Comentário Bíblico
Adventista
Correndo adiante - (cba)
Lucas 19:4
Zaqueu ouviu a notícia de que o Mestre Jesus havia entrado em Jericó (ver DTN, 553). Sem dúvida, com as multidões que passavam pela cidade a caminho da Páscoa, o chefe dos cobradores de impostos (ver com. de Lucas 19:2) estaria mais ocupado que de costume. Mas ele pôs tudo em ordem a fim de ter um vislumbre de Cristo.
Subiu - (cba)
Lucas 19:4
Um procedimento indecoroso para um homem como Zaqueu. Ele estava disposto a ser considerado excêntrico para não perder a oportunidade de um vislumbre do Mestre. É provável que a árvore na qual Zaqueu subiu ficasse na periferia ocidental da cidade (ver com. de Marcos 10:46), não em uma das ruas estreitas (ver com. de Lucas 19:3).
- 46 Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu. Marcos 10:46 3 Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura. Lucas 19:3
Sicômoro - (cba)
Lucas 19:4
Do gr. sukomorea, a amoreira branca. Acredita-se que o nome sukomorea derive de sukon, “figo”, e morea, “amoreira”, porque as folhas da árvore eram parecidas com a da amoreira, e o fruto, semelhante ao ligo. Trata-se de uma árvore baixa, de galhos espalhados, que proporciona boa sombra. Dificilmente uma árvore como esta seria encontrada nas ruas estreitas das cidades antigas. Elas geralmente ficavam à beira da estrada, fora da cidade (ver com. de Marcos 10:46; ver com. de Amós 7:14; Lucas 17:6).
- 46 Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu. Marcos 10:46 14 E respondeu Amós, e disse a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boieiro, e cultivador de sicômoros. Amós 7:14 6 Respondeu o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria. Lucas 17:6
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 19:1-10
Aqueles que, como Zaqueu, desejam sinceramente ver a Cristo, vencerão qualquer obstáculo e se esforçarão para vê-lo.
Cristo oferece uma visita à casa de Zaqueu. Aonde quer que Cristo vá, abre o coração daqueles que são sinceros, inclinando-os a recebê-lo. Aqueles que desejam seguir a Cristo serão conhecidos por Ele, e os que são chamados por Cristo devem se humilhar e descer de suas posições.
Bem podemos receber com gozo aquele que traz consigo todo o bem. Zaqueu deu provas públicas de ter chegado a ser um verdadeiro convertido. Este não procura ser justificado por suas obras, como o fariseu, mas por suas boas obras demonstra a sinceridade de sua fé, e o arrependimento pela graça de Deus.
Zaqueu é considerado feliz, agora que se voltou do pecado a Deus. Agora que é salvo de seus pecados, de sua culpa, do poder destes, todos os benefícios da salvação já são seus.
Cristo veio à sua casa, e aonde Cristo vai, chega com Ele a salvação. Veio a este mundo perdido para buscá-lo e salvá-lo. o seu objetivo é salvar, e não há salvação em nenhum outro, senão em Jesus Cristo. Ele busca aqueles que não o buscam, e que nem mesmo perguntam por Ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 19 Mas, não achando por onde o pudessem introduzir por causa da multidão, subiram ao eirado e, por entre as telhas, o baixaram com o leito, para o meio de todos, diante de Jesus. Lucas 5:19 27 E o rei tornou a prata tão comum em Jerusalém como as pedras, e os cedros tantos em abundância como os sicômoros que há pelas campinas. 1 Reis 10:27 28 sobre os olivais e sicômoros que havia nas campinas, Baal-Hanã, o gederita; sobre os armazéns do azeite, Joás; 1 Crônicas 27:28 10 Os tijolos caíram, mas com cantaria tornaremos a edificar; cortaram-se os sicômoros, mas por cedros os substituiremos. Isaías 9:10 14 E respondeu Amós, e disse a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boieiro, e cultivador de sicômoros. Amós 7:14 15 E o rei tornou o ouro e a prata tão comuns em Jerusalém como as pedras, e os cedros tantos em abundância como os sicômoros que há na baixada. 2 Crônicas 1:15 27 Também o rei tornou a prata tão comum em Jerusalém como as pedras, e os cedros tantos em abundância como os sicômoros que há na baixada. 2 Crônicas 9:27 47 Destruiu as suas vinhas com saraiva, e os seus sicômoros com chuva de pedra. Salmos 78:47 6 Respondeu o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria. Lucas 17:6