Comentário Bíblico
Adventista
Aquele dia e hora - (cba)
Mateus 24:36
Aqueles que são tentados a calcular com precisão quantos anos restam antes da vinda de Cristo fariam bem em ponderar o conselho dado aqui e também o de Atos 1:7. É privilégio e dever dos cristãos permanecer alerta, para observar os sinais de Sua vinda e saber o quanto está próxima (ver com. de Mateus 24:33).
- 7 Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade. Atos 1:7 33 Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, mesmo às portas. Mateus 24:33
Nem os anjos - (cba)
Mateus 24:36
Evidências textuais favorecem o acréscimo das palavras “nem o Filho” (como na ARA). Em Marcos 13:32, as evidências textuais apoiam unanimemente esta variante. Os comentaristas geralmente entendem que isso significa que, como um homem na Terra, Cristo limitou voluntariamente Seu conhecimento e poder na medida da capacidade dos seres humanos, a fim de que a Sua própria vida perfeita pudesse ser um exemplo de como devemos viver e que Seu ministério fosse um padrão que pudéssemos seguir, auxiliados pela mesma orientação divina e ajuda que Ele recebeu (ver com. de Lucas 2:52).
- 32 Quanto, porém, ao dia e à hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu nem o Filho, senão o Pai. Marcos 13:32 52 E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens. Lucas 2:52
Senão o Pai - (cba)
Mateus 24:36
Ver com. de Atos 1:7.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Mateus 24:36
Comparar com Mateus 24:42-44 a fim de entender o que isso significa para a vida cristã.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 24:29-41
Cristo predisse a sua Segunda vinda. É habitual que os profetas falem de coisas próximas e que estejam à mão para expressar a grandeza e certeza delas. Quanto à Segunda vinda de Cristo, anuncia-se que haverá uma grande mudança para fazer novas todas as coisas. Então verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens. Em sua Primeira vinda, foi posto como sinal que seria contraditado; porém, em sua Segunda Vinda, um sinal que deve ser admirado.
Cedo ou tarde, todos os pecadores se lamentarão, mas os pecadores arrependidos olham para Cristo e se condoem de maneira santa; os que semeiam com lágrimas colherão com gozo dentro de pouco tempo. Os pecadores impenitentes verão àquEle que transpassaram, e ainda que agora riam, lamentarão e chorarão com horror e desespero intermináveis.
Os eleitos de Deus estão dispersos por todas as partes e nações; mas quando chegar o grande dia desta reunião, não faltará sequei um deles. A distância do lugar não deixará ninguém fora do céu. Nosso Senhor declara que os judeus nunca deixarão de ser um povo distinto, até que se cumpram todas as coisas que Ele havia predito. Sua profecia finalmente chega ao dia do juízo final; portanto, aqui, no versículo 34, Ele anuncia que Judá nunca deixará de existir como povo distinto, enquanto durar este mundo.
Os homens do mundo fazem complôs e planejam de geração em geração, mas não fazem nenhum plano em relação ao acontecimento mais seguro, que é a Segunda Vinda de Cristo. Esta se aproxima de modo que surpreenderá os homens, o qual dará fim a todo estratagema humano e apartará para sempre tudo o que é proibido por Deus. Esse dia será de tão grande surpresa quanto foi o dilúvio para o mundo antigo.
Isto deve ser primeiramente aplicado aos juízos temporais, particularmente ao que na ocasião chegava de modo apressado ao povo e à nação judaica. Em segundo lugar, ao juízo eterno. Aqui Cristo mostra o estado do mundo antigo quando o dilúvio chegou; e eles não criam. Se nós soubéssemos corretamente que todas as coisas terrenas devem passar dentro de pouco tempo, não colocaríamos nossos olhos e coração nelas tanto quanto o fazemos.
Que palavras podem descrever com mais impacto a súbita chegada de nosso Salvador! os homens estarão em suas respectivas ocupações, e repentinamente se manifestará o Senhor da glória. As mulheres estarão ocupadas em suas tarefas domésticas, mas nesta hora toda a obra será deixada de lado, todo coração baterá mais forte e dirá: É o Senhor! Estou preparado para encontrá-lo? Estou em condições de me apresentar diante dEle? O que é o dia do juízo para todo o mundo, senão o dia da morte de cada um?
- Veja também

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 135

Refletindo a Cristo, Pág. 250

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 291

Eventos Finais, Pág. 32

O Grande Conflito, Pág. 371

Cuidado de Deus, Pág. 373

Cristo Triunfante, Pág. 378

Testemunhos Seletos 1, Pág. 504
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 42 Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; 44 Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem. Mateus 24:42,44 13 Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora. Mateus 25:13 7 porém será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas até na parte da tarde haverá luz. Zacarias 14:7 32 Quanto, porém, ao dia e à hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu nem o Filho, senão o Pai. Marcos 13:32 7 Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade. Atos 1:7 2 porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite; 1 Tessalonicenses 5:2 10 Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas. 2 Pedro 3:10 3 Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Apocalipse 3:3 15 (Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez.) Apocalipse 16:15
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 135

Refletindo a Cristo, Pág. 250

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 291

Eventos Finais, Pág. 32

O Grande Conflito, Pág. 371

Cuidado de Deus, Pág. 373

Cristo Triunfante, Pág. 378

Testemunhos Seletos 1, Pág. 504