Comentário Bíblico
Adventista
Eu, Paulo - (cba)
Gálatas 5:2
O apóstolo fala na primeira pessoa e se expressa com plena autoridade apostólica. Permanecer em silêncio nessa crise faria dele um traidor diante de Cristo, que lhe havia confiado o cuidado das igrejas (cf. 2 Timóteo 4:1,2). Ele recebeu sua autoridade de Cristo (ver com. de Gálatas 1:11,12) e esperava ser reconhecido como representante de Deus e porta-voz do Senhor (ver com. de 2 Coríntios 5:19,20). Quando a ocasião exigia, Paulo defendia sua autoridade sem temor nem jactância (cf. 1 Coríntios 5:3-5; 2 Coríntios 13:1-4).
- 1 Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; 2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. 2 Timóteo 4:1,2 11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens; 12 porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo. Gálatas 1:11,12 19 pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus. 2 Coríntios 5:19,20 3 Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já julguei, como se estivesse presente, aquele que cometeu este ultraje. 4 Em nome de nosso Senhor Jesus, congregados vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus, 5 seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. 1 Coríntios 5:3-5 1 É esta a terceira vez que vou ter convosco. Por boca de duas ou três testemunhas será confirmada toda palavra. 2 Já o disse quando estava presente a segunda vez, e estando agora ausente torno a dizer aos que antes pecaram e a todos os mais que, se outra vez for, não os pouparei. 3 visto que buscais uma prova de que Cristo fala em mim; o qual não é fraco para convosco, antes é poderoso entre vós. 4 Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive contudo pelo poder de Deus. Pois nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus para convosco. 2 Coríntios 13:1-4
Se vos deixardes circuncidar - (cba)
Gálatas 5:2
É como se Paulo estivesse dizendo: "Vocês sabem que, no passado, fui um judeu estrito, um crente firme nos ritos e cerimônias do judaísmo" (cf. Atos 26:5). O que estava em perigo era importante; a situação era crítica. Paulo considerava ser necessário exercer firmeza para evitar que algumas pessoas que estavam a ponto de praticar ritos judaizantes assim procedessem. O apóstolo não queria dizer que aqueles que haviam sido circuncidados estavam impedidos de se tornar cristãos, pois ele mesmo era circuncidado. Se algum dos gálatas havia aceitado a circuncisão, poderiam, assim como ele, considerar sua circuncisão como “incircuncisão" (1 Coríntios 7:18-20). Porém, os que queriam adotar a circuncisão na esperança de alcançar uma experiência mais elevada de justificação pela fé, precisavam ser advertidos (ver com. de Romanos 4:9-13).
- 5 pois me conhecem desde o princípio e, se quiserem, podem dar testemunho de que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu. Atos 26:5 18 Foi chamado alguém, estando circuncidado? permaneça assim. Foi alguém chamado na incircuncisão? não se circuncide. 19 A circuncisão nada é, e também a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus. 20 Cada um fique no estado em que foi chamado. 1 Coríntios 7:18-20 9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A Abraão foi imputada a fé como justiça. 10 Como, pois, lhe foi imputada? Estando na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas sim na incircuncisão. 11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve quando ainda não era circuncidado, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles na incircuncisão, a fim de que a justiça lhes seja imputada, 12 bem como fosse pai dos circuncisos, dos que não somente são da circuncisão, mas também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, antes de ser circuncidado. 13 Porque não foi pela lei que veio a Abraão, ou à sua descendência, a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo, mas pela justiça da fé. Romanos 4:9-13
Nada vos aproveitará - (cba)
Gálatas 5:2
As promessas de Deus pertencem somente aos que as aceitam pela fé, e não aos que se propõem a conquistá-las pelos próprios méritos. As boas obras humanas são sem valor no banco do Céu (ver Isaías 64:6). A justificação pelas obras é incompatível com a justificação pela té. O que foi conquistado não pode ser recebido como se fosse um dom (Romanos 4:4,5; Romanos 11:6). Paulo procura com muita insistência que esse fato seja reconhecido. As “obras da lei (ver com. de Romanos 2:12; Gálatas 2:16) são inúteis como meio de salvação (ver com. de Gálatas 3:19).
- 6 Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como o vento, nos arrebatam. Isaías 64:6 4 Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida; 5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça; Romanos 4:4,5 6 Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Romanos 11:6 12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Romanos 2:12 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas 2:16 19 Logo, para que é a lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador. Gálatas 3:19
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A controvérsia sobre a circuncisão
Gálatas 5:1-2
Ver 1 Coríntios 1:10-13. Fações também estavam começando a aumentar por meio da influência de mestres judaizantes, que insistiam que os convertidos ao cristianismo deviam observar a lei cerimonial em matéria de circuncisão. Eles ainda afirmavam que o Israel original era o filho exaltado e privilegiado de Abraão, e tinha direito a todas as promessas feitas a ele. Eles sinceramente pensaram que, tomando este meio-termo entre judeus e cristãos, eles teriam sucesso em remover o ódio que se ligava ao Cristianismo, e iriam reunir um grande número de judeus.
