Comentário Bíblico
Adventista
Simeão - (cba)
Lucas 2:25
[O cântico de Simeão, Lucas 2:25-35]. É infundada uma tradição que identifica esse santo idoso com o rabino Simeão, filho de Hillel e pai de Gamaliel.
O rabino Simeão se tornou presidente do Sinédrio em 13 d.C., 17 ou 18 anos depois do nascimento de Jesus. No entanto, o Simeão de Lucas 2 já era idoso (Lucas 2:26,29), como indicado pelo fato de que lhe foi dada a certeza de que viveria para ver o Messias.
Justo e piedoso - (cba)
Lucas 2:25
Simeão era “piedoso”, ou piedoso de coração, com relação a seus deveres para com Deus, e “justo” em sua conduta para com seus companheiros (ver com. de Miquéias 6:8; Mateus 22:36-40).
- 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus? Miquéias 6:8 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:36-40
Esperava - (cba)
Lucas 2:25
Simeão pertencia ao grupo dos humildes e devotos pesquisadores das Escrituras, assim como Zacarias e Isabel (Lucas 1:6,67), José (Mateus 1:19), Maria (Lucas 1:28), os pastores (DTN, 47), Ana (Lucas 2:37), os magos (Mateus 2:11; DTN, 59), José de Arimateia (Marcos 15:43) e poucos outros (Lucas 2:38). Foi a esses fiéis que procuravam pelo Messias que o Céu deu a conhecer a chegada de Cristo (cf. Hebreus 9:28). É nosso privilégio hoje procurar “a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tito 2:13).
- 6 Ambos eram justos diante de Deus, andando irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. 67 Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, dizendo: Lucas 1:6,67 19 E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente. Mateus 1:19 28 E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo. Lucas 1:28 37 e era viúva, de quase oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações. Lucas 2:37 11 E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra. Mateus 2:11 43 José de Arimatéia, ilustre membro do sinédrio, que também esperava o reino de Deus, cobrando ânimo foi Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Marcos 15:43 38 Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. Lucas 2:38 28 assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. Hebreus 9:28 13 aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, Tito 2:13
A consolação de Israel - (cba)
Lucas 2:25
Esta expressão fazia parte de uma fórmula de oração judaica comum: “Que eu possa ver a consolação de Israel”, quer dizer, “Que eu viva para ver o Messias”. A expressão “consolação de Israel” reflete várias proíecias messiânicas do AT sobre o “conforto” da esperança messiânica (ver Isaías 12:1; Isaías 40:1; Isaías 49:13; Isaías 51:3; Isaías 61:2; Isaías 66:13; etc.).
- 1 Dirás, pois, naquele dia: Graças te dou, ó Senhor; porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me confortaste. Isaías 12:1 1 Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Isaías 40:1 13 Cantai, ó céus, e exulta, ó terra, e vós, montes, estalai de júbilo, porque o Senhor consolou o seu povo, e se compadeceu dos seus aflitos. Isaías 49:13 3 Porque o Senhor consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Edem e a sua solidão como o jardim do Senhor; gozo e alegria se acharão nela, ação de graças, e voz de cântico. Isaías 51:3 2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; Isaías 61:2 13 Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados. Isaías 66:13
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Na atmosfera do céu
Lucas 2:25-32
Simeão mal viu a criança nos braços do sacerdote, ficou divinamente impressionado ...
Simeão percebeu que tinha nos braços Alguém que era o Caminho, a Verdade e a Vida. Não havia nessa época nada na aparência externa de Cristo que lhe desse essa certeza, mas Simeão havia vivido na atmosfera do céu. Os brilhantes raios do Sol da Justiça deram-lhe discernimento espiritual. Seu único desejo era ver a Cristo. A pureza de sua vida correspondia à luz que recebera, e ele estava preparado para a revelação da grande verdade de que essa criança indefesa era o ungido do Senhor, sim, o Messias. Alegria e exultação transfiguraram seu rosto enquanto ele segurava em seus braços o presente mais precioso de Deus aos homens. Sua mente iluminada recebeu a luz que flui da Fonte de toda a luz. Ele viu que Cristo era a esperança tanto dos gentios quanto dos judeus. Os muros da tradição construídos pelo preconceito judaico não existiam em sua mente. Ele percebeu que o Messias deveria trazer a redenção para todos (The Review and Herald, 2 de abril de 1901 ).
