Comentário Bíblico
Adventista
Depois das sessenta e duas semanas - (cba)
Daniel 9:26
A morte do Messias ocorreria não dentro deste período, mas depois de sua conclusão. Esta expressão não pretende fixar o tempo exato quando ocorreriam os eventos calamitosos da morte do Messias. Isso é feito em Daniel 9:27, em que o evento é localizado "na metade da semana".
Morto - (cba)
Daniel 9:26
De acordo com esta declaração profética, o Messias não surgiria como os judeus O esperavam - um conquistador e emancipador glorioso. Em vez disso, Ele teria uma morte violenta; seria "tirado" (ARC; sobre o significado deste termo como "matar", "destruir", ver Gênesis 9:11).
Já não estará - (cba)
Daniel 9:26
Literalmente, "e nada para ele". O significado desta frase não está claro. Sugeriram-se muitos sentidos possíveis, como "e não terá nada", "e não houve quem o ajudasse".
E o povo - (cba)
Daniel 9:26
A tradução "e eles [os judeus) não mais serão Seu povo", encontrada em algumas versões, não corresponde ao hebraico.
A cidade e o santuário - (cba)
Daniel 9:26
Prediz-se a destruição do templo e da cidade de Jerusalém. Isto se cumpriu pela mão dos romanos, em 70 d.C. Os soldados romanos tomaram tochas e as colocaram na parte de madeira no interior do templo, que foi logo demolido por completo. No lugar de "o povo de um príncipe que há de vir", a LXX traz "o rei das nações".
Num dilúvio - (cba)
Daniel 9:26
Isto é, no sentido de ser esmagador (ver Isaías 8:7,8).
Desolações são determinadas - (cba)
Daniel 9:26
A passagem pode ser traduzida, literalmente, como "até o fim [haverá] guerras, uma determinação de ruínas".
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
será cortado o ungido
Daniel 9:26
A língua original traz o mesmo termo usado em Levítico 7:20: "eliminado". É notável que o Messias receba esta punicão divina para pecados graves, que consistia na eliminação de uma pessoa de sua família. Tratava-se de um tipo de morte permanente, além da morte comum do corpo mortal (Levítico 20:2,3). Cristo sobreu o castigo da "segunda morte" (comparar com Apocalipse 2:11; Apocalipse 20:6,14) por nós na cruz a fim de nos salvar dela. Todavia, por inocente e ter carregado a culpa de todos (1 Pedro 2:21-24), ele conseguiu retornar da morte suprema, da qual não há volta, e ver sua posteridade (Isaías 53:10).
- 20 todavia, se alguma pessoa, estando imunda, comer a carne do sacrifício da oferta pacífica, que pertence ao Senhor, essa pessoa será extirpada do seu povo. Levítico 7:20 2 Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros peregrinos em Israel, que der de seus filhos a Moloque, certamente será morto; o povo da terra o apedrejará. 3 Eu porei o meu rosto contra esse homem, e o extirparei do meio do seu povo; porquanto eu de seus filhos a Moloque, assim contaminando o meu santuário e profanando o meu santo nome. Levítico 20:2,3 11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dado da segunda morte. Apocalipse 2:11 6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos. 14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. Apocalipse 20:6,14 21 Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. 22 Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; 23 sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; 24 levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. 1 Pedro 2:21-24 10 Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. Isaías 53:10
e nada lhe subsistirá
Daniel 9:26
Ou, "não terá nada". Cristo não tinha domínio, honra ou posses terrenas quando morreu. Até mesmo suas roupas foram levadas (Mateus 27:35). Aparentemente, tudo estava perdido.
o povo de um príncipe que há de vir
Daniel 9:26
Depois da morte de Cristo, Roma imperial, sob o governo de Tito (seu "príncipe"/líder), destruiu Jerusalém e o templo em 70 d.C.
