Comentário Bíblico
Adventista
Seus discípulos - (cba)
Atos 9:25
Esta tradução, comprovada por evidências textuais, está de acordo com as implicações da expressão “muitos dias”, em Atos 9:23. Em sua segunda visita a Damasco, Saulo permaneceu ali o suficiente para reunir um grupo de seguidores que o aceitaram como mestre e então se mostraram dispostos a arriscara própria vida para garantir a segurança dele.
Cesto - (cba)
Atos 9:25
Do gr. spuris, “cesto”, provavelmente um cesto de mão (cf. Mateus 15:37). Mas Paulo descreve o objeto usando outra palavra, sarganê, “grande cesto” (2 Coríntios 11:33), com tamanho suficiente para que coubesse uma pessoa. Essa experiência foi mencionada por Paulo em conexão com suas “fraquezas”, das quais ele se gloriava (2 Coríntios 11:30) e entre as quais poderia se incluir sua baixa estatura, atribuída pela tradição. A fuga foi feita por uma abertura ou janela no muro da cidade (2 Coríntios 11:33; cf. a fuga dos espias da casa de Raabe, Josué 2:15; e a de Davi da própria casa, em 1 Samuel 19:12). Saulo devia ter consciência do caráter insólito da situação: ele foi salvo, de uma maneira humilhante, justamente por aqueles a quem planejara aniquilar.
- 37 Assim todos comeram, e se fartaram; e do que sobejou dos pedaços levantaram sete alcofas cheias. Mateus 15:37 33 mas por uma janela desceram-me num cesto, muralha abaixo; e assim escapei das suas mãos. 2 Coríntios 11:33 30 Se é preciso gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. 2 Coríntios 11:30 15 Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, de sorte que morava sobre o muro; Josué 2:15 12 Então Mical desceu Davi por uma janela, e ele se foi e, fugindo, escapou. 1 Samuel 19:12
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Dois Grandes Personagens Se Encontram
Atos 9:25-27
Ver Gálatas 1:17,18. Os portões da cidade foram vigiados com vigilância, dia e noite, para impedir sua fuga. A ansiedade dos discípulos os atraiu a Deus em oração; havia pouco dormindo entre eles, visto que estavam ocupados em inventar maneiras e meios para a fuga do apóstolo escolhido. Finalmente, eles conceberam um plano pelo qual ele era descido de uma janela e jogado sobre a parede em uma cesta à noite. Dessa maneira humilhante, Paulo escapou de Damasco.
Ele então foi para Jerusalém, desejando se familiarizar com os apóstolos ali, e especialmente com Pedro. Ele estava muito ansioso para encontrar os pescadores galileus que viveram, oraram e conversaram com Cristo na terra. ...
Ele tentou se juntar a seus irmãos, os discípulos; mas grande foi sua tristeza e decepção quando descobriu que não o aceitariam como um deles. Eles se lembraram de suas perseguições anteriores e suspeitaram que ele agia para enganá-los e destruí-los. É verdade que eles tinham ouvido falar de sua conversão maravilhosa, mas como ele havia se retirado imediatamente para a Arábia, e eles não tinham ouvido mais nada de definitivo sobre ele, não haviam creditado o boato de sua grande mudança.
Barnabé, que havia contribuído liberalmente com seus recursos para sustentar a causa de Cristo e socorrer as necessidades dos pobres, conhecia Paulo quando ele se opunha aos crentes. Ele agora se adiantou e renovou aquele conhecimento, ouviu o testemunho de Paulo a respeito desua conversão milagrosa e sua experiência daquela época. Ele creu plenamente e recebeu Paulo, tomou-o pela mão e o conduziu à presença dos apóstolos. Ele relatou sua experiência que acabara de ouvir - que Jesus apareceu pessoalmente a Paulo enquanto a caminho de Damasco; que Ele tinha falado com ele; que Paulo recuperou a visão em resposta às orações de Ananias, e depois manteve na sinagoga da cidade que Jesus era o Filho de Deus.
Os apóstolos não hesitaram mais; eles não podiam resistir a Deus. Pedro e Tiago, que naquela época eram os únicos apóstolos em Jerusalém, deram a mão direita da comunhão ao outrora feroz perseguidor de sua fé; e ele agora era tão amado e respeitado quanto antes havia sido temido e evitado. Aqui os dois grandes personagens da nova fé se encontraram - Pedro, um dos companheiros escolhidos de Cristo enquanto Ele estava na Terra; e Paulo, um fariseu, que, desde a ascensão de Jesus, O encontrou face a face, e conversou com Ele, e também O viu em visão, e a natureza de Sua obra no céu ( Esboços da Vida de Paulo , 34-36 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 9:23-31
Quando entramos no caminho de Deus, devemos esperar provas; porém, o Senhor sabe livrar o santo e também dará, com a prova, o escape. A conversão de Saulo foi e é prova da verdade do cristianismo, mas não podia por si mesma converter uma alma que se encontrava em inimizade com a verdade; nada pode produzir a fé verdadeira, senão este poder que recria o coração.
Os crentes têm a tendência de suspeitar excessivamente daqueles contra os quais têm preconceitos. O mundo está cheio de engano, é necessário ser cauteloso, e devemos exercer a caridade (1 Coríntios 13:5). O Senhor esclarece o caráter dos crentes verdadeiros, os une ao seu povo, e lhes dá a oportunidade de testemunharem de sua verdade diante daqueles que foram testemunhas de seu ódio. Agora Cristo apareceu a Saulo e lhe ordenou que saísse rapidamente de Jerusalém, porque deveria ser enviado aos gentios (veja Atos 22:21). As testemunhas de Cristo não podem morrer enquanto não tiverem terminado seus testemunhos. As perseguições foram suportadas. Aqueles que professavam o Evangelho andaram retamente e gozaram de muito consolo da parte do Espírito Santo, na esperança e paz do Evangelho, e outros foram ganhos para este. Viveram do consolo do Espírito Santo, não somente nos dias de transtornos e aflições, mas também nos dias de repouso e prosperidade. É mais provável que aqueles que caminham com cautela, caminhem com mais gozo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 15 Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, de sorte que morava sobre o muro; Josué 2:15 11 Mas Saul mandou mensageiros à casa de Davi, para que o vigiassem, e o matassem pela manhã; porém Mical, mulher de Davi, o avisou, dizendo: Se não salvares a tua vida esta noite, amanhã te matarão. 12 Então Mical desceu Davi por uma janela, e ele se foi e, fugindo, escapou. 1 Samuel 19:11,12 33 mas por uma janela desceram-me num cesto, muralha abaixo; e assim escapei das suas mãos. 2 Coríntios 11:33