Comentário Bíblico
Adventista
Estavam à mesa - (cba)
Lucas 24:30
Literalmente, “reclinados à mesa” (ver com. de Marcos 2:15).
Pão - (cba)
Lucas 24:30
Um alimento básico e prato principal desta refeição noturna.
Abençoou-o e, tendo-o partido - (cba)
Lucas 24:30
Sobre o costume judaico e a prática de Jesus de partir o pão, ver com. de Marcos 6:41. Alguns comentaristas tentam transformar esta refeição numa comemoração da morte do Senhor, mas sem base bíblica. Isso seria uma distorção da simplicidade da narrativa e uma contradição ao contexto.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Compreendendo a Bíblia de primeira importância
Lucas 24:13-31
Jesus não se revelou primeiro em Seu verdadeiro caráter a eles, e então abriu as Escrituras para suas mentes; pois Ele sabia que eles ficariam tão felizes em vê-Lo novamente, ressuscitado dos mortos, que suas almas ficariam satisfeitas. Eles não teriam fome das sagradas verdades que Ele desejava imprimir indelevelmente em suas mentes, para que pudessem transmiti-las a outros, que por sua vez, espalhariam o precioso conhecimento, até que milhares de pessoas recebessem a luz dada naquele dia aos desesperados discípulos em sua jornada para Emaús.
Ele manteve Seu disfarce até que interpretou as Escrituras e os conduziu a uma fé inteligente em Sua vida, Seu caráter, Sua missão na Terra e Sua morte e ressurreição. Ele desejava que a verdade criasse raízes firmes em suas mentes, não porque fosse apoiada por Seu testemunho pessoal, mas porque a lei típica, e os profetas do Antigo Testamento, concordando com os fatos de Sua vida e morte, apresentavam evidências inquestionáveis de essa verdade. Quando o objetivo de Seu trabalho com os dois discípulos foi alcançado, Ele Se revelou a eles, para que sua alegria fosse completa, e então desapareceu de suas vistas ( The Signs of the Times, 6 de outubro de 1909 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 24:28-35
Se desejamos ter Cristo habitando em nós, devemos ser honestos com Ele. Aqueles que já experimentaram o prazer e o benefício da comunhão com Ele, somente podem desejar mais de sua companhia. Tomou o pão, abençoou-o e partiu-o, e distribuiu entre eles. Isto Ele fez com a autoridade e o afeto que lhe eram de costume, da mesma maneira e provavelmente com as mesmas palavras. Aqui Ele nos ensina que devemos desejar uma bênção para cada refeição. observemos como Cristo, por seu Espírito e graça, dá-se a conhecer às almas de seu povo. Abre-lhes as Escrituras. Reúne-se com eles à sua mesa, na ordenança da ceia do Senhor; dá-se a conhecer a eles no partir do pão, porém, a obra se completa abrindo-lhes os olhos do entendimento. Temos breves visões de Cristo neste mundo, e quando entrarmos no céu, vê-lo-emos para sempre.
Eles tinham sentido a pregação do Senhor como poderosa, mesmo não tendo reconhecido o pregador. As Escrituras que falam de Cristo farão arder o coração dos seus verdadeiros discípulos. o dever daqueles a quem Ele tem se mostrado, é levar ao conhecimento do próximo aquilo que Ele fez por suas almas. É de grande proveito para os discípulos de Cristo, compartilharem as suas experiências, contando-as uns aos outros.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 35 Então os dois contaram o que acontecera no caminho, e como se lhes fizera conhecer no partir do pão. Lucas 24:35 16 E tomando Jesus os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, os abençoou e partiu, e os entregava aos seus discípulos para os porem diante da multidão. Lucas 9:16 19 E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Lucas 22:19 19 Tendo mandado às multidões que se reclinassem sobre a relva, tomou os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos às multidões. Mateus 14:19 36 tomou os sete pães e os peixes, e havendo dado graças, partiu-os, e os entregava aos discípulos, e os discípulos á multidão. Mateus 15:36 26 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. Mateus 26:26 41 E tomando os cinco pães e os dois peixes, e erguendo os olhos ao céu, os abençoou; partiu os pães e os entregava a seus discípulos para lhos servirem; também repartiu os dois peixes por todos. Marcos 6:41 6 Logo mandou ao povo que se sentasse no chão; e tomando os sete pães e havendo dado graças, partiu-os e os entregava a seus discípulos para que os distribuíssem; e eles os distribuíram pela multidão. Marcos 8:6 22 Enquanto comiam, Jesus tomou pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, dizendo: Tomai; isto é o meu corpo. Marcos 14:22 11 Jesus, então, tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos que estavam reclinados; e de igual modo os peixes, quanto eles queriam. João 6:11 35 E, havendo dito isto, tomou o pão, deu graças a Deus na presença de todos e, partindo-o começou a comer. Atos 27:35