Comentário Bíblico
Adventista
Somos embaixadores - (cba)
2 Coríntios 5:20
Do gr. 'presbeuõ, literalmente, “ser mais velho”, “ser um ancião”, ou “ser embaixador”. Essa palavra caracteriza o embaixador como alguém distinto pela dignidade e experiência e, portanto, revestido de autoridade. Os embaixadores em nome de Cristo alcançaram esse posto em virtude da ligação anterior com Ele e com a Sua causa (ver com. de Atos 14:23).
São diferenciados pela fidelidade (1 Coríntios 4:1,2; 1 Timóteo 1:12), pelo zelo, pela compreensão pessoal, pela experiência com as grandes verdades do evangelho e pela diligência no estudo, na oração, na conquista de almas e em edificar a igreja. Não há maior dignidade ou honra que ser um embaixador em nome de Cristo e do reino celestial.
- 1 Que os homens nos considerem, pois, como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. 2 Ora, além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel. 1 Coríntios 4:1,2 12 Dou graças àquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus nosso Senhor, porque me julgou fiel, pondo-me no seu ministério, 1 Timóteo 1:12
Como se Deus - (cba)
2 Coríntios 5:20
O embaixador em nome de Cristo é quem proclama “a palavra de reconciliação” (2 Coríntios 5:19). Deus fala aos seres humanos por meio de Seus embaixadores, mesmo que tenha reconciliado o mundo consigo por meio de Cristo (sobre o interesse de Deus nos pecadores, ver Isaías 1:18; Jeremias 44:4; Ezequiel 33:11; Oséias 11:8).
- 19 pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5:19 18 Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã. Isaías 1:18 4 Todavia eu vos enviei persistentemente todos os meus servos, os profetas, para vos dizer: Ora, não façais esta coisa abominável que odeio! Jeremias 44:4 11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que morrereis, ó casa de Israel? Ezequiel 33:11 8 Como te deixaria, ó Efraim? como te entregaria, ó Israel? como te faria como Admá? ou como Zeboim? Está comovido em mim o meu coração, as minhas compaixões à uma se acendem. Oséias 11:8
Em nome de Cristo - (cba)
2 Coríntios 5:20
Literalmente, “por Cristo”, ou seja, em favor de Cristo. O embaixador cristão de modo algum é um substituto de Cristo, é apenas aquele por meio de quem a reconciliação é efetuada. Ele não é, de modo algum, mediador sacerdotal, porque há “um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2:5). A reconciliação já foi preparada em Cristo. O ministro é apenas o agente por meio de quem “a palavra de reconciliação” (2 Coríntios 5:19) é proclamada a outros. Ele não é o criador ou distribuidor da reconciliação. O ministro dirige homens e mulheres à presença de Deus, na qual experimentam a reconciliação por si mesmos. A tarefa do ministro é fornecer às pessoas o que Deus preparou, a reconciliação em Cristo. Sendo assim, cada crente se aproxima diretamente de Deus (Romanos 5:1; Efésios 2:13,16,17,18; Efésios 3:12; Hebreus 4:14-16).
- 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 1 Timóteo 2:5 19 pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5:19 1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, Romanos 5:1 13 Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. 16 e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade; 17 e, vindo, ele evangelizou paz a vós que estáveis longe, e paz aos que estavam perto; 18 porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Efésios 2:13,16,17,18 12 no qual temos ousadia e acesso em confiança, pela nossa fé nele. Efésios 3:12 14 Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno. Hebreus 4:14-16
Que vos reconcilieis - (cba)
2 Coríntios 5:20
Deus é o autor e aquele que oferece a reconciliação. Os seres humanos são os receptores. Os seres humanos não podem se reconciliar com Deus por meio da lamentação pelos pecados do passado, por realizar serviço penoso ou por praticar determinadas cerimônias. Eles recebem a reconciliação pelo arrependimento dos pecados e pela aceitação do dom da misericórdia divina.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 5:16-21
O homem renovado age sobre a base de novos princípios, por regras novas, com novas finalidades e com companhias novas. O crente é criado de novo; seu coração não somente é endereçado, recebe um novo coração. É criatura de Deus, criado em Cristo Jesus para boas obras. Ainda que seja o mesmo como homem, tem o seu caráter e conduta transformados. Estas palavras devem significar mais que uma reforma superficial. O homem que antes não via beleza no Salvador para que pudesse desejá-lo, agora ama-o acima de todas as coisas.
O coração daquele que não está regenerado, está cheio de inimizade contra Deus, e Deus está justamente ofendido com ele. Porém, pode haver reconciliação. Nosso Deus ofendido nos tem reconciliado consigo por Jesus Cristo.
As Escrituras, que são a Palavra de reconciliação, foram escritas pela inspiração de Deus; mostrando que a paz havia sido feita pela cruz, e como podemos nos interessar por ela. Ainda que não possa perder pela guerra, nem ganhar pela paz, ainda assim Deus roga aos pecadores que lancem de lado a sua inimizade e aceitem a salvação que Ele oferece. Cristo não conheceu pecado. Foi feito pecado, mas não pecador; uma oferta pelo pecado, um sacrifício pelo pecado. O objetivo e a intenção de tudo isto era que pudéssemos ser feitos justiça de Deus nEle, e justificados gratuitamente pela graça de Deus, por meio da redenção que está em Cristo Jesus. Pode alguém perder, trabalhar ou sofrer demasiadamente por aquEle que deu o seu Filho amado para que fosse sacrifício pelos nossos pecados, para que fôssemos feitos a justiça de Deus nEle?
- Veja também

