Comentário Bíblico
Adventista
Grande voz - (cba)
Apocalipse 12:10
Há grande regozijo nas cortes celestiais por causa da expulsão de Satanás e suas hostes.
Agora, veio - (cba)
Apocalipse 12:10
O foco do tempo é a cruz (ver com. de Apocalipse 12:7,9). Os habitantes do Céu podiam então se alegrar, pois a eliminação de Satanás estava garantida. Isso já estava certo no plano de Deus antes, mas então os seres celestiais se uniram em cântico, pois haviam contemplado a misericórdia de Cristo no Calvário, o que resultou na exposição da malignidade de Satanás e em sua derrota.
Salvação - (cba)
Apocalipse 12:10
Do gr. sõtería, “livramento”, "preservação", "salvação”, e aqui, talvez, “vitória". O texto grego traz o artigo, portanto, deve-se ler “a vitória”.
Poder - (cba)
Apocalipse 12:10
Do gr. dunamis, "valentia”, “força”. Sem dúvida, a referência neste caso é à demonstração de poder na expulsão do dragão.
Reino - (cba)
Apocalipse 12:10
Satanás argumentava ter direito ao governo deste mundo. Mas seu fracasso em lazer Jesus pecar garantiu o reino para Cristo.
Seu Cristo - (cba)
Apocalipse 12:10
Ou, “seu Ungido”; ver com. de Mateus 1:1.
Acusador - (cba)
Apocalipse 12:10
Satanás era o acusador dos irmãos na época do AT (ver Jó 1:8-12; Zacarias 13:1). Ele continua a desempenhar esse papel desde a cruz, mas de maneira restrita (ver com. de João 12:31; cf. DTN, 761). Os rabinos costumavam retratar Satanás como o grande acusador (ver Sanhedrin, 89.b, ed. Soncino, Talmude, p. 595; Midrash Rabhah sobre Ex 32:2, ed. Soncino, p. 494).
- 8 Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? 9 Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde? 10 Não o tens protegido de todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam na terra. 11 Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e ele blasfemará de ti na tua face! 12 Ao que disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo o que ele tem está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor. Jó 1:8-12 1 Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza. Zacarias 13:1 31 Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. João 12:31
Irmãos - (cba)
Apocalipse 12:10
Comparar com Apocalipse 6:11.
De dia e de noite - (cba)
Apocalipse 12:10
Isto é, sempre que havia oportunidade.
Nota Adicional a Apocalipse 12 - (cba)
Apocalipse 12:1-18
Uma vez que o vocabulário e as figuras usadas no Apocalipse foram, em grande parte, extraídos do AT (ver p. 800; cf. com. de Isaías 47:1; Jeremias 25:12; Isaías 50:1; Ezequiel 26:13; ver Nota Adicional a Apocalipse 18), a compreensão correta da palavra “restantes” ou “remanescente” (Apocalipse 12:17, ACF) requer a análise de seus equivalentes em hebraico, no contexto do AT. As três palavras hebraicas mais usadas para se referir a remanescente são: (1) pelefah (ou palef, palif), “o que escapa”, “aqueles que escapam", de palaf, “escapar”, “entregar”; (2) sheerith ou shear, “o descanso", “o que fica”, “restante”, “remanescente", e sua forma verbal shaar, “deixar", "ser deixado", “ficar”; e (3) yether; “o que fica”, “restante”, “remanescente", de yathar; “deixar", “ser deixado". Os exemplos de uso dessas palavras com referência ao povo escolhido de Deus podem ser classificados da seguinte forma:
- 1 Desce, e assenta-te no pó, ó virgem filha de Babilônia; assenta-te no chão sem trono, ó filha dos caldeus, porque nunca mais seras chamada a mimosa nem a delicada. Isaías 47:1 12 Acontecerá, porém, que quando se cumprirem os setenta anos, castigarei o rei de Babilônia, e esta nação, diz o Senhor, castigando a sua iniqüidade, e a terra dos caldeus; farei dela uma desolação perpetua. Jeremias 25:12 1 Assim diz o Senhor: Onde está a carta de divórcio de vossa mãe, pela qual eu a repudiei? ou quem é o meu credor, a quem eu vos tenha vendido? Eis que por vossas maldades fostes vendidos, e por vossas transgressões foi repudiada vossa mãe. Isaías 50:1 13 E eu farei cessar o arruído das tuas cantigas, e o som das tuas harpas não se ouvira mais; Ezequiel 26:13 17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus. Apocalipse 12:17
1. Os membros da família de Jacó preservados sob o cuidado de José, no Egito, são chamados de “sucessão”, literalmente, “um remanescente” (sheerith; Gênesis 45:7). Nesse caso, a ênfase recai sobre a preservação. Até onde se sabe, toda a família foi preservada.
