Comentário Bíblico
Adventista
Atravessando de Perge - (cba)
Atos 13:14
Ou, “passando através de Perge”. A rota de Paulo e Barnabé era para o norte, talvez por um dos braços do rio Cestro até a província da Galácia. Para chegar a Antioquia, eles “passaram através” de toda a extensão da Panfília e da fronteira sudoeste da Galácia.
Antioquia - (cba)
Atos 13:14
Pisídia era apenas uma região nos dias de Paulo e só se tornou província no final do 3° século d.C. Essa Antioquia em questão não ficava na Pisídia, mas próximo à região da Frigia. Todavia, em 39 a.C., passou para o domínio do reino da Pisídia e, por isso, era conhecida como Antioquia da Pisídia, a fim de distingui-la das outras cidades de mesmo nome. No tempo do NT, ela Foi incluída na província da Galácia.
Antioquia foi uma das muitas cidades construídas por Seleuco I Nicator (m. 280 a.C.), que homenageou seu pai Antíoco ao escolher o nome da localidade. Ficava nas encostas inferiores dos montes Tauro, numa altitude de quase 1.100 m acima do nível do mar. Seu povo recebera uma espécie de cidadania romana durante o governo de Augubto. A cidade provavelmente havia atraído uma população judia considerável, e isso levou, ao que tudo indica, os gentios a se interessarem pelo judaísmo (Atos 13:42).
É possível que nesta viagem, Paulo e seus companheiros tenham sido expostos aos “perigos de salteadores” referidos em 2 Coríntios 11:26. A Pisídia, região que percorreram para chegar a Antioquia, era montanhosa, subindo gradualmente em direção ao norte. Estrabão (m. 24 d.C., Geografia, xii.7.2) menciona muito banditismo nessa área.
Num sábado - (cba)
Atos 13:14
Assim como O Senhor (ver Lucas 4:16), Paulo tinha o hábito de frequentar os cultos na sinagoga aos sábados (ver Atos 13:42-44; Atos 17:2; Atos 18:4; Atos 16:13). Obviamente, o apóstolo tinha um duplo propósito com esse costume: ele desejava fazer contato com os judeus e santificar o dia de sábado, “segundo o mandamento” (Lucas 23:56).
- 16 Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Lucas 4:16 42 Quando iam saindo, rogavam que estas palavras lhes fossem repetidas no sábado seguinte. 43 E, despedida a sinagoga, muitos judeus e prosélitos devotos seguiram a Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam a perseverarem na graça de Deus. 44 No sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Atos 13:42-44 2 Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras, Atos 17:2 4 Ele discutia todos os sábados na sinagoga, e persuadia a judeus e gregos. Atos 18:4 13 No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas. Atos 16:13 56 Então voltaram e prepararam especiarias e unguentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento. Lucas 23:56
A sinagoga - (cba)
Atos 13:14
Embora Paulo seja chamado de apóstolo aos gentios, ele sempre ia primeiramente às sinagogas (ver com. de Atos 13:5,14), onde era costume oferecer aos visitantes a oportunidade de falar. A organização da sinagoga excluía qualquer tipo de cerimônia sacerdotal, e a pregação era um costume para os instruídos nessa arte. Nem os anciãos nem os escribas da sinagoga precisavam ser da tribo de Levi, como os sacerdotes do templo.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 13:14-31
Quando nos reunimos para adorar a Deus, devemos fazê-lo não somente com oração e louvor, mas também para ler e ouvir a Palavra de Deus. Não basta somente ler as Escrituras nas assembléias públicas; elas devem ser expostas e as pessoas exortadas com elas. Isto ajuda as pessoas a fazerem o necessário para tirar proveito da Palavra e aplicá-la a si mesmas.
Neste sermão se mencionou tudo que era necessário para que os judeus fossem convencidos da melhor maneira para receberem e abraçarem a Cristo como o Messias prometido. Toda opinião, não importa quão breve ou frágil seja ao falar sobre os tratos do Senhor com sua igreja, nos lembra sua misericórdia e paciência, e a ingratidão e perversidade do homem. Paulo vai de Davi ao Filho de Davi, e demonstra que este Jesus é a sua semente prometida; o Salvador faz por eles, os seus piores inimigos, o que os antigos juizes não podiam fazer para salvá-los de seus pecados. Quando os apóstolos pregavam a Cristo como o Salvador, distavam muito de ocultar a sua morte, tanto é que sempre pregavam a Cristo crucificado.
A nossa completa separação do pecado representa que somos sepultados com Cristo. Porém, Ele ressuscitou dentre os mortos e não viu corrupção. Esta era a grande verdade que deveria ser pregada.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 19 Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e de Icônio e, havendo persuadido as multidões, apedrejaram a Paulo, e arrastaram-no para fora da cidade, cuidando que estava morto. 21 E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, 22 confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus. 23 E, havendo-lhes feito eleger anciãos em cada igreja e orado com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. 24 Atravessando então a Pisídia, chegaram à Panfília. Atos 14:19,21-24 5 Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus, e tinham a João como auxiliar. Atos 13:5 13 No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas. Atos 16:13 2 Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras, Atos 17:2 4 Ele discutia todos os sábados na sinagoga, e persuadia a judeus e gregos. Atos 18:4 8 Paulo, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, discutindo e persuadindo acerca do reino de Deus. Atos 19:8 11 as minhas perseguições e aflições, quais as que sofri em Antioquia, em Icônio, em Listra; quantas perseguições suportei! e de todas o Senhor me livrou. 2 Timóteo 3:11 42 Quando iam saindo, rogavam que estas palavras lhes fossem repetidas no sábado seguinte. 44 No sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Atos 13:42,44 20 e logo nas sinagogas pregava a Jesus, que este era o filho de Deus. Atos 9:20