Comentário Bíblico
Adventista
No entanto (AA) - (cba)
Tiago 4:14
Ou, “em vista de". Tiago 4:14 é um parêntese.
Que - (cba)
Tiago 4:14
Isto é, qual a natureza de Sua vida?
É (ARC) - (cba)
Tiago 4:14
Evidências textuais favorecem o verbo “sois" (ARA).
Neblina - (cba)
Tiago 4:14
Ou, “vapor", “fôlego". A existência humana neste mundo é incerta e de curta duração (ver 1 Crônicas 29:15; Jó 8:9; Salmos 102:11; Tiago 1:10,11).
- 15 Porque somos estrangeiros diante de ti e peregrinos, como o foram todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e não há permanência: 1 Crônicas 29:15 9 Porque nós somos de ontem, e nada sabemos, porquanto nossos dias sobre a terra, são uma sombra. Jó 8:9 11 Os meus dias são como a sombra que declina, e eu, como a erva, me vou secando. Salmos 102:11 10 e o rico no seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11 Pois o sol se levanta em seu ardor e faz secar a erva; a sua flor cai e a beleza do seu aspecto perece; assim murchará também o rico em seus caminhos. Tiago 1:10,11
Por instante - (cba)
Tiago 4:14
A ênfase está na brevidade da vida, em vez de na vida em si.
E logo se dissipa - (cba)
Tiago 4:14
Isto é, a vida humana começa a desaparecer quase tão logo quanto se inicia. Como o vapor, a vida pode se dissipar repentinamente.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Tiago 4:11-17
Nossos lábios devem ser governados pela lei da bondade, da verdade e da justiça. Os cristãos são irmãos. Quebrantar os mandamentos de Deus é falar mal deles e julgá-los como se eles nos pusessem uma restrição grande demais. Temos a lei de Deus, que é a nossa regra para tudo; não presumamos em colocar as nossas próprias noções e opiniões como regra para aqueles que nos rodeiam, e tenhamos o cuidado de não sermos condenados pelo Senhor. "Eia agora" é um chamado a todo aquele que considera que a sua conduta é má. Quão dados os homens mundanos e astutos são para deixar Deus fora de seus planos! Quão vão é buscar algo bom sem a bênção e a direção de Deus! A fragilidade, a brevidade e a incerteza da vida devem frear a confiança vã e presunçosa de todos os projetos para o futuro. Podemos estabelecer a hora e o minuto do nascer e do por do sol pela manhã, mas não podemos precisar a que horas a névoa se dissipará. Tão curta, tão irreal e dada a murchar é a vida humana, e toda a prosperidade e o prazer que a acompanham; porém, a benção ou o "ai" serão para sempre, conforme a nossa conduta neste momento passageiro.
Devemos depender sempre da vontade de Deus. Nossos tempos não estão em nossas mãos, mas à disposição de Deus. Nossa mente pode estar cheia de preocupações e pensamentos por nós mesmos, por nossos familiares ou amigos, mas a providência muitas vezes confunde nossos planos. Tudo o que pensamos e tudo o que fazemos deve depender de Deus de modo submisso. Néscio e daninho é ensoberbecer-se de coisas mundanas e projetos futuros, pois produzirá grande desengano e será destrutivo ao final.
Os pecados de omissão e os de comissão serão levados a juízo. Será condenado tanto aquele que não faz o bem que sabe que deve fazer, quanto aquele que faz o mal sabendo que não o deve fazer. Ó, que sejamos tão cuidadosos para não omitir a oração e não descuidar da meditação e do exame de nossas consciências, posto que não devemos cometer grosseiros erros contra a luz!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 10 e o rico no seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. Tiago 1:10 6 Os meus dias são mais velozes do que a lançadeira do tecelão, e chegam ao fim sem esperança. 7 Lembra-te de que a minha vida é um sopro; os meus olhos não tornarão a ver o bem. Jó 7:6,7 25 Ora, os meus dias são mais velozes do que um correio; fogem, e não vêem o bem. 26 Eles passam como balsas de junco, como águia que se lança sobre a presa. Jó 9:25,26 1 O homem, nascido da mulher, é de poucos dias e cheio de inquietação. 2 Nasce como a flor, e murcha; foge também como a sombra, e não permanece. Jó 14:1,2 5 Eis que mediste os meus dias a palmos; o tempo da minha vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. Salmos 39:5 47 Lembra-te de quão breves são os meus dias; de quão efêmeros criaste todos os filhos dos homens! Salmos 89:47 5 Tu os levas como por uma torrente; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce; 6 de manhã cresce e floresce; à tarde corta-se e seca. 7 Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos conturbados. Salmos 90:5-7 3 Pois os meus dias se desvanecem como fumaça, e os meus ossos ardem como um tição. Salmos 102:3 12 A minha habitação já foi arrancada e arrebatada de mim, qual tenda de pastor; enrolei como tecelão a minha vida; ele me corta do tear; do dia para a noite tu darás cabo de mim. Isaías 38:12 24 Porque: Toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; 1 Pedro 1:24 7 Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração; 1 Pedro 4:7 17 Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre. 1 João 2:17 4 O homem é semelhante a um sopro; os seus dias são como a sombra que passa. Salmos 144:4