Comentário Bíblico
Adventista
Ajuntaram-se todos de comum acordo - (cba)
Neemias 4:8
A LXX e a Vulgata dizem: foram todos "reunidos". Esses tradutores imaginaram que, em vista do que já havia ocorrido, seria desnecessário crer que somente então a conspiração estava sendo formada (ver Neemias 2:19,20; Neemias 4:1-3). De acordo com a LXX, os líderes da oposição reuniram uma força considerável, com o propósito de atacar Jerusalém, possivelmente esperando que uma demonstração de força amedrontasse os pacíficos eclificaclores e interrompesse o trabalho deles.
- 19 O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesem, o arábio, zombaram de nós, desprezaram-nos e disseram: O que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? 20 Então lhes respondi: O Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém. Neemias 2:19,20 1 Ora, quando Sambalate ouviu que edificávamos o muro, ardeu em ira,indignou-se muito e escarneceu dos judeus; 2 e falou na presença de seus irmãos e do exército de Samária, dizendo: Que fazem estes fracos judeus? Fortificar-se-ão? Oferecerão sacrifícios? Acabarão a obra num só dia? Vivificarão dos montões de pó as pedras que foram queimadas? 3 Ora, estava ao lado dele Tobias, o amonita, que disse: Ainda que edifiquem,vindo uma raposa derrubará o seu muro de pedra. Neemias 4:1-3
Ali - (cba)
Neemias 4:8
Do heb. lo, literalmente "a ele" ou "a isso". A frase é obscura. Caso se refira à cidade de Jerusalém, deveria estar no feminino terminando em lah; mas, se a referência é a Neemias, deveria ser traduzido como li, "a mim". A frase deveria ser traduzida como: "me colocar [ou 'a ela', se a referência é à cidade] na confusão".
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Satanás ainda usa desprezo e escárnio
Neemias 4:1-8
O desprezo e o escárnio são realmente dolorosos para a natureza humana; mas eles devem ser suportados por todos os que são fiéis a Deus. É a política de Satanás desviar assim as almas de fazer a obra que o Senhor lhes incumbiu.
Escarnecedores orgulhosos não são confiáveis; contudo, como Satanás encontrou nas cortes celestiais uma companhia para simpatizar com ele, assim estes encontram entre os professos seguidores de Cristo aqueles a quem podem influenciar, que os creem honestos, que simpatizam com eles, pleiteiam em seu favor e se tornam permeados de seus espírito. Aqueles que estão em desacordo em quase tudo o mais, se unirão na perseguição dos poucos que ousam seguir o caminho direto do dever. E a mesma inimizade que leva ao desprezo e escárnio, em uma oportunidade favorável, inspirará medidas mais violentas e cruéis, especialmente quando os obreiros de Deus são ativos e bem-sucedidos ( The Southern Watchman, 12 de abril de 1904 ).
União Através de um Vínculo Dracônico — Um espírito de ódio e oposição aos hebreus formou o vínculo de união e criou a simpatia mútua entre diferentes grupos de homens, que de outra forma poderiamguerrearam entre si. Isso ilustrará o que frequentemente testemunhamos em nossos dias na união existente de homens de diferentes denominações para se opor à verdade presente, cujo único vínculo parece ser aquele que é de natureza dragônica, manifestando ódio e amargura contra o remanescente que guarda os mandamentos de Deus. “No entanto, oramos ao nosso Deus e pusemos guarda contra eles de dia e de noite, por causa deles”. Estamos em constante perigo de nos tornarmos autossuficientes, confiando em nossa própria sabedoria e não fazendo de Deus nossa força. Nada perturba tanto Satanás quanto não sermos ignorantes de seus ardis. Se sentirmos nossos perigos, sentiremos a necessidade de orar como Neemias, e, como ele, obteremos aquela defesa segura que nos dará segurança no perigo. Se formos descuidados e indiferentes, certamente seremos vencidos pelos ardis de Satanás. Devemos estar vigilantes. Embora, como Neemias, recorramos à oração, levando todas as nossas perplexidades e fardos a Deus, não devemos sentir que não temos nada a fazer. Devemos vigiar, bem como orar. Devemos vigiar a obra de nossos adversários, para que não obtenham vantagem em enganar as almas. Devemos, na sabedoria de Cristo, fazer esforços para derrotar seus propósitos, enquanto, ao mesmo tempo, não permitimos que nos chamem de nosso grande trabalho. A verdade é mais forte que o erro. A justiça prevalecerá sobre a injustiça. ... Encontraremos oposição de todo tipo, como fizeram os construtores dos muros de Jerusalém; mas se vigiarmos e orarmos, e trabalharmos como eles fizeram, Deus travará nossas batalhas por nós e nos dará vitórias preciosas ( The Review and Herald, 6 de julho de 1886 ).