2. Em meio à apostasia generalizada, Elias protestou: “Só eu fiquei [yathar] dos profetas do Senhor" (1 Reis 18:22); “eu fiquei só”; mas Deus afirmou: “Também conservei [shaar] em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal" (1 Reis 19:14,18; Romanos 11:4,5).
- 22 Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do Senhor; mas os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens. 1 Reis 18:22 14 Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. 18 Todavia deixarei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou. 1 Reis 19:14,18 4 Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil varões que não dobraram os joelhos diante de Baal. 5 Assim, pois, também no tempo presente ficou um remanescente segundo a eleição da graça. Romanos 11:4,5
3. Um pequeno "restante” (pelefah) das dez tribos “escapou [shaar] do poder dos reis da Assíria", que haviam levado a maior parte da nação em cativeiro, e permaneceu na Palestina (2 Crônicas 30:6). Em 722 a.C., somente Judá "ficou" (shaar) funcionando como nação (2 Reis 17:18). Por isso, Judá se transformou no “restante” (shear) das doze tribos e na única herdeira das promessas, dos privilégios e das responsabilidades da aliança, que originalmente pertenciam a todas (Isaías 10:22).
- 6 Foram pois, os correios com as cartas, do rei e dos, seus príncipes, por todo o Israel e Judá, segundo a ordem do rei, dizendo: Filhos de Israel, voltai para o Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, para que ele se volte para o restante de vós que escapastes da mão dos reis da Assíria. 2 Crônicas 30:6 18 Pelo que o Senhor muito se indignou contra Israel, e os tirou de diante da sua face; não ficou senão somente a tribo de Judá. 2 Reis 17:18 22 Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, só um resto dele voltará. Uma destruição está determinada, trasbordando de justiça. Isaías 10:22
4. Alguns anos mais tarde, Senaqueribe conquistou toda a terra de Judá, com exceção de Jerusalém, a qual, por sua vez, é chamada de “resto”. Este "resto" (pelefah) "que escapou [shaar] da casa de Judá” deveria “lançar raízes para baixo”, dar "fruto por cima” e sair como “o restante” (sheerith) do povo escolhido de Deus, Seu instrumento designado para salvação do mundo (2 Reis 19:4,30,31; Isaías 37:4,31,32; Isaías 4:2; Isaías 10:20). Deus também tinha o propósito de “resgatar o restante [shear]" dos filhos de Israel e de Judá que haviam sido levados cativos para a Assíria, e também de preparar o “caminho" para o “restante [shear] do Seu povo”, assim como fizera no passado quando seus antepassados saíram da terra do Egito (Isaías 11:11,12,16).
- 4 Bem pode ser que o Senhor teu Deus tenha ouvido todas as palavras de Rabsaque, a quem o seu senhor, o rei da Assiria, enviou para afrontar o Deus vivo, e repreenda as palavras que o senhor teu Deus ouviu. Faze, pois, oração pelo resto que ainda fica. 30 Pois o que escapou da casa de Judá, e ficou de resto, tornará a lançar raízes para baixo, e dará fruto para cima. 31 Porque de Jerusalém sairá o restante, e do monte Sião os que escaparem; o zelo do Senhor fará isto. 2 Reis 19:4,30,31 4 Porventura o Senhor teu Deus terá ouvido as palavras de Rabsaqué, a quem enviou o rei da Assíria, seu amo, para afrontar o Deus vivo, e para o vituperar com as palavras que o Senhor teu Deus tem ouvido; faze oração pelo resto que ficou. 31 Pois o restante da casa de Judá, que sobreviveu, tornará a lançar raízes para baixo, e dará fruto para cima. 32 Porque de Jerusalém sairá o restante, e do monte Sião os que escaparam; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso. Isaías 37:4,31,32 2 Naquele dia o renovo do Senhor será cheio de beleza e de glória, e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel. Isaías 4:2 20 E acontecerá naquele dia que o resto de Israel, e os que tiverem escapado da casa de Jacó, nunca mais se estribarão sobre aquele que os feriu; antes se estribarão lealmente sobre o Senhor, o Santo de Israel. Isaías 10:20 11 Naquele dia o Senhor tornará a estender a sua mão para adquirir outra vez e resto do seu povo, que for deixado, da Assíria, do Egito, de Patros, da Etiópia, de Elão, de Sinar, de Hamate, e das ilhas de mar. 12 Levantará um pendão entre as nações e ajuntará os desterrados de Israel, e es dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra. 16 Assim haverá caminho plano para e restante do seu povo, que voltar da Assíria, como houve para Israel no dia em que subiu da terra do Egito. Isaías 11:11,12,16
