Comentário Bíblico
Adventista
Pela manhã - (cba)
Marcos 11:20
Ou seja, na manhã de terça-feira, um dia depois da purificação do templo. Desde a manhã de segunda-feira, os discípulos puderam novamente testemunhar a animosidade dos líderes judeus contra Jesus. Eles ainda veriam muito mais, antes do anoitecer. Para Jesus e os doze, o primeiro acontecimento desse dia sinistro foi constatar que a figueira havia secado.
Desde a raiz - (cba)
Marcos 11:20
Um detalhe observado apenas por Marcos. Este é único milagre de Jesus que se pode dizer ter causado algum dano. Alguns críticos sugerem que Jesus pronunciou a maldição com ira sobre a figueira estéril. No entanto, em toda a vida terrena de Jesus, Ele nunca provocou por maldade algum dano ou sofrimento a pessoas, animais ou outras criaturas, obra de Suas mãos, nem procedeu movido por motivos indignos. As circunstâncias em que Jesus fez secar a figueira mostram uma explicação satisfatória de Seu propósito. Nesse mesmo dia, os líderes da nação confirmariam sua decisão de rejeitar a Jesus como o Messias, que, por Sua vez, anunciaria que o Céu os havia rejeitado (ver com. de Mateus 23:38). Os discípulos não compreendiam bem essas coisas, e foi, sem dúvida, com o objetivo de prepará-los para o acontecimento trágico que Jesus fez a figueira secar.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Marcos 11:19-26
Os discípulos não podiam imaginar porque a figueira murchou tão rapidamente; porém, todos aqueles que rejeitam a Cristo murcham. Isto representa o estado da igreja judaica. Não devemos nos acomodar em uma religião que não nos torne férteis em boas obras.
A partir disto, Cristo ensinou-lhes a orar com fé. Esta passagem pode ser aplicada à poderosa fé com que todos os verdadeiros cristãos são dotados, e que faz maravilhas em relação às coisas espirituais. Nos justifica, e deste modo elimina montanhas de culpas, que jamais tornarão a se levantar em juízo contra nós. Purifica o coração, e assim elimina montanhas de corrupção, tornando-as planas diante da graça de Deus. Um grande cuidado diante do trono da graça é orarmos pelo perdão de nossos pecados, e preocupar-nos com isto deveria ser o nosso afã diário.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso. Marcos 11:14 16 Por baixo se secam as suas raízes, e por cima são cortados os seus ramos. 17 A sua memória perece da terra, e pelas praças não tem nome. Jó 18:16,17 5 o triunfo dos iníquos é breve, e a alegria dos ímpios é apenas dum momento? 6 Ainda que a sua exaltação suba até o ceu, e a sua cabeça chegue até as nuvens, 7 contudo, como o seu próprio esterco, perecerá para sempre; e os que o viam perguntarão: Onde está? Jó 20:5-7 4 Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? e por que, esperando eu que desse uvas, veio a produzir uvas bravas? Isaías 5:4 24 Na verdade, mal se tem plantado, mal se tem semeado e mal se tem arraigado na terra o seu tronco, quando ele sopra sobre eles, e secam-se, e a tempestade os leva como à pragana. Isaías 40:24 6 mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se. Mateus 13:6 13 Respondeu-lhes ele: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Mateus 15:13 19 e, avistando uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e não achou nela senão folhas somente; e disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente. 20 Quando os discípulos viram isso, perguntaram admirados: Como é que imediatamente secou a figueira? Mateus 21:19,20 6 Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas. João 15:6 8 mas se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada. Hebreus 6:8 12 Estes são os escolhidos em vossos ágapes, quando se banqueteiam convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas; Judas 1:12 12 No dia seguinte, depois de saírem de Betânia teve fome, 13 e avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se, porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela, nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos. 14 E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso. 20 Quando passavam na manhã seguinte, viram que a figueira tinha secado desde as raízes. 21 Então Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Olha, Mestre, secou-se a figueira que amaldiçoaste. 22 Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus. 23 Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. 24 Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis. Marcos 11:12,13,14,20,21,22,23,24