Comentário Bíblico
Adventista
Inútil - (cba)
Malaquias 3:14
Isto é, nada a se ganhar. Evidentemente o profeta está condenando os judeus porque o pouco que fizeram para Deus foi por motivos egoístas.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Uma Visão de Dois Grupos
Malaquias 3:5-17
No terceiro capítulo de Malaquias, duas partes são apresentadas. Aqui o Senhor denuncia contra Seu povo professo que não é sentinela fiel. A acusação e desafio de Deus contra este povo está marcado e decidido. O dever do homem de ser fiel em dar ao Senhor a porção que Ele reivindica em dízimos e ofertas, para que haja um suprimento para levar. encaminhar o trabalho sem constrangimento ou impedimento é claramente especificado.
É apresentado um povo que não está cheio do Espírito Santo, porque não andou humildemente com Deus e não foi fiel, limpo, puro e santo aos Seus olhos. Deus diz: “Tuas palavras foram duras contra mim... Contudo dizeis: Que tanto temos falado contra ti? Vós dissestes: É vão servir a Deus; e que proveito há em aceitarmos sua ordenança e andarmos tristes diante do Senhor dos Exércitos? E agora chamamos os orgulhosos de felizes; ... sim, os que tentam a Deus são libertos”.
Quem exigia que andassem tristes? Não Cristo. Sua tristeza é fruto de sua própria vontade e espírito não santificado. Queixam-se uns dos outros e de Deus, fazendo-se passar por desiludidos, deixando no mundo a impressão de que não vale a pena ser cristão. Ser invejoso e ciumento dos irmãos significa ser invejoso e ciumento de Deus ( Manuscrito 15, 1899 ).
Uma pessoa não deve dar todo o testemunho
Malaquias 3:13-16
O fato de que o Senhor foi representado como dando ouvidos às palavras proferidas por Suas testemunhas, nos diz que Jesus está em nosso meio. Ele diz: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estou eu no meio”. Uma pessoa não deve dar todo o testemunho de Jesus; mas todo aquele que ama a Deus deve testificar da preciosidade de Sua graça e verdade. Os que recebem a luz da verdade devem ter lição sobre lição para educá-los a não se calarem, mas a falarem muitas vezes uns com os outros. Devem ter em mente a reunião do sábado, quando os que amam e temem a Deus, e que pensam em Seu nome, podem ter oportunidade de expressar seus pensamentos falando uns aos outros. ...
Procure cada um tornar-se um cristão inteligente, assumindo sua responsabilidade e desempenhando sua parte pessoal para tornar a reunião interessante e proveitosa. ...
A Majestade do Céu identifica Seus interesses com os dos crentes, por mais humildes que sejam suas circunstâncias. E onde quer que tenham o privilégio de se encontrarem, é apropriado que falem frequentemente uns com os outros, expressando a gratidão e o amor que é resultado de pensar no nome do Senhor. Assim Deus será glorificado ao ouvir e ouvir, e a reunião de testemunho será considerada a mais preciosa de todas as reuniões; pois as palavras ditas são registradas no livro de recordações ( Manuscrito 32, 1894 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Malaquias 3:13-18
Entre os judeus desta época, alguns descobriram simplesmente que eram filhos do maligno. O jugo de Cristo é suave. Aqueles que fazem o mal tentam a Deus com pecados presunçosos. Julgai as coisas como elas se manifestarão, quando a condenação dos orgulhosos chegar para ser executada.
Aqueles que temeram ao Senhor falaram de modo bom, para preservar e aumentar o amor mútuo quando o pecado abundava. Eles falaram uns aos outros na linguagem daqueles que temem ao Senhor e pensam em seu Nome. Como as más conversações corrompem a mente e os bons costumes, assim as boas conversações os confirmam.
Um livro de memórias foi escrito diante de Deus. Ele cuidará que seus filhos não pereçam juntamente com aqueles que não crêem. Estes serão vasos de misericórdia e de honra, enquanto os demais se tornarão vasos de ira e desonra. os santos são jóias de Cristo, caros para Ele. Ele os preservará como suas jóias quando a terra for queimada como escória. Aqueles que agora reconhecem a Deus como seu Deus, serão reconhecidos por Ele como seus.
O nosso dever é servir a Deus com a disposição de filhos; e Ele não terá aos seus filhos treinados na ociosidade; eles devem servi-lo com um princípio de amor, Até os filhos de Deus têm necessidade da misericórdia que salva. Todos são justos ou injustos, tanto os que servem a Deus como aqueles que não o servem: todos vão para o céu ou para o inferno. Muitas vezes nos enganamos com nossas opiniões em relação a uma ou outra pessoa, mas no tribunal de Cristo, o caráter de cada homem será conhecido.
Quanto a nós, devemos pensar entre quais destes teremos a nossa sorte; e quanto aos demais, não devemos julgar nada antes do tempo, Ao final, todo o mundo confessará que somente foram sábios e felizes aqueles que serviram ao Senhor e confiaram nEle.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 14 Eles dizem a Deus: retira-te de nós, pois não desejamos ter conhecimento dos teus caminhos. 15 Que é o Todo-Poderoso, para que nós o sirvamos? E que nos aproveitará, se lhe fizermos orações? Jó 21:14,15 17 Diziam a Deus: retira-te de nós; e ainda: Que é que o Todo-Poderoso nos pode fazer? Jó 22:17 9 Porque disse: De nada aproveita ao homem o comprazer-se em Deus. Jó 34:9 3 Porque dizes: Que me aproveita? Que proveito tenho mais do que se eu tivera pecado? Jó 35:3 8 Motejam e falam maliciosamente; falam arrogantemente da opressão. 9 Põem a sua boca contra os céus, e a sua língua percorre a terra. 10 Pelo que o povo volta para eles e não acha neles falta alguma. 11 E dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo? 12 Eis que estes são ímpios; sempre em segurança, aumentam as suas riquezas. 13 Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração e lavado as minhas mãos na inocência, Salmos 73:8-13 3 Por que temos nós jejuado, dizem eles, e tu não atentas para isso? por que temos afligido as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais, prosseguis nas vossas empresas, e exigis que se façam todos os vossos trabalhos. Isaías 58:3 12 E há de ser que, naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas, e castigarei os homens que se embrutecem com as fezes do vinho, que dizem no seu coração: O Senhor não faz o bem nem faz o mal. Sofonias 1:12 3 Por que temos nós jejuado, dizem eles, e tu não atentas para isso? por que temos afligido as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais, prosseguis nas vossas empresas, e exigis que se façam todos os vossos trabalhos. Isaías 58:3 12 Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. Joel 2:12 3 e para dizerem aos sacerdotes, que estavam na casa do Senhor dos exércitos, e aos profetas: Chorarei eu no quinto mês, com jejum, como o tenho feito por tantos anos? 4 Então a palavra do Senhor dos exércitos veio a mim, dizendo: 5 Fala a todo o povo desta terra, e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes, e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, acaso foi mesmo para mim que jejuastes? 6 Ou quando comeis e quando bebeis, não é para vós mesmos que comeis e bebeis? Zacarias 7:3-6 9 Senti as vossas misérias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Tiago 4:9 25 Evita que o teu pé ande descalço, e que a tua garganta tenha sede. Mas tu dizes: Não há esperança; porque tenho amado os estranhos, e após eles andarei. Jeremias 2:25