E Recebereis Poder, Pág. 164

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 21

Nossa Alta Vocação, Pág. 296

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 441

Este Dia com Deus, Pág. 47

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 510

Patriarcas e Profetas, Pág. 580
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 6 o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. 2 Coríntios 3:6 23 Se com ele, pois, houver um anjo, um intérprete, um entre mil, para declarar ao homem o que lhe é justo, Jó 33:23 17 O mensageiro perverso faz cair no mal; mas o embaixador fiel traz saúde. Provérbios 13:17 7 Pois os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é o mensageiro do Senhor dos exércitos. Malaquias 2:7 21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. João 20:21 17 livrando-te deste povo e dos gentios, aos quais te envio, 18 para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim. Atos 26:17,18 20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que nele eu tenha coragem para falar como devo falar. Efésios 6:20 11 Portanto, conhecendo o temor do Senhor, procuramos persuadir os homens; mas, a Deus já somos manifestos, e espero que também nas vossas consciências sejamos manifestos. 2 Coríntios 5:11 1 E nós, cooperando com ele, também vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão; 2 Coríntios 6:1 13 Todavia o Senhor advertiu a Israel e a Judá pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Voltai de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas. 2 Reis 17:13 15 E o Senhor, Deus de seus pais, falou-lhes persistentemente por intermédio de seus mensageiros, porque se compadeceu do seu povo e da sua habitação. 2 Crônicas 36:15 29 e testemunhaste contra eles, para os fazerdes voltar para a tua lei; contudo eles se houveram soberbamente, e não deram ouvidos aos teus mandamentos, mas pecaram contra os teus juízos, pelos quais viverá o homem que os cumprir; viraram o ombro, endureceram a cerviz e não quiseram ouvir. Neemias 9:29 6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. Isaías 55:6,7 4 Todavia eu vos enviei persistentemente todos os meus servos, os profetas, para vos dizer: Ora, não façais esta coisa abominável que odeio! Jeremias 44:4 31 Lançai de vós todas as vossas transgressões que cometestes contra mim; e criai em vós um coração novo e um espírito novo; pois, por que morrereis, ó casa de Israel, 32 Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei, Ezequiel 18:31,32 6 Eis que diante de Deus sou o que tu és; eu também fui formado do barro. Jó 33:6 16 Quem vos ouve, a mim me ouve; e quem vos rejeita, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou. Lucas 10:16 4 Porque, embora em nada me sinta culpado, nem por isso sou justificado; pois quem me julga é o Senhor. 5 Portanto nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o seu louvor. 1 Coríntios 4:4,5 8 Portanto, quem rejeita isso não rejeita ao homem, mas sim a Deus, que vos dá o seu Espírito Santo. 1 Tessalonicenses 4:8 21 Apega-te, pois, a Deus, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem. Jó 22:21 22 Até quando, ó estúpidos, amareis a estupidez? e até quando se deleitarão no escárnio os escarnecedores, e odiarão os insensatos o conhecimento? Provérbios 1:22 5 Ou, então, busquem o meu refúgio, e façai, paz comigo; sim, façam paz comigo. Isaías 27:5 16 Dai glória ao Senhor vosso Deus, antes que venha a escuridão e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, ele a mude em densas trevas, e a reduza a profunda escuridão. 17 Mas, se não ouvirdes, a minha alma chorará em oculto, por causa da vossa soberba; e amargamente chorarão os meus olhos, e se desfarão em lágrimas, porque o rebanho do Senhor se vai levado cativo. Jeremias 13:16,17 20 Jeremias, porém, disse: Não te entregarão. Ouve, peço-te, a voz do Senhor, conforme a qual eu te falo; e bem te irá, e poupar-se-á a tua vida. Jeremias 38:20 23 Respondeu o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e obriga-os a entrar, para que a minha casa se encha. Lucas 14:23 20 e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. Colossenses 1:20
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

E Recebereis Poder, Pág. 164

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 21

Nossa Alta Vocação, Pág. 296

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 441

Este Dia com Deus, Pág. 47

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 510

Patriarcas e Profetas, Pág. 580