5. Quando o “rei da Babilônia” invadiu a Palestina um século depois, ele também deixou “ficar” (yether, shaar em 2 Reis 25:22; 2 Reis 24:14) um "povo” (pelefah-, shear, em 2 Reis 25:22; Ezequiel 14:22; Jeremias 40:11; Jeremias 42:2) que deveria escapar (palaf), isto é, sobreviver à espada, peste e fome que acompanharam o cerco de Jerusalém (Ezequiel 7:16). Contudo, Jeremias advertiu de que até mesmo parte desse “sobrevivente” (yether, Jeremias 39:9) ou “restante [shaar] de Jerusalém”, que Deus desejava que ficasse (shaar) “nesta terra”, seria posteriormente removida “para todos os reinos da terra” (Jeremias 24:8,9). A maioria desses “restantes” fugiu para o Egito, mas o profeta advertiu: “dos restantes [sheerith] de Judá que vieram à terra do Egito para morar, não haverá quem escape [palif] e sobreviva para tornar à terra de Judá" (Jeremias 44:14).
- 22 Quanto ao povo que tinha ficado, na terra de Judá, Nabucodonozor, rei de Babilônia, que o deixara ficar, pôs por governador sobre ele Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã. 2 Reis 25:22 14 E transportou toda a Jerusalém, como também todos os príncipes e todos os homens valentes, deu mil cativos, e todos os artífices e ferreiros; ninguém ficou senão o povo pobre da terra. 2 Reis 24:14 22 Mas, se ainda restarem nela alguns sobreviventes que levem para fora filhos e filhas, quando eles saírem a ter convosco, vereis o seu caminho e os seus feitos, e ficareis consolados do mal que eu trouxe sobre Jerusalém, até de tudo o que trouxe sobre ela. Ezequiel 14:22 11 Do mesmo modo, quando todos os judeus que estavam em Moabe, e entre os filhos de Amom, e em Edom, e os que havia em todos os países, ouviram que o rei de Babilônia havia deixado um resto em Judá, e que havia posto sobre eles a Guedalias, o de Aicão, filho de Safã; Jeremias 40:11 2 e disseram a Jeremias, o profeta: Seja aceita, pedimos-te, a nossa súplica diante de ti, e roga ao Senhor teu Deus, por nós e por todo este resto; porque de muitos restamos somente uns poucos, assim como nos vêem os teus olhos; Jeremias 42:2 16 E se escaparem alguns sobreviventes, estarão sobre os montes, como pombas dos vales, todos gemendo, cada um por causa da sua iniqüidade. Ezequiel 7:16 9 Então, ao resto do povo, que ficara na cidade, aos desertores que se tinham passado para ele e ao resto do povo que havia ficado, levou-os Nebuzaradão, capitão da guarda, para Babilônia. Jeremias 39:9 8 E como os figos ruins, que não se podem comer, de ruins que são, certamente assim diz o Senhor: Do mesmo modo entregarei Zedequias, rei de Judá, e os seus príncipes, e o resto de Jerusalém, que ficou de resto nesta terra, e os que habitam na terra do Egito; 9 eu farei que sejam espetáculo horrendo, uma ofensa para todos os reinos da terra, um opróbrio e provérbio, um escárnio, e uma maldição em todos os lugares para onde os arrojarei. Jeremias 24:8,9 14 De maneira que, da parte remanescente de Judá que entrou na terra do Egito a fim de lá peregrinar, não haverá quem escape e fique para tornar à terra de Judá, à qual era seu grande desejo voltar, para ali habitar; mas não voltarão, senão um pugilo de fugitivos. Jeremias 44:14
6. O Senhor prometeu deixar “um resto” (yathar) dos cativos por Nabucodonosor, que escaparia da espada e se lembraria de Deus na terra do cativeiro (Ezequiel 6:8,9). Um “restante” (sheerith) dos cativos (Jeremias 23:3; Jeremias 31:7) acabaria escapando (palat) da “terra da Babilônia (Jeremias 50:28). Neemias chama os cativos que retornaram de “judeus que escaparam [pelefah]", “os restantes [pelefah], que não foram levados [shaar] para o exílio” (Neemias 1:2,3). A esse “resto” (sheerith). Deus confiou todas as responsabilidades e promessas da aliança (Zacarias 8:12), mas advertiu de que os consumiria, se eles transgredissem novamente os mandamentos, “até não haver restante [sheerith] nem alguém que escapasse [pelefah]" (Esdras 9:14).
