Comentário Bíblico
Adventista
Teu inimigo - (cba)
1 Samuel 28:16
Estas palavras identificam seu autor. A declaração feita neste versículo e nos seguintes ilustra uma estratégia característica do diabo. Desde sua queda, Satanás tenta retratar o caráter divino de maneira distorcida. Ele representa Deus como um tirano vingativo, que empurra para o inferno todos que não O temem (ver GC, 534). Seduz os seres humanos ao pecado e depois apresenta o caso deles como totalmente desprovido de esperança. Insinua que o Senhor não está disposto a perdoar o pecador enquanto existe uma mínima desculpa para não aceitá-lo. Assim, retrata Deus para as pessoas como se Ele fosse inimigo delas. Tal conceito reside na base das religiões pagãs, as quais ensinam a necessidade de sacrifícios para apaziguar um deus irado. Essa doutrina é absolutamente contrária aos ensinos da Bíblia, que mostram Deus estendendo amor a todos e disposto a realizar o sacrifício supremo para salvar os culpados (João 3:16; 2 Pedro 3:9).
- 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O passo final de Saul
1 Samuel 28:8-19
Quando Saul perguntou por Samuel, o Senhor não fez com que Samuel aparecesse a Saul. Ele não viu nada. Satanás não foi autorizado a perturbar o resto de Samuel na sepultura, e trazê-lo na realidade para a bruxa de Endor. Deus não dá poder a Satanás para ressuscitar os mortos. Mas os anjos de Satanás assumem a forma de amigos mortos, e falam e agem como eles, para que, por meio de professos amigos mortos, ele possa realizar melhor sua obra de engano. Satanás conhecia bem Samuel e sabia como representá-lo diante da feiticeira de Endor e pronunciar corretamente o destino de Saul e seus filhos.
Satanás virá de uma maneira muito plausível para aqueles que ele pode enganar, e se insinuar em seu favor, e os afastará quase imperceptivelmente de Deus. Ele os conquista sob seu controle, cautelosamente no início, até que suas perceptibilidades fiquem embotadas. Então ele fará sugestões mais ousadas, até que possa levá-los a cometerquase qualquer grau de crime. Quando ele os leva totalmente para sua armadilha, ele está disposto a que eles vejam onde estão, e exulta em sua confusão, como no caso de Saul. Ele havia permitido que Satanás o conduzisse como um cativo voluntário, e agora Satanás apresenta a Saul uma descrição correta de seu destino. Ao dar a Saul uma declaração correta de seu fim, por meio da mulher de Endor, Satanás abre um caminho para Israel ser instruído por sua astúcia satânica, para que possam, em sua rebelião contra Deus, aprender dele e, assim fazendo, cortar o último elo que os prenderia a Deus.
Saul sabia que neste último ato, de consultar a bruxa de Endor, ele cortou o último pedaço que o prendia a Deus. Ele sabia que, se antes não tivesse se separado voluntariamente de Deus, esse ato selou essa separação e a tornou definitiva. Ele havia feito um acordo com a morte e uma aliança com o inferno. O cálice de sua iniqüidade estava cheio ( The Spirit of Prophecy 1:376, 377 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 28:7-19
Quando alguém se desvia do claro caminho do dever, tudo o mais contribui para que este afastamento seja ainda maior e aumente a confusão e a tentação, Saul deseja que a mulher invoque a alguém dentre os mortos com quem ele queria falar. Isto é completamente proibido (Deuteronômio 18:11). Toda a bruxaria, ou conjuração real ou simulada, é uma tentativa má ou ignorante de obter conhecimento ou ajuda de alguma criatura, quando não se obtém do Senhor, através do caminhar na senda do dever. Não lemos que Saul tivesse procurado Samuel para que o aconselhasse em suas dificuldades, enquanto este vivia; teria sido bom se o tivesse feito. Porém, agora que Samuel estava morto, disse à feiticeira: "Faze-me subir Samuel". Muitos que desprezam e perseguem os santos e os ministros de Deus enquanto vivem, alegrarse- iam por tê-los consigo novamente depois que partiram.
Tudo mostra que não foi uma fraude ou um truque humano. Ainda que a mulher não pudesse fazer com que Samuel fosse enviado, a busca de Saul seria até mesmo uma ocasião para tal. A surpresa e o terror da mulher provaram que esta era uma aparição inesperada, e não costumeira. Saul desprezara as solenes advertências de Samuel durante a vida deste; porém, agora, como se desafiasse a Deus, ele esperava algum conselho ou alento por parte de Samuel. Será que Deus permitiria que a alma de seu profeta, que já partira, aparecesse a Saul, para confirmar a sentença divina anterior, e proclamar a sua condenação? A expressão: "Amanhã tu e teus filhos estareis comigo" significa que estariam no mundo eterno. Seria desnecessário que Deus permitisse que o seu profeta falecido viesse ao mundo para repetir o que ele mesmo já dissera.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 31 Assim ó Senhor, pereçam todos os teus inimigos! Sejam, porém, os que te amam, como o sol quando se levanta na sua força. Juízes 5:31 27 Mas ele lhe disse: Se o Senhor não te acode, donde te acudirei eu? da eira ou do lagar? 2 Reis 6:27 1 Levanta-se Deus! Sejam dispersos os seus inimigos; fujam de diante dele os que o odeiam! 2 Como é impelida a fumaça, assim tu os impeles; como a cera se derrete diante do fogo, assim pereçam os ímpios diante de Deus. 3 Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e se encham de júbilo. Salmos 68:1-3 20 Exulta sobre ela, ó céu, e vós, santos e apóstolos e profetas; porque Deus vindicou a vossa causa contra ela. 24 E nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra. Apocalipse 18:20,24 1 Depois destas coisas, ouvi no céu como que uma grande voz de uma imensa multidão, que dizia: Aleluia! A salvação e a glória e o poder pertencem ao nosso Deus; 2 porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. 3 E outra vez disseram: Aleluia. E a fumaça dela sobe pelos séculos dos séculos. 4 Então os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus que está assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia! 5 E saiu do trono uma voz, dizendo: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes. 6 Também ouvi uma voz como a de grande multidão, como a voz de muitas águas, e como a voz de fortes trovões, que dizia: Aleluia! porque já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso. Apocalipse 19:1-6 5 Tornou-se o Senhor como inimigo; devorou a Israel, devorou todos os seus palácios, destruiu as suas fortalezas, e multiplicou na filha de Judá o pranto e a lamentação. Lamentações 2:5