Comentário Bíblico
Adventista
Amaldiçoem-na - (cba)
Jó 3:8
Esta é uma passagem difícil. Alguns comentaristas acreditam que Jó invocava o auxílio de feiticeiros, amaldiçoadores do dia, indivíduos que afirmavam ser capazes de trazer maldições sobre dias específicos. Se esta interpretação é correta, isso não significa que Jó acreditasse em tais feiticeiros. Ele meramente reconhecia sua existência e, na linguagem poética, desejava que pudessem ser acumulados sobre a noite de sua concepção não apenas males reais, mas também imaginários. Adam Clarke (1760-1832) considera os amaldiçoadores do dia como sendo os que detestam o dia; os que odeiam a luz, como os adúlteros, assassinos, ladrões e bandidos, para cujas atividades a noite é mais apropriada.
Monstro marinho - (cba)
Jó 3:8
Na ARC, "pranto", mas o texto significa, literalmente, "leviatã". Portanto, a frase deve ser: "sabem excitar o monstro marinho" (ARA), ou "são capazes de atiçar o leviatã" (NVI). Os que aplicam a primeira parte do verso aos feiticeiros veem na segunda parte uma referência adicional ao poder desses feiticeiros em atiçar o leviatã. A mitologia antiga tinha um grande dragão inimigo do sol e da lua e que supostamente tinha poder sobre os eclipses. Não parece razoável crer que Jó tivesse fé nesses poderes. Se ele está se referindo à mitologia, o faz apenas para apresentar uma vívida figura poética.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 3:1-10
Durante sete dias, os amigos de Jó sentaram-se ao seu lado em silêncio, sem oferecer-lhe consolo; ao mesmo tempo, Satanás assaltou a mente de Jó para cirandar sua confiança, e enchê-lo de pensamentos duros em relação a Deus. A permissão parece ter se estendido além da mente, e torturava seu corpo. Jó é um tipo especial de Cristo, cujos sofrimentos interiores, no jardim e na cruz, foram os mais espantosos; e os ataques de Satanás surgiram em grande medida nesta hora de trevas. Estas provações interiores mostram a razão da mudança na conduta de Jó, que passou da completa submissão à vontade de Deus à impaciência, que aparece aqui como também em outras partes do livro.
O crente, sabedor de que umas poucas gotas deste cálice amargo são mais terríveis, e mais agudas do que as aflições exteriores, saberá também que enquanto estiver favorecido pela doce sensação do amor e presença de Deus, não se surpreenderá de achar que Jó foi um homem de paixões semelhantes às dos demais. Porém, regozijar-se-á, porque Satanás foi decepcionado, e não pôde demonstrar que Jó era um hipócrita, pois ainda que ele tenha amaldiçoado o dia em que nasceu, não blasfemou contra seu Deus. sem dúvida, Jó arrependeu-se depois por tais desejos, e podemos supor qual será o seu juízo a respeito, agora que está na felicidade eterna.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 25 Também Jeremias fez uma lamentação sobre Josias; e todos os cantores e cantoras têm falado de Josias nas suas lamentações até o dia de hoje; e as estabeleceram por costume em Israel; e eis que estão escritas nas Lamentações. 2 Crônicas 35:25 17 Assim diz o Senhor dos exércitos: Considerai, e chamai as carpideiras, para que venham; e mandai procurar mulheres hábeis, para que venham também; 18 e se apressem, e levantem o seu lamento sobre nós, para que se desfaçam em lágrimas os nossos olhos, e as nossas pálpebras destilem águas. Jeremias 9:17,18 16 Portanto, assim diz o Senhor Deus dos exércitos, o Senhor: Em todas as praças haverá pranto, e em todas as ruas dirão: Ai! ai! E ao lavrador chamarão para choro, e para pranto os que souberem prantear. Amós 5:16 17 Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não pranteastes. Mateus 11:17 38 Quando chegaram a casa do chefe da sinagoga, viu Jesus um alvoroço, e os que choravam e faziam grande pranto. Marcos 5:38 1 Poderás tirar com anzol o leviatã, ou apertar-lhe a língua com uma corda? 10 Ninguém há tão ousado, que se atreva a despertá-lo; quem, pois, é aquele que pode erguer-se diante de mim? Jó 41:1,10 25 Quando ele se levanta, os valentes são atemorizados, e por causa da consternação ficam fora de si. Jó 41:25