Comentário Bíblico
Adventista
Aquela noite - (cba)
Jó 3:6
A noite da concepção de Jó (Jó 3:3).
Densas trevas - (cba)
Jó 3:6
Do heb. 'ofel, palavra usada, às vezes, para expressar a escuridão do mundo subterrâneo (ver Jó 10:22).
Não se regozije - (cba)
Jó 3:6
Esta é a tradução literal. A tradução "não seja ela incluída" (NVI) requer uma mudança na vocalização do verbo hebraico. Essa mudança é respaldada pela versão de Símaco da LXX. Contudo, a tradução literal é perfeitamente inteligível, e parece não haver razões suficientes para se optar por uma tradução diferente.
Não entre - (cba)
Jó 3:6
Jó queria banir dos registros a noite de sua concepção.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 3:1-10
Durante sete dias, os amigos de Jó sentaram-se ao seu lado em silêncio, sem oferecer-lhe consolo; ao mesmo tempo, Satanás assaltou a mente de Jó para cirandar sua confiança, e enchê-lo de pensamentos duros em relação a Deus. A permissão parece ter se estendido além da mente, e torturava seu corpo. Jó é um tipo especial de Cristo, cujos sofrimentos interiores, no jardim e na cruz, foram os mais espantosos; e os ataques de Satanás surgiram em grande medida nesta hora de trevas. Estas provações interiores mostram a razão da mudança na conduta de Jó, que passou da completa submissão à vontade de Deus à impaciência, que aparece aqui como também em outras partes do livro.
O crente, sabedor de que umas poucas gotas deste cálice amargo são mais terríveis, e mais agudas do que as aflições exteriores, saberá também que enquanto estiver favorecido pela doce sensação do amor e presença de Deus, não se surpreenderá de achar que Jó foi um homem de paixões semelhantes às dos demais. Porém, regozijar-se-á, porque Satanás foi decepcionado, e não pôde demonstrar que Jó era um hipócrita, pois ainda que ele tenha amaldiçoado o dia em que nasceu, não blasfemou contra seu Deus. sem dúvida, Jó arrependeu-se depois por tais desejos, e podemos supor qual será o seu juízo a respeito, agora que está na felicidade eterna.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 20 Com eles não te reunirás na sepultura; porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo. Que a descendência dos malignos não seja nomeada para sempre! Isaías 14:20 6 No seu concílio não entres, ó minha alma! com a sua assembléia não te ajuntes, ó minha glória! porque no seu furor mataram homens, e na sua teima jarretaram bois. Gênesis 49:6 11 Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe o meu coração para temer o teu nome. Salmos 86:11 20 Com eles não te reunirás na sepultura; porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo. Que a descendência dos malignos não seja nomeada para sempre! Isaías 14:20 3 assim se me deram meses de escassez, e noites de aflição se me ordenaram. Jó 7:3 2 Ah! quem me dera ser como eu fui nos meses do passado, como nos dias em que Deus me guardava; Jó 29:2 2 Podes contar os meses que cumprem, ou sabes o tempo do seu parto? Jó 39:2 2 A mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Êxodo 2:2