Comentário Bíblico
Adventista
Aos que o assistiam - (cba)
Lucas 19:24
Auxiliares do nobre, além dos servos. “Assistir um superior significava estar a seu serviço (ver 1 Reis 10:8; ver com. de Daniel 1:19).
- 8 Bem-aventurados os teus homens! Bem-aventuradas estes teus servos, que estão sempre diante de ti, que ouvem a tua sabedoria! 1 Reis 10:8 19 Então o rei conversou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso ficaram assistindo diante do rei. Daniel 1:19
Tirai-lhe - (cba)
Lucas 19:24
O servo não parece receber castigo, a não ser a punição de devolver sem juros o capital que lhe fora confiado (ver com. de Lucas 19:26).
Dai - (cba)
Lucas 19:24
A mina sem juros foi dada ao primeiro servo, não como recompensa, mas pelas evidências de que ele conseguiria fazer mais com ela do que os outros. Seria uma estratégia de administração da parte do nobre confiar dinheiro e terras às mãos daquele que aproveitaria ao máximo as oportunidades recebidas. Assim, o primeiro servo passa a ter 12 minas. Era duas vezes mais do que a quantia do segundo servo. O rei não exigiria o retorno do capital nem do lucro, mas os deixaria nas mãos desses homens, para que continuassem trabalhando e multiplicando o valor (cf. Mateus 25:28).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 19:11-27
Esta parábola é como a parábola dos talentos (Mt 25). Àqueles que são chamados a Cristo, Ele mesmo provê os dons necessários para a sua atividade, e espera contar com aqueles a quem dá poder. A manifestação do Espírito Santo é dada a todos os homens para que a aproveitem (1 Coríntios 12:7). Que cada um de nós administre o dom que tem, conforme o recebeu (1 Pedro 4:10). O relato requerido recorda o da parábola dos talentos; e determina o castigo dos inimigos jurados de Cristo e dos falsos fiéis. A principal diferença está em que a mina dada a cada um parece apontar para a dádiva do Evangelho, que é a mesma para todos aqueles que o ouvem. os talentos repartidos em maior e menor quantidades, parecem indicar que Deus concede diferentes capacidades e vantagens aos homens, pelas quais podem melhorar de maneira diferente este dom único do Evangelho.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|