timóteo 2:25). Terá a reputação de alguém cuja palavra é digna de confiança.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Levítico 6:1-7
Ainda que todos os casos se relacionem com nosso próximo, de todas as maneiras são chamados ofensa contra o Senhor. Ainda que a pessoa ofendida seja miserável e até desprezível, não obstante, a ofensa se reflete em que Deus nos tem dado o mandamento de amar nosso próximo, e Ele o tem colocado no mesmo nível de amarse a si mesmo. As leis humanas estabelecem diferenças quanto aos castigos; porém, todos os métodos para fazer dano aos demais são violações da lei divina, até mesmo o conservar algo achado, quando se pode descobrir quem é o dono. As fraudes geralmente vêm acompanhadas de mentiras e juramentos falsos. Se o ofensor quer escapar da vingança de Deus, deve efetuar uma ampla restituição, conforme seu poder, e buscar o perdão por fé na única Oferta que tira o pecado do mundo. As transgressões aqui mencionadas são violações da lei de Cristo, que insiste muito na justiça e na verdade, como lei da natureza ou lei de Moisés.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 13 Se toda a congregação de Israel errar, sendo isso oculto aos olhos da assembléia, e eles tiverem feito qualquer de todas as coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, assim tornando-se culpados; 14 quando o pecado que cometeram for conhecido, a assembléia oferecerá um novilho como oferta pelo pecado, e o trará diante da tenda da revelação. 15 Os anciãos da congregação porão as mãos sobre a cabeça do novilho perante o Senhor; e imolar-se-á o novilho perante o Senhor. Levítico 4:13-15 3 Se alguém, sem se aperceber tocar a imundícia de um homem, seja qual for a imundícia com que este se tornar imundo, quando o souber será culpado. 4 Se alguém, sem se aperceber, jurar temerariamente com os seus lábios fazer mal ou fazer bem, em tudo o que o homem pronunciar temerariamente com juramento, quando o souber, culpado será numa destas coisas. Levítico 5:3,4 25 Abraão, porém, repreendeu a Abimeleque, por causa de um poço de água, que os servos de Abimeleque haviam tomado à força. Gênesis 21:25 19 Pois que oprimiu e desamparou os pobres, e roubou a casa que não edificou. Jó 20:19 2 Há os que removem os limites; roubam os rebanhos, e os apascentam. Jó 24:2 6 As suas teias não prestam para vestidos; nem se poderão cobrir com o que fazem; as suas obras são obras de iniqüidade, e atos de violência há nas suas mãos. Isaías 59:6 7 não oprimindo a ninguém, tornando, porém, ao devedor e seu penhor, e não roubando, repartindo e seu pão com o faminto, e cobrindo ao nu com vestido; 12 oprima ao pobre e necessitado, pratique roubos, não devolva o penhor, levante os seus olhos para os ídolos, cometa abominação, 18 Quanto ao seu pai, porque praticou extorsão, e roubou os bens do irmão, e fez o que não era bom no meio de seu povo, eis que ele morrerá na sua iniqüidade. Ezequiel 18:7,12,18 10 Pois não sabem fazer o que é reto, diz o Senhor, aqueles que entesouram nos seus palácios a violência e a destruição. Amós 3:10 2 E cobiçam campos, e os arrebatam, e casas, e as tomam; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança. Miquéias 2:2 9 Castigarei também naquele dia todos aqueles que saltam sobre o umbral, que enchem de violência e de dolo a casa do seu senhor. Sofonias 1:9 18 e quem matar um animal, fará restituição por ele, vida por vida. 21 Quem, pois, matar um animal, fará restituição por ele; mas quem matar um homem, será morto. Levítico 24:18,21