Duas classes representadas
Lucas 2:25-32
Simeão e os sacerdotes representam duas classes — aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus porque estão dispostos a ser instruídos, e aqueles que, recusando-se a receber a luz que os conduziria a toda a verdade, são guiados pela espírito do poder das trevas, e são diariamente levados a trevas mais profundas.
Pela iluminação divina, Simeão entendeu a missão de Cristo. O Espírito Santo impressionou seu coração. Mas os sacerdotes e principais estavam imbuídos do espírito do inimigo de Deus; e hoje o mesmo espírito influencia as mentes humanas, controlando com poder os corações dos homens, e tornando inúteis os apelos do Espírito ( The Review and Herald, 2 de abril de 1901 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 2:25-35
O mesmo Espírito que sustentou a esperança de Simeão, deu-lhe o gozo que sentiu ao ver Jesus. Aqueles que desejam ver a Cristo devem ir ao seu templo. Aqui está uma confissão de sua fé, que o menino que tem em seus braços é o Salvador, a própria salvação, a salvação que foi planejada por Deus. Despede-se deste mundo. Quão pobre pode parecer ao mundo aquele homem que tinha Cristo em seus braços, e a salvação em sua visão! vejamos aqui quão consoladora é a morte de um homem bom; vai-se em paz com Deus, em paz com a sua consciência, em paz com a morte. Aqueles que deram as boas vindas a Cristo, puderam dar as boas-vindas à morte por causa da segurança que alcançaram.
José e Maria se maravilharam diante das coisas que se diziam a respeito do menino. Simeão mostra-lhes igualmente quanta razão tinham para regozijarem-se com temor. Ainda existem alguns que falam contra Jesus, sua doutrina e seu povo; ainda existem alguns que negam e blasfemam a sua verdade e a sua santidade; a sua Palavra pregada continua sendo a pedra de toque do caráter dos homens. os bons afetos secretos da mente de alguns, serão revelados ao abraçarem a Cristo; as corrupções secretas dos demais serão reveladas por sua inimizade contra Cristo. os homens serão julgados pelos pensamentos de seus corações em relação a Cristo. Ele será um Jesus que sofre; a sua mãe sofrerá com Ele devido ao relacionamento próximo e ao amor que ela tem por Ele.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 55

O Grande Conflito, Pág. 315

Conselhos aos Idosos, Pág. 189
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 6 Ambos eram justos diante de Deus, andando irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Lucas 1:6 9 Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus. Gênesis 6:9 1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal. 8 Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? Jó 1:1,8 22 O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, e eles não me fizeram mal algum; porque foi achada em mim inocência diante dele; e também diante de ti, ó rei, não tenho cometido delito algum. 23 Então o rei muito se alegrou, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e não se achou nele lesão alguma, porque ele havia confiado em seu Deus. Daniel 6:22,23 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus? Miquéias 6:8 2 piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava a Deus, 22 Eles responderam: O centurião Cornélio, homem justo e temente a Deus e que tem bom testemunho de toda a nação judaica, foi avisado por um santo anjo para te chamar à sua casa e ouvir as tuas palavras. Atos 10:2,22 16 Por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensas diante de Deus e dos homens. Atos 24:16 11 Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, 12 ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, 13 aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, 14 que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras. Tito 2:11-14 38 Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. Lucas 2:38 9 E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus; por ele temos esperado, para que nos salve. Este é o Senhor; por ele temos esperado; na sua salvação gozaremos e nos alegraremos. Isaías 25:9 1 Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Isaías 40:1 43 José de Arimatéia, ilustre membro do sinédrio, que também esperava o reino de Deus, cobrando ânimo foi Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Marcos 15:43 41 Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, 67 Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, dizendo: Lucas 1:41,67 25 Então o Senhor desceu: na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito que estava sobre ele, pô-lo sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles profetizaram, mas depois nunca mais o fizeram. 29 Moisés, porém, lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Oxalá que do povo do Senhor todos fossem profetas, que o Senhor pusesse o seu espírito sobre eles! Números 11:25,29 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:21 51 o qual não tinha consentido no conselho e nos atos dos outros, e que esperava o reino de Deus, Lucas 23:51