Comentário Bíblico
Adventista
As vestes do leproso [...] serão rasgadas - (cba)
Levítico 13:45
Um leproso usava roupas de luto e devia agir como se a morte já o tivesse vencido. Rasgar as roupas era um sinal costumeiro de calamidade e profunda tristeza (Jó 1:20; Jó 2:12; Mateus 26:65). Sua cabeça devia ser descoberta e os cabelos desgrenhados. Os cabelos não eram cortados ou penteados, dando ao leproso um aspecto deplorável. Nos últimos estágios da doença, as pálpebras, orelhas e nariz caíam e os ossos do rosto ficavam expostos. O aspecto da vítima era o mais repulsivo possível. Se ele procurasse refúgio sob uma árvore, todos os que estivessem à sombra da mesma árvore eram considerados imundos.
- 20 Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou; Jó 1:20 12 E, levantando de longe os olhos e não o reconhecendo, choraram em alta voz; e, rasgando cada um o seu manto, lançaram pó para o ar sobre as suas cabeças. Jó 2:12 65 Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que agora acabais de ouvir a sua blasfêmia. Mateus 26:65
O leproso devia morar sozinho, e sob nenhuma circunstância podia entrar na cidade. Ele dependia da caridade alheia para viver.
Comentário Adicional a Levítico 13 - (cba)
Levítico 13:1-59
Muitos dos sintomas apresentados neste capítulo para os vários tipos de "lepra" são diferentes dos sintomas da doença hoje conhecida por este nome. Além disso, as provisões mosaicas para o cerimonial de purificação implicam que os que sofriam de certos tipos de "lepra" recuperavam-se em pouco tempo. Até recentemente não se conhecia nenhum modo de tratar a lepra com sucesso.
A palavra traduzida por "lepra" vem do hebraico tsara', que significa "golpear". Uma pessoa afligida pela "lepra" tinha sido atingida presumivelmente por um castigo divino devido a atos pecaminosos. Isso ocorreu com Miriam (Números 12:10), Geazi (2 Reis 5:27) e Uzias (2 Reis 15:5). Em outros casos mencionados no AT, não é claro se esse princípio é verdadeiro (2 Reis 5:1; 2 Reis 7:3). Gesênio considera que tsara' pode ser usado no lugar de gara' e, portanto, traz a ideia de sarna. A palavra grega lepras, da qual vem a palavra lepra, significa "sarnento", "escamoso", "rugoso". A lepra moderna, elephantiasis graecorum, pode ser de três tipos: lepra tuberculoides, caracterizada por tubérculos; lepra maculosa, caracterizada por manchas ou listras; e lepra anaesthetica, que afeta o sistema nervoso.
- 10 também a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã se tornara leprosa, branca como a neve; e olhou Arão para Miriã e eis que estava leprosa. Números 12:10 27 Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então Geazi saiu da presença dele leproso, branco como a neve. 2 Reis 5:27 5 E o Senhor feriu o rei, de modo que ficou leproso até o dia da sua morte; e habitou numa casa separada; e Jotão, filho do rei, tinha o cargo da casa, julgando o povo da terra. 2 Reis 15:5 1 Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso. 2 Reis 5:1 3 Ora, quatro homens leprosos estavam à entrada da porta; e disseram uns aos outros: Para que ficamos nós sentados aqui até morrermos? 2 Reis 7:3
Parece mais provável que a lepra do capítulo 13 seja um termo geral descritivo para a maior parte de várias doenças da pele, como psoríase e vitiligo, assim como a lepra verdadeira. A maior parte dos sintomas aqui descritos mais detalhadamente parece com os da lepra mosaica ou psoríase.
O inchaço mencionado em Levítico 13:2 pode ser semelhante aos tubérculos característicos da lepra tuberculoides ou possivelmente lepra anaesthetica. Alguns pensam que as "manchas lustrosas" mencionadas várias vezes parecem ser vitiligo, uma doença tropical cujas manchas são um sintoma característico. No vitiligo, os pelos das partes afetadas ficam brancos, como mencionado em Levítico 13:3. A doença começa com pequenas manchas, espalha-se e, com frequência, envolve grandes áreas da pele. É benigna, porém desfigura a aparência, particularmente daqueles que têm pele escura.
- 2 Quando um homem tiver na pele da sua carne inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, e esta se tornar na sua pele como praga de lepra, então será levado a Arão o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes, Levítico 13:2 3 e o sacerdote examinará a praga na pele da carne. Se o pêlo na praga se tiver tornado branco, e a praga parecer mais profunda que a pele, é praga de lepra; o sacerdote, verificando isto, o declarará imundo. Levítico 13:3
O fato de haver variações nos sintomas da "lepra", mencionados neste capítulo, apoia a ideia de que várias doenças que afetavam gravemente a pele estão incluídas sob o termo geral "lepra". Num tempo em que a ciência médica, como a que conhecemos, ainda não existia, seria difícil para os sacerdotes dar um diagnóstico diferenciado das várias afecções da pele, quando em muitos aspectos eram semelhantes, e para as quais não havia nomes específicos. Aparentemente Moisés agrupou essas doenças relacionadas sob o nome geral de tsam', traduzida por "lepra".
