Comentário Bíblico
Adventista
Eneias - (cba)
Atos 9:33
Do gr. Aineas, antigo nome grego. Não tem relação com o famoso heró de Troia, Eneias. Em Josefo (Antiguidades xiv. 10.22 [248]), o nome foi usado para se referir a um judeu, portanto este homen podia muito bem ser um judeu helenist; (ver com. de Atos 6:1). Não se sabe se ele er, discípulo, mas isso pode ser inferido por ele estar entre os “santos”. O cuidado de Luca ao registrar que Eneias era um paralítico acamado havia oito anos pode refletir exatidão profissional (cf. Lucas 13:11; Atos 3:2; Atos 4:22; Atos 14:8) Lucas demonstra seu interesse em assunto médicos (ver com. de Atos 3:7; Atos 9:18; Atos 28:8; sobre a palavra “paralítico”, ver com. de Mateus 4:22; Marcos 2:3). Não há dúvida quanto à naturez milagrosa da cura deste homem.
- 1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas daqueles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Atos 6:1 11 E estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava encurvada, e não podia de modo algum endireitar-se. Lucas 13:11 2 E, era carregado um homem, coxo de nascença, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam. Atos 3:2 22 pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara esta cura milagrosa. Atos 4:22 8 Em Listra estava sentado um homem aleijado dos pés, coxo de nascença e que nunca tinha andado. Atos 14:8 7 Nisso, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente os seus pés e artelhos se firmaram Atos 3:7 18 Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado. Atos 9:18 8 Aconteceu estar de cama, enfermo de febre e disenteria, o pai de Públio; Paulo foi visitá-lo, e havendo orado, impôs-lhe as mãos, e o curou. Atos 28:8 22 Estes, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram- no. Mateus 4:22 3 Nisso vieram alguns a trazer-lhe um paralítico, carregado por quatro; Marcos 2:3
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 9:32-35
Os cristãos são santos, ou povo santo; não somente os eminentes como Pedro e Paulo, mas todo sincero professo da fé em Cristo. Ele escolheu pacientes com enfermidades incuráveis, conforme o curso natural, para mostrar quão desesperadora é a situação da humanidade caída. Ele enviou a sua Palavra para nos curar quando éramos completamente fracos, como este pobre homem. Pedro não pretende curar por poder próprio, mas dirige Enéias a olhar para Cristo em busca de ajuda. Ninguém diga que como é Cristo que realiza todas as obras em nós, pelo poder de sua graça, não temos obra para fazer nem dever para cumprir; ainda que Jesus Cristo te cure, deves levantar-te e usar o poder que Ele te dá.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 E, era carregado um homem, coxo de nascença, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam. Atos 3:2 22 pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara esta cura milagrosa. Atos 4:22 8 Em Listra estava sentado um homem aleijado dos pés, coxo de nascença e que nunca tinha andado. Atos 14:8 25 Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, Marcos 5:25 21 E perguntou Jesus ao pai dele: Há quanto tempo sucede-lhe isto? Respondeu ele: Desde a infância; Marcos 9:21 16 E não devia ser solta desta prisão, no dia de sábado, esta que é filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa? Lucas 13:16 5 Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo. João 5:5 1 E passando Jesus, viu um homem cego de nascença. 21 mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe abriu os olhos, nós não sabemos; perguntai a ele mesmo; tem idade; ele falará por si mesmo. João 9:1,21 3 Nisso vieram alguns a trazer-lhe um paralítico, carregado por quatro; 4 e não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o paralítico. 5 E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados são os teus pecados. 6 Ora, estavam ali sentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: 7 Por que fala assim este homem? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão um só, que é Deus? 8 Mas Jesus logo percebeu em seu espírito que eles assim arrazoavam dentro de si, e perguntou-lhes: Por que arrazoais desse modo em vossos corações? 9 Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Perdoados são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito, e anda? 10 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados ( disse ao paralítico ), 11 a ti te digo, levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. Marcos 2:3-11