- 8 Contudo deixarei com vida um restante, visto que tereis alguns que escaparão da espada entre as nações, quando fordes espalhados pelos países. 9 Então os que dentre vós escaparem se lembrarão de mim entre as nações para onde forem levados em cativeiro, quando eu lhes tiver quebrantado o coração corrompido, que se desviou de mim, e cegado os seus olhos, que se vão corrompendo após os seus ídolos; e terão nojo de si mesmos, por causa das maldades que fizeram em todas as suas abominações. Ezequiel 6:8,9 3 E eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. Jeremias 23:3 7 Pois assim diz o Senhor: Cantai sobre Jacó com alegria, e exultai por causa da principal das nações; proclamai, cantai louvores, e dizei: Salva, Senhor, o teu povo, o resto de Israel. Jeremias 31:7 28 Eis a voz dos que fogem e escapam da terra de Babilônia para anunciarem em Sião a vingança do Senhor nosso Deus, a vingança do seu templo. Jeremias 50:28 2 que veio Hanâni, um de meus irmãos, com alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que tinham escapado e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. 3 Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo. Neemias 1:2,3 12 porquanto haverá a sementeira de paz; a vide dará o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e os céus darão o seu orvalho; e farei que o resto deste povo herde todas essas coisas. Zacarias 8:12 14 tornaremos, pois, agora a violar os teus mandamentos, e a aparentar-nos com os povos que cometem estas abominações? Não estarias tu indignado contra nós até de todo nos consumires, de modo que não ficasse restante, nem quem escapasse? Esdras 9:14
7. Muitas referências ao remanescente ocorrem em um contexto que antecipa com clareza o reino messiânico (ver Isaías 4:2,3; Isaías 11:11,16; Isaías 11:1-19; Jeremias 23:3; Jeremias 23:4-6; Miquéias 4:7; Miquéias 4:1-8; Miquéias 5:7,8; Miquéias 5:2-15; Sofonias 3:13).
- 2 Naquele dia o renovo do Senhor será cheio de beleza e de glória, e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel. 3 E será que aquele que ficar em Sião e permanecer em Jerusalém, será chamado santo, isto é, todo aquele que estiver inscrito entre os vivos em Jerusalém; Isaías 4:2,3 11 Naquele dia o Senhor tornará a estender a sua mão para adquirir outra vez e resto do seu povo, que for deixado, da Assíria, do Egito, de Patros, da Etiópia, de Elão, de Sinar, de Hamate, e das ilhas de mar. 16 Assim haverá caminho plano para e restante do seu povo, que voltar da Assíria, como houve para Israel no dia em que subiu da terra do Egito. Isaías 11:11,16 1 Então brotará um rebento do toco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. 2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. 3 E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem decidirá segundo o ouvir dos seus ouvidos; 4 mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com eqüidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. 5 A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins. 6 Morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará; e o bezerro, e o leão novo e o animal cevado viverão juntos; e um menino pequeno os conduzirá. 7 A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. 8 A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e a desmamada meterá a sua mão na cova do basilisco. 9 Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte; porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar. 10 Naquele dia a raiz de Jessé será posta por estandarte dos povos, à qual recorrerão as nações; gloriosas lhe serão as suas moradas. 11 Naquele dia o Senhor tornará a estender a sua mão para adquirir outra vez e resto do seu povo, que for deixado, da Assíria, do Egito, de Patros, da Etiópia, de Elão, de Sinar, de Hamate, e das ilhas de mar. 12 Levantará um pendão entre as nações e ajuntará os desterrados de Israel, e es dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra. 13 Também se esvaecerá a inveja de Efraim, e os vexadores de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá e Judá não vexará a Efraim. 14 Antes voarão sobre os ombros des filisteus ao Ocidente; juntos despojarão aos filhos do Oriente; em Edom e Moabe porão as suas mãos, e os filhos de Amom lhes obedecerão. 15 E o Senhor destruirá totalmente a língua do mar do Egito; e vibrará a sua mão contra o Rio com o seu vento abrasador, e, ferindo- o, dividi-lo-á em sete correntes, e fará que por ele passem a pé enxuto. 16 