Neemias 4:7-9
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Neemias 4:7-15
Os homens maus procuram obstruir a boa obra, e comprometem-se a alcançar êxito nisto; porém, a boa obra é dádiva de Deus e prosperará. Deus tem muitas maneiras de produzir a luz, e, deste modo, reduzir a nada os desígnios e estratégias dos inimigos de sua Igreja. se nossos inimigos não podem nos assustar para nos apartar de nosso dever, nem nos enganar para que pequemos, não nos podem fazer dano algum. Neemias colocou a sua vida e a sua causa sob a proteção divina. Foi o método que este bom homem utilizou, e deveria ser o nosso. Ele colocou diante de Deus todas as suas preocupações, pesares e temores. Antes de usar um meio, ele o apresentava a Deus em oração. Depois de orar, colocou uma guarda contra o inimigo. Se pensamos em nos assegurarmos por intermédio da oração, sem vigiar e estar atentos, somos preguiçosos e tentamos a Deus; porém, vigiar e estar prontos sem orar é ser orgulhosos e insolentes para com Deus. Ao agirmos de qualquer destas maneiras, abandonamos sua proteção. O cuidado que Deus tem pela nossa segurança deveria nos comprometer e estimular a seguir adiante com vigor, em cumprimento de nosso dever. E assim que passar um perigo, retornemos à nossa obra e confiemos em Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão? 2 Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: 3 Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. Salmos 2:1-3 3 Astutamente formam conselho contra o teu povo, e conspiram contra os teus protegidos. 4 Dizem eles: Vinde, e apaguemo-los para que não sejam nação, nem seja lembrado mais o nome de Israel. 5 Pois à uma se conluiam; aliam-se contra ti 6 as tendas de Edom e os ismaelitas, Moabe e os hagarenos, 7 Gebal, Amom e Amaleque, e a Filístia com os habitantes de tiro. 8 Também a Assíria se ligou a eles; eles são o braço forte dos filhos de Ló. 9 Faze-lhes como fizeste a Midiã, como a Sísera, como a Jabim junto ao rio Quisom, 10 os quais foram destruídos em En-Dor; tornaram-se esterco para a terra. 11 Faze aos seus nobres como a Orebe e a Zeebe; e a todos os seus príncipes como a Zebá e a Zalmuna, Salmos 83:3-11 9 Exasperai-vos, ó povos, e sereis quebrantados; dai ouvidos, todos os que sois de terras longínquas; cingi-vos e sereis feitos em pedaços, cingi-vos e sereis feitos em pedaços; 10 Tomai juntamente conselho, e ele será frustrado; dizei uma palavra, e ela não subsistirá; porque Deus é conosco. Isaías 8:9,10 12 Quando já era dia, coligaram-se os judeus e juraram sob pena de maldição que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem a Paulo. 13 Eram mais de quarenta os que fizeram esta conjuração; Atos 23:12,13 10 Pois ouço a difamação de muitos, terror por todos os lados! Denunciai-o! Denunciemo-lo! dizem todos os meus íntimos amigos, aguardando o meu manquejar; bem pode ser que se deixe enganar; então prevaleceremos contra ele e nos vingaremos dele. Jeremias 20:10