Referências Cruzadas
Daniel 9:26
Isaías 53:8; Mateus 27:50; Marcos 9:12; Marcos 15:37; Lucas 23:46; Lucas 24:26; João 19:30; Atos 8:32; 1 Pedro 2:21; Mateus 22:7; Mateus 24:2; Marcos 13:2; Lucas 19:43-44.
- 8 Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo? Isaías 53:8 50 De novo bradou Jesus com grande voz, e entregou o espírito. Mateus 27:50 12 Respondeu-lhes Jesus: Na verdade Elias havia de vir primeiro, a restaurar todas as coisas; e como é que está escrito acerca do Filho do homem que ele deva padecer muito a ser aviltado? Marcos 9:12 37 Mas Jesus, dando um grande brado, expirou. Marcos 15:37 46 Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou. Lucas 23:46 26 Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? Lucas 24:26 30 Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. João 19:30 32 Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como a ovelha ao matadouro, e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim ele não abre a sua boca. Atos 8:32 21 Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. 1 Pedro 2:21 7 Mas o rei encolerizou-se; e enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade. Mateus 22:7 2 Mas ele lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. Mateus 24:2 2 Ao que Jesus lhe disse: Vês estes grandes edifícios? Não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. Marcos 13:2 43 Porque dias virão sobre ti em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te apertarão de todos os lados, 44 e te derribarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem; e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo da tua visitação. Lucas 19:43-44
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Daniel 9:20-27
Imediatamente foi enviada uma resposta memorável à oração de Daniel. Não esperemos que Deus envie respostas às nossas orações por meio de anjos, mas oremos fervorosamente por tudo aquilo que Deus nos tem prometido, e que podemos, por fé, tomar por promessa como resposta imediata de nossas orações; aquEle que prometeu é fiel. Foi revelada a Daniel uma redenção muito mais grandiosa e gloriosa, a qual Deus realizaria a favor de sua Igreja nos dias derradeiros. Aqueles que desejam familiarizar-se a Cristo e sua graça devem orar muito.
A oferta vespertina tipificava o grande sacrifício que o Senhor Jesus ofereceria por ocasião do crepúsculo do mundo; em virtude deste sacrifício, a oração de Daniel foi aceita. E por amor a Ele, foi-lhe feita esta revelação gloriosa do amor redentor.
Em Daniel 9:24-27 temos uma das profecias mais notáveis a respeito do Senhor Jesus Cristo, de sua vinda e da salvação que Ele nos concederia. Mostra que os judeus são culpáveis pela mais obstinada incredulidade, ao esperar por um outro Messias, tanto tempo depois daquEle que foi expressamente designado para a sua vinda. Cada dia das setenta semanas representa um ano, o que resulta 490 anos. Ao final deste período, se ofereceria um sacrifício que expiaria completamente o pecado e produziria a justiça eterna, para a justificação completa de todo o crente. Então os judeus, crucificando o Senhor Jesus, cometeriam este crime, pelo qual a medida da culpa deles chegaria ao limite máximo, sobrevindo assim angústias à sua nação.
Todas as bênçãos outorgadas ao homem pecador vêm por meio do sacrifício expiatório de Cristo, que sofreu de uma vez por todas por nossos pecados; o justo pelos injustos, para levarnos a Deus. Aqui está o nosso caminho de acesso ao trono da graça, e de nossa entrada no céu. Isto sela a profecia como um todo, e confirma o pacto com muitos. Enquanto nos regozijamos nas bênçãos da salvação, devemos nos lembrar de quanto custaram ao Redentor. Como escaparão aqueles que rejeitarem uma tão grande salvação!
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 323

O Grande Conflito, Pág. 326
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 15 A minha força secou-se como um caco e a língua se me pega ao paladar; tu me puseste no pó da morte. Salmos 22:15 8 Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo? Isaías 53:8 12 Respondeu-lhes Jesus: Na verdade Elias havia de vir primeiro, a restaurar todas as coisas; e como é que está escrito acerca do Filho do homem que ele deva padecer muito a ser aviltado? Marcos 9:12 26 Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? 46 e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; Lucas 24:26,46 51 Ora, isso não disse ele por si mesmo; mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus havia de morrer pela nação, 52 e não somente pela nação, mas também para congregar num só corpo os filhos de Deus que estão dispersos. João 11:51,52 32 E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. 33 Isto dizia, significando de que modo havia de morrer. 34 Respondeu-lhe a multidão: Nós temos ouvido da lei que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu: Importa que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem? João 12:32-34 21 Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13 21 Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. 24 levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. 1 Pedro 2:21,24 18 Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito; 1 Pedro 3:18 30 Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim; João 14:30 17 E firmará o propósito de vir com toda a força do seu reino, e entrará em acordo com ele, e lhe dará a filha de mulheres, para ele a corromper; ela, porém, não subsistirá, nem será para ele. Daniel 11:17 9 E o Senhor disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ami; porque vós não sois meu povo, nem sou eu vosso Deus. Oséias 1:9 2 O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho. 7 Mas o rei encolerizou-se; e enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade. Mateus 22:2,7 38 Eis aí abandonada vos é a vossa casa. Mateus 23:38 2 Mas ele lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. Mateus 24:2 2 Ao que Jesus lhe disse: Vês estes grandes edifícios? Não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. Marcos 13:2 43 Porque dias virão sobre ti em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te apertarão de todos os lados, 44 e te derribarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem; e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo da tua visitação. Lucas 19:43,44 6 Quanto a isto que vedes, dias virão em que não se deixará aqui pedra sobre pedra, que não seja derribada. 24 E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos destes se completem. Lucas 21:6,24 13 e apresentaram falsas testemunhas que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras contra este santo lugar e contra a lei; 14 porque nós o temos ouvido dizer que esse Jesus, o nazareno, há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos transmitiu. Atos 6:13,14 6 E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim. 7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares. 8 Mas todas essas coisas são o princípio das dores. 9 Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. 10 Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão. 11 Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; 12 e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. 13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 14 E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:6-14 7 Quando, porém, ouvirdes falar em guerras e rumores de guerras, não vos perturbeis; forçoso é que assim aconteça: mas ainda não é o fim. Marcos 13:7 10 Mas seus filhos intervirão, e reunirão uma multidão de grandes forças; a qual avançará, e inundará, e passará para adiante; e, voltando, levará a guerra até a sua fortaleza. Daniel 11:10 7 eis que o Senhor fará vir sobre eles as águas do Rio, fortes e impetuosas, isto é, o rei da Assíria, com toda a sua glória; e subirá sobre todos os seus leitos, e transbordará por todas as suas ribanceiras; Isaías 8:7 7 Quem é este que vem subindo como o Nilo, como rios cujas águas se agitam? Jeremias 46:7 8 Por causa disso não estremecerá a terra? e não chorará todo aquele que nela habita? Certamente se levantará ela toda como o Nilo, e será agitada, e diminuirá como o Nilo do Egito. Amós 8:8 5 Pois o Senhor, o Deus dos exércitos, é o que toca a terra, e ela se derrete, e pranteiam todos os que nela habitam; e ela toda se levanta como o Nilo, e diminui como o Nilo do Egito. Amós 9:5 8 E com uma inundação transbordante acabará duma vez com o lugar dela; e até para dentro das trevas perseguirá os seus inimigos. Naum 1:8
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Sábado 29/2 - Daniel 9: o Calendário Profético de Deus Para Você - Leandro Quadros - Comentários

Segunda 2/3 - Motivos Nobres Numa Oração - Daniel 9 - Lição 10 Leandro Quadros Comentários da Bíblia

Terça 3/3 - Daniel 9: o Valor e o Poder da Oração Intercessória - Lição 10 - Leandro Quadros IASD

Quinta 5/3 - o Calendário Profético de Deus Para Você! - Daniel 9 - Lição 10 - Leandro Quadros

Terça 15/10 - as 70 Semanas de Daniel 9 e a Vinda do Messias - Leandro Quadros - Lições da Bíblia
