Comentário Bíblico
Adventista
Vendo de longe uma figueira - (cba)
Marcos 11:13
Jesus viu a árvore antes de Se aproximar dela. Aparentemente a árvore crescera perto da estrada (ver com. de Mateus 21:19). Como na ocasião da entrada triunfal no dia anterior, Jesus provavelmente seguiu uma rota mais ou menos direta de Betânia a Jerusalém. Eles subiram a encosta branda ao leste do monte das Oliveiras, desceram a inclinação ocidental relativamente acentuada e cruzaram o vale de Cedrom, a fim de entrar em Jerusalém (ver com. de Mateus 21:1; Lucas 19:41).
- 19 e, avistando uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e não achou nela senão folhas somente; e disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente. Mateus 21:19 1 Quando se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: Mateus 21:1 41 E quando chegou perto e viu a cidade, chorou sobre ela, Lucas 19:41
A figueira chamava a atenção por ser a única das árvores do pomar totalmente cheia de folhas (cf. DTN, 581).
Com folhas - (cba)
Marcos 11:13
Uma figueira frondosa prometia frutos bem desenvolvidos, embora não necessariamente maduros. Por outro lado, as árvores sem folhas, como era o caso de outras do pomar, não levantavam falsas expectativas de frutos, portanto não causavam decepção.
Nesta parábola viva (ver com. de Marcos 11:14), a figueira frondosa representava a nação judaica, e as outras árvores, as nações gentílicas. É verdade que os gentios não produziam frutos, porém nada se esperava deles, pois não tinham a pretensão de produzi-los. Essa figueira precoce, no entanto, tinha folhas que indicavam figos.
Senão folhas - (cba)
Marcos 11:13
Era uma promessa sem cumprimento. De todos os defeitos não* havia um mais ofensivo a Jesus do que a hipocrisia (ver com. de Mateus 6:2; Mateus 23:13). Como a figueira estéril, a religião judaica estava destituída de frutos. Ela estava repleta de forma e cerimônias, mas lhe faltava a verdadeira piedade (ver com. de Marcos 7:2,3).
- 2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mateus 6:2 13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar. Mateus 23:13 2 e repararam que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar. 3 Pois os fariseus, e todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente; Marcos 7:2,3
Não era tempo de figos - (cba)
Marcos 11:13
No clima da Palestina, a primeira colheita de figos geralmente amadurece em junho, e a última, em setembro. O incidente ocorreu perto da Páscoa, provavelmente em abril, portanto, apenas algumas semanas antes da primeira colheita. Embora fosse incomum esperar figos tão prematuros, no entanto, uma árvore cheia de folhas poderia ter frutos a ponto de amadurecer. Deve-se também considerar que nas regiões orientais se apreciam frutos verdes ou por amadurecer (ver com. de Isaías 28:4).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Marcos 11:12-18
O Senhor Jesus Cristo olhou para a figueira procurando algum fruto, porque o tempo de colher figos, embora próximo, ainda não havia chegado; porém, não encontrou sequer figos verdes. Fez da figueira um exemplo, não para as árvores, mas para os homens de todas as gerações. Esta era uma figura da condenação para a igreja judaica, à qual veio em busca de frutos, e não achou nenhum.
O Senhor Jesus Cristo foi ao templo, e começou a reparar os abusos que eram cometidos em seus átrios, como um sinal de que quando o Redentor viesse a Sião, eliminaria a impiedade de Jacó. os escribas e os principais sacerdotes não procuravam um meio de estabelecerem a paz com Ele, mas de destruí-lo. Esta era uma intenção desesperada, pela qual somente poderiam temer, porque significava lutar contra Deus.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 581

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 581
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 19 e, avistando uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e não achou nela senão folhas somente; e disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente. Mateus 21:19 6 E passou a narrar esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha; e indo procurar fruto nela, e não o achou. 7 Disse então ao viticultor: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; para que ocupa ela ainda a terra inutilmente? 8 Respondeu-lhe ele: Senhor, deixa-a este ano ainda, até que eu cave em derredor, e lhe deite estrume; 9 e se no futuro der fruto, bem; mas, se não, cortá-la-ás. Lucas 13:6-9 3 Foi, pois, e chegando ao campo respigava após os segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz, que era da família de Elimeleque. Rute 2:3 9 Reparai então: se ela subir pelo caminho do seu termo a Bete-Semes, foi ele quem nos fez este grande mal; mas, se não, saberemos que não foi a sua mão que nos feriu, e que isto nos sucedeu por acaso. 1 Samuel 6:9 31 Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. Lucas 10:31 6 Não se vendem cinco passarinhos por dois asses? E nenhum deles está esquecido diante de Deus. 7 Mas até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois mais valeis vós do que muitos passarinhos. Lucas 12:6,7 7 Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercessem juízo, mas eis aqui derramamento de sangue; justiça, e eis aqui clamor. Isaías 5:7