Comentário Bíblico
Adventista
Suném - (cba)
1 Samuel 28:4
Hoje Sólem, cerca de cinco metros a nordeste de Jezreel, na base sul do outeiro de Moré, em frente ao vale do monte Gilboa. Esse vale, chamado de Jezreel ou Esdraelom, era uma planície bem irrigada e de fácil acesso a partir das planícies litorâneas pela passagem em Megido. O vale se estendia para o sudeste, atravessando as montanhas centrais e descendo na direção oriental para o vale do Jordão e Bete-Seã. O outeiro de Moré e o monte Gilboa ficam na extremidade leste da grande planície de Esdraelom propriamente dita e formam um divisor de águas dessa parte da Palestina. Toda a água a leste escoa para o Jordão; toda a água a oeste deságua no rio Quisom e, portanto, no mar Mediterrâneo. O grande vale que fica entre as duas montanhas e que forma uma extensão mais baixa do Esdraelom é o vale de Jezreel, cortado pelo rio Jalude, que corre de Bete-Seã em direção ao Jordão.
Embora não haja nenhuma declaração definitiva sobre o assunto, o fato de os filisteus conseguirem passar pelo vale de Suném indica que, enquanto Saul estava tão concentrado em encontrar Davi, foi omisso na proteção de suas fronteiras, e os filisteus tiraram vantagem dessa facilidade. A paixão irracional de Saul em eliminar Davi da terra, involuntariamente, abriu o país inteiro às invasões filisteias. É provável que os invasores já tivessem se espalhado por grande parte do território que pertencia a Issacar, Zebulom e Aser. Do cume do monte Gilboa, Saul podia ter uma visão abrangente do vale de Jezreel. O exército adversário estava reunido na base do outeiro de Moré, a sete ou oito quilômetros de distância. Talvez os vigias israelitas tenham intensificado o desespero de Saul ao avisá-lo que Davi estava presente com a hoste dos filisteus, e ele temia que ele agora tentasse se vingar (ver PP, 675).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 28:1-6
Davi não poderia rejeitar Aquis, sem que corresse um grande perigo. Ele prometia ajudá-lo e, em seguida, tornava-se neutro na questão, ou passava para o lado dos israelitas, a fim de conduzir-se ingrata e traiçoeiramente. se pelejasse contra Israel, pecaria gravemente. Parecia impossível que pudesse sair desta dificuldade com a consciência limpa; porém, a sua resposta evasiva, pensada com a finalidade de ganhar tempo, sem dúvida, não se harmonizava com o caráter de um israelita.
Os problemas são aterrorizadores para os filhos da desobediência. Saul, em seu mal-estar, indagou ao senhor. Não o buscou com fé, mas com a mente dividida e instável, Saul colocara em vigor uma lei contra a feitiçaria (Êxodo 22:18). Muitos parecem ser zelosos opositores do pecado, quando feridos de alguma maneira por este; porém, não se interessam pela glória de Deus, nem sentem desgosto pelo pecado, por ser pecado. Muitos parecem ser inimigos dos pecados alheios; porém, dão-se a si mesmos a permissão para praticá-los. Saul lançou o Diabo fora de seu reino; porém, abrigava-o em seu próprio coração, através da inveja e do rancor. Que atitude néscia é consultar os que, conforme a lei de Deus, alguém se propusera a eliminar!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 18 Vai o seu termo até Jizreel, Quesulote, Suném. Josué 19:18 8 Sucedeu também certo dia que Eliseu foi a Suném, onde havia uma mulher rica que o reteve para comer; e todas as vezes que ele passava por ali, lá se dirigia para comer. 2 Reis 4:8 1 Ora, os filisteus pelejaram contra Israel; e os homens de Israel fugiram de diante dos filisteus, e caíram mortos no monte Gilboa. 1 Samuel 31:1 6 Então disse o mancebo que lhe dava a notícia: Achava-me por acaso no monte Gilbea, e eis que Saul se encostava sobre a sua lança; os carros e os cavaleiros apertavam com ele. 21 Vós, montes de Gilboa, nem orvalho, nem chuva caia sobre, vós, ó campos de morte; pois ali desprezivelmente foi arrojado o escudo dos valorosos, o escudo de Saul, ungido com óleo. 2 Samuel 1:6,21 12 ele foi e tomou os ossos de Saul e os de Jônatas seu filho, aos homens de Jabes-Gileade, que os haviam furtado da praça de Bete-Sã, onde os filisteus os tinham pendurado quando mataram a Saul em Gilboa; 2 Samuel 21:12 4 Ajuntando-se, pois, os filisteus, vieram acampar-se em Suném; Saul ajuntou também todo o Israel, e se acamparam em Gilboa. 1 Samuel 28:4 3 Assim buscaram por todos os termos de Israel uma jovem formosa; e acharam Abisague, a sunamita, e a trouxeram ao rei. 1 Reis 1:3