Comentário Bíblico
Adventista
Como é a sua figura? - (cba)
1 Samuel 28:14
As perguntas de Saul, somadas às respostas da mulher, evidenciam que ele não viu a aparição. Talvez estivesse separado da médium por uma cortina ou bem à frente dela na total escuridão da caverna. Quando ela descreveu a figura, Saul entendeu “que era Samuel”.
Seria contrário a qualquer princípio da justiça imaginar que uma necromante teria recebido autoridade divina para chamar Samuel de seu lugar de repouso. Pensar que Deus, Aquele que proibiu a necromancia (Deuteronômio 18:10-12), cederia ao pedido de uma médium para perturbar o descanso de seu santo Samuel é algo totalmente inconcebível. No entanto, assim como Satanás teve poder para aparecer diante de Jesus no deserto como um anjo de luz, ele ou um de seus agentes poderia, caso permitido, personificar Samuel, tanto em aparência quanto em voz. O diabo aproveitou a oportunidade para escarnecer da ironia do destino de Saul. O próprio homem que perseguira os expoentes da magia negra estava de joelhos perante aquele poder, implorando por ajuda.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O passo final de Saul
1 Samuel 28:8-19
Quando Saul perguntou por Samuel, o Senhor não fez com que Samuel aparecesse a Saul. Ele não viu nada. Satanás não foi autorizado a perturbar o resto de Samuel na sepultura, e trazê-lo na realidade para a bruxa de Endor. Deus não dá poder a Satanás para ressuscitar os mortos. Mas os anjos de Satanás assumem a forma de amigos mortos, e falam e agem como eles, para que, por meio de professos amigos mortos, ele possa realizar melhor sua obra de engano. Satanás conhecia bem Samuel e sabia como representá-lo diante da feiticeira de Endor e pronunciar corretamente o destino de Saul e seus filhos.
Satanás virá de uma maneira muito plausível para aqueles que ele pode enganar, e se insinuar em seu favor, e os afastará quase imperceptivelmente de Deus. Ele os conquista sob seu controle, cautelosamente no início, até que suas perceptibilidades fiquem embotadas. Então ele fará sugestões mais ousadas, até que possa levá-los a cometerquase qualquer grau de crime. Quando ele os leva totalmente para sua armadilha, ele está disposto a que eles vejam onde estão, e exulta em sua confusão, como no caso de Saul. Ele havia permitido que Satanás o conduzisse como um cativo voluntário, e agora Satanás apresenta a Saul uma descrição correta de seu destino. Ao dar a Saul uma declaração correta de seu fim, por meio da mulher de Endor, Satanás abre um caminho para Israel ser instruído por sua astúcia satânica, para que possam, em sua rebelião contra Deus, aprender dele e, assim fazendo, cortar o último elo que os prenderia a Deus.
Saul sabia que neste último ato, de consultar a bruxa de Endor, ele cortou o último pedaço que o prendia a Deus. Ele sabia que, se antes não tivesse se separado voluntariamente de Deus, esse ato selou essa separação e a tornou definitiva. Ele havia feito um acordo com a morte e uma aliança com o inferno. O cálice de sua iniqüidade estava cheio ( The Spirit of Prophecy 1:376, 377 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 28:7-19
Quando alguém se desvia do claro caminho do dever, tudo o mais contribui para que este afastamento seja ainda maior e aumente a confusão e a tentação, Saul deseja que a mulher invoque a alguém dentre os mortos com quem ele queria falar. Isto é completamente proibido (Deuteronômio 18:11). Toda a bruxaria, ou conjuração real ou simulada, é uma tentativa má ou ignorante de obter conhecimento ou ajuda de alguma criatura, quando não se obtém do Senhor, através do caminhar na senda do dever. Não lemos que Saul tivesse procurado Samuel para que o aconselhasse em suas dificuldades, enquanto este vivia; teria sido bom se o tivesse feito. Porém, agora que Samuel estava morto, disse à feiticeira: "Faze-me subir Samuel". Muitos que desprezam e perseguem os santos e os ministros de Deus enquanto vivem, alegrarse- iam por tê-los consigo novamente depois que partiram.
Tudo mostra que não foi uma fraude ou um truque humano. Ainda que a mulher não pudesse fazer com que Samuel fosse enviado, a busca de Saul seria até mesmo uma ocasião para tal. A surpresa e o terror da mulher provaram que esta era uma aparição inesperada, e não costumeira. Saul desprezara as solenes advertências de Samuel durante a vida deste; porém, agora, como se desafiasse a Deus, ele esperava algum conselho ou alento por parte de Samuel. Será que Deus permitiria que a alma de seu profeta, que já partira, aparecesse a Saul, para confirmar a sentença divina anterior, e proclamar a sua condenação? A expressão: "Amanhã tu e teus filhos estareis comigo" significa que estariam no mundo eterno. Seria desnecessário que Deus permitisse que o seu profeta falecido viesse ao mundo para repetir o que ele mesmo já dissera.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 27 E, virando-se Samuel para se ir, Saul pegou-lhe pela orla da capa, a qual se rasgou. 1 Samuel 15:27 8 Então Elias tomou a sua capa e, dobrando-a, feriu as águas, as quais se dividiram de uma à outra banda; e passaram ambos a pé enxuto. 13 tomou a capa de Elias, que dele caíra, voltou e parou à beira do Jordão. 14 Então, pegando da capa de Elias, que dele caíra, feriu as águas e disse: Onde está o Senhor, o Deus de Elias? Quando feriu as águas, estas se dividiram de uma à outra banda, e Eliseu passou. 2 Reis 2:8,13,14 8 Depois também Davi se levantou e, saindo da caverna, gritou por detrás de Saul, dizendo: Ó rei, meu senhor! Quando Saul olhou para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra e lhe fez reverência. 1 Samuel 24:8