Eles vindicaram sua posição, que estava em oposição à de Paulo, mostrando que a conduta do apóstolo, em receber os gentios na igreja sem circuncisão, impedia mais judeus de aceitar a fé do que havia adesões dos gentios. Assim, eles desculparamsua oposição aos resultados das deliberações calmas dos servos reconhecidos de Deus. Eles se recusaram a admitir que a obra de Cristo abrangia o mundo inteiro. Eles alegaram que Ele era o único Salvador dos hebreus; portanto, eles afirmavam que os gentios deveriam receber a circuncisão antes de serem admitidos aos privilégios da igreja de Cristo.
Após a decisão do conselho de Jerusalém com relação a esta questão, muitos ainda tinham essa opinião, mas não pressionaram mais sua oposição. O conselho tinha, naquela ocasião, decidido que os convertidos da igreja judaica poderiam observar as ordenanças da lei mosaica se quisessem, enquanto essas ordenanças não deveriam ser tornadas obrigatórias para os convertidos dos gentios. A classe oposta agora tirou vantagem disso, para fazer uma distinção entre os observadores da lei cerimonial e aqueles que não a observavam, sustentando que os últimos estavam mais distantes de Deus do que os primeiros.
A indignação de Paulo foi agitada. Sua voz se ergueu em severa repreensão: "Se sois circuncidados, Cristo de nada vos aproveitará." O partido que sustentava que o cristianismo não tinha valor sem a circuncisão se colocou contra o apóstolo, e ele teve que encontrá-los em todas as igrejas que fundou ou visitou: em Jerusalém, Antioquia, Galácia, Corinto, Éfeso e Roma. Deus o incitou à grande obra de pregar a Cristo, e Ele foi crucificado; circuncisão ou incircuncisão não era nada. O grupo judaizante considerou Paulo um apóstata, empenhado em quebrar a parede divisória que Deus havia estabelecido entre os israelitas e o mundo. Eles visitaram todas as igrejas que ele organizou, criando divisões. Sustentando que o fim justificaria os meios, eles circularam falsas acusações contra o apóstolo, e se esforçou para trazê-lo ao descrédito. Quando Paulo, ao visitar as igrejas, seguiu esses opositores zelosos e inescrupulosos, ele encontrou muitos que o viam com desconfiança e alguns que até desprezavam seu trabalho.
Essas divisões com respeito à lei cerimonial e os méritos relativos dos diferentes ministros que ensinavam a doutrina de Cristo, causaram ao apóstolo muita ansiedade e trabalho árduo ( Esboços da Vida de Paulo, 121 , 122 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gálatas 5:1-6
Cristo não será o Salvador de alguém que não o receba e confie nEle como o seu único Salvador. Demos ouvidos às advertências e às exortações do apóstolo, a estarmos firmes na doutrina e na liberdade do Evangelho. Todos os verdadeiros cristãos, que são ensinados pelo Espírito Santo, esperam pela vida eterna, pela recompensa da justiça, e pelo objeto de sua esperança, como dádiva de Deus por meio de sua fé em Jesus Cristo, e não por amor às suas próprias obras.
O judeu convertido pode observar as cerimónias ou afirmar a sua liberdade; o gentio pode desprezá-las ou tomar parte nelas, sempre e quando não dependa destas. Nenhum privilégio ou profissão exterior de fé, servirão para que sejam aceitos por Deus, sem que tenham a fé sincera em nosso Senhor Jesus Cristo. A verdadeira fé é uma graça que age, trabalha por amor a Deus e aos nossos irmãos. Que estejamos entre aqueles que, pelo Espírito Santo, aguardam a esperança da justiça pela fé.
O perigo anterior não estava em coisas sem importância em si mesmas, como agora o são em muitas formas e observâncias. Porém, sem a fé que trabalha por meio do amor, tudo mais carece de valor, e comparado a isto, todas as demais coisas são de escasso valor.
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- Análise em Cadeia 21 Esta saudação é de meu próprio punho, Paulo. 1 Coríntios 16:21 1 Ora eu mesmo, Paulo, vos rogo pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas quando ausente, ousado para convosco; 2 Coríntios 10:1 18 pelo que quisemos ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas, e Satanás nos impediu. 1 Tessalonicenses 2:18 9 todavia prefiro rogar-te por esse teu amor, sendo eu como sou, Paulo o velho, e agora até prisioneiro de Cristo Jesus, Filemon 1:9 4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes. 6 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor. Gálatas 5:4,6 3 Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, embora sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se; 4 e isto por causa dos falsos irmãos intrusos, os quais furtivamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos escravizar; 5 aos quais nem ainda por uma hora cedemos em sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós. Gálatas 2:3-5 1 Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos. 24 Portanto ouvimos que alguns dentre nós, aos quais nada mandamos, vos têm perturbado com palavras, confundindo as vossas almas, Atos 15:1,24 3 Paulo quis que este fosse com ele e, tomando-o, o circuncidou por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego. 4 Quando iam passando pelas cidades, entregavam aos irmãos, para serem observadas, as decisões que haviam sido tomadas pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém. Atos 16:3,4 31 Mas Israel, buscando a lei da justiça, não atingiu esta lei. 32 Por que? Porque não a buscavam pela fé, mas como que pelas obras; e tropeçaram na pedra de tropeço; Romanos 9:31,32 2 Porque lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas não com entendimento. 3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus. Romanos 10:2,3 2 Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé, naqueles que a ouviram. Hebreus 4:2 3 E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. 11 Eu, porém, irmãos, se é que prego ainda a circuncisão, por que ainda sou perseguido? Nesse caso o escândalo da cruz estaria aniquilado. Gálatas 5:3,11