A ideia de deixar os doentes de quarentena parece ter se originado com o povo hebreu, uma salvaguarda dada pelo próprio Deus. Alguns pensam que a ideia de segregar pessoas com "lepra" levou à prática medieval de isolar os verdadeiramente leprosos. Alguns comentaristas defendem que a verdadeira lepra surgiu no Egito, mas a real origem é desconhecida. Muito antes dos tempos de Israel, a lepra era comum no Extremo Oriente, Índia, África e por toda a costa do Mediterrâneo.
A "lepra" na parede das casas ou em artigos de vestuário assumia a forma de manchas ou listras vermelho-esverdeadas. Isso se parece com mofo ou fungo. Embora fosse diferente da "lepra" em seres humanos, provavelmente indicasse que a casa não era um lugar seguro para se morar. As roupas afetadas talvez pudessem contaminar as pessoas com o fungo.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Levítico 13:45-46
Quando o sacerdote declarava imundo a um leproso, era colocado um fim às atividades deste no mundo. Ele era apartado de seus amigos e familiares, e todo conforto que possuía no mundo era arruinado. Ele devia humilhar-se debaixo da poderosa mão de Deus, sem insistir em sua limpeza, quando o sacerdote o declarava imundo, e aceitar o castigo. Assim devemos assumir a vergonha que nos corresponde e com o coração quebrantado qualificarmo-nos de "imundo, imundo". coração imundo, vida imunda; imundo pela corrupção humana e pela transgressão presente; portanto, merecedor de estar para sempre apartado da comunhão com Deus e sem esperança de felicidade nEle; destruído, se a misericórdia infinita não intervier.
O leproso deve advertir aos demais para que se cuidem e não se aproximem. Então deve ser expulso do acampamento e depois, quando chegassem a Canaã, deveria ser expulso da cidade, povo ou aldeia onde vivesse, e habitar somente com os que eram leprosos como ele. Isto tipificava a pureza que deve haver na Igreja.
Comentário Bíblico
Vídeos
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 29 Ora, Rúben voltou à cova, e eis que José não estava na cova; pelo que rasgou as suas vestes Gênesis 37:29 19 Pelo que Tamar, lançando cinza sobre a cabeça, e rasgando a túnica talar que trazia, pôs as mãos sobre a cabeça, e se foi andando e clamando. 2 Samuel 13:19 20 Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou; Jó 1:20 25 Deitemo-nos em nossa vergonha, e cubra-nos a nossa confusão, porque temos pecado contra o Senhor nosso Deus, nós e nossos pais, desde a nossa mocidade até o dia de hoje; e não demos ouvidos à voz do Senhor nosso Deus. Jeremias 3:25 24 E não temeram, nem rasgaram os seus vestidos, nem o rei nem nenhum dos seus servos que ouviram todas aquelas palavras Jeremias 36:24 13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Joel 2:13 6 Então disse Moisés a Arão, e a seus filhos Eleazar e Itamar: Não descubrais as vossas cabeças, nem rasgueis as vossas vestes, para que não morrais, nem venha a ira sobre toda a congregação; mas vossos irmãos, toda a casa de Israel, lamentem este incêndio que o Senhor acendeu. Levítico 10:6 10 Aquele que é sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o óleo da unção, e que foi consagrado para vestir as vestes sagradas, não descobrirá a cabeça nem rasgará a sua vestidura; Levítico 21:10 17 Geme, porém, em silêncio; não faças lamentação pelos mortos; ata na cabeça o teu turbante, e mete nos pés os teus sapatos; não cubras os teus lábios e não comas o pão dos homens. 22 Fareis pois como eu fiz: não vos cobrireis os lábios, e não comereis o pão dos homens; Ezequiel 24:17,22 7 E os videntes se envergonharão, e os adivinhadores se confundirão; sim, todos eles cobrirão os seus lábios, porque não haverá resposta de Deus. Miquéias 3:7 6 Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42:6 3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 5 Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe. Salmos 51:3,5 5 Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! Isaías 6:5 11 Retirai-vos, retirai-vos, saí daí, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, os que levais os vasos do Senhor. Isaías 52:11 6 Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como o vento, nos arrebatam. Isaías 64:6 15 Desviai-vos! imundo! gritavam-lhes; desviai-vos, desviai-vos, não toqueis! Quando fugiram, e andaram, vagueando, dizia-se entre as nações: Nunca mais morarão aqui. Lamentações 4:15 8 Vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. Lucas 5:8 6 Ia, pois, Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou o centurião uns amigos a dizer-lhe: Senhor, não te incomodes; porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; 7 por isso nem ainda me julguei digno de ir à tua presença; dize, porém, uma palavra, e seja o meu servo curado. Lucas 7:6,7 12 Ao entrar em certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe, Lucas 17:12