Comentário Bíblico
Adventista
Procurava ver - (cba)
Lucas 19:3
É possível que ele já esperasse uma oportunidade de ver Jesus havia algum tempo. O início da obra de João Batista se deu em Betânia, do outro lado do Jordão, local não identificado, mas que talvez ficasse perto de Jericó (ver com. de Mateus 3:2; João 1:28), e Zaqueu se unira às multidões que o ouviam pregar (DTN, 553). Talvez ele estivesse entre os publicanos que perguntaram a João: “Mestre, que havemos de fazer?” (Lucas 3:12). Zaqueu ficou impressionado com a mensagem de João e, embora não tenha passado por uma conversão verdadeira na época, as palavras do Batista começaram a crescer como fermento em seu coração (DTN, 553). Antes dessa ocasião, Zaqueu ouvira sobre Jesus e começara a obra de confissão e restituição (DTN, 553, 555). Cheio de expectativa, ele ansiava ver a Cristo e aprender dEle o estilo de vida mais perfeito. Até certo ponto, ele já havia colocado em prática os princípios do evangelho em sua vida, agindo em harmonia com as orientações divinas (ver Levítico 25:17,35,36,37; ver com. de Lucas 19:8; comparar com a experiência de Mateus, em com. de Marcos 2:13,14).
- 2 dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 3:2 28 Estas coisas aconteceram em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. João 1:28 12 Chegaram também uns publicanos para serem batizados, e perguntaram-lhe: Mestre, que havemos nós de fazer? Lucas 3:12 17 Nenhum de vós oprimirá ao seu próximo; mas temerás o teu Deus; porque eu sou o Senhor vosso Deus. 35 Também, se teu irmão empobrecer ao teu lado, e lhe enfraquecerem as mãos, sustentá-lo-ás; como estrangeiro e peregrino viverá contigo. 36 Não tomarás dele juros nem ganho, mas temerás o teu Deus, para que teu irmao viva contigo. 37 Não lhe darás teu dinheiro a juros, nem os teus víveres por lucro. Levítico 25:17,35,36,37 8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado. Lucas 19:8 13 Outra vez saiu Jesus para a beira do mar; e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava. 14 Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. Marcos 2:13,14
Quem era Jesus - (cba)
Lucas 19:3
Zaqueu desejava ver quem era Jesus e distingui-Lo da multidão que se aglomerava a Seu redor na rua.
Mas não podia, por causa da multidão - (cba)
Lucas 19:3
As ruas estreitas das cidades antigas, em geral pouco mais amplas do que os braços abertos de uma pessoa, de uma parede a outra, dificultavam ainda mais o problema de Zaqueu.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 19:1-10
Aqueles que, como Zaqueu, desejam sinceramente ver a Cristo, vencerão qualquer obstáculo e se esforçarão para vê-lo.
Cristo oferece uma visita à casa de Zaqueu. Aonde quer que Cristo vá, abre o coração daqueles que são sinceros, inclinando-os a recebê-lo. Aqueles que desejam seguir a Cristo serão conhecidos por Ele, e os que são chamados por Cristo devem se humilhar e descer de suas posições.
Bem podemos receber com gozo aquele que traz consigo todo o bem. Zaqueu deu provas públicas de ter chegado a ser um verdadeiro convertido. Este não procura ser justificado por suas obras, como o fariseu, mas por suas boas obras demonstra a sinceridade de sua fé, e o arrependimento pela graça de Deus.
Zaqueu é considerado feliz, agora que se voltou do pecado a Deus. Agora que é salvo de seus pecados, de sua culpa, do poder destes, todos os benefícios da salvação já são seus.
Cristo veio à sua casa, e aonde Cristo vai, chega com Ele a salvação. Veio a este mundo perdido para buscá-lo e salvá-lo. o seu objetivo é salvar, e não há salvação em nenhum outro, senão em Jesus Cristo. Ele busca aqueles que não o buscam, e que nem mesmo perguntam por Ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 Ora, o tetrarca Herodes soube de tudo o que se passava, e ficou muito perplexo, porque diziam uns: João ressuscitou dos mortos; 8 outros: Elias apareceu; e outros: Um dos antigos profetas se levantou. 9 Herodes, porém, disse: A João eu mandei degolar; quem é, pois, este a respeito de quem ouço tais coisas? E procurava vê-lo. Lucas 9:7-9 8 Ora, quando Herodes viu a Jesus, alegrou-se muito; pois de longo tempo desejava vê-lo, por ter ouvido falar a seu respeito; e esperava ver algum sinal feito por ele; Lucas 23:8 21 Estes, pois, dirigiram-se a Felipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus. João 12:21 25 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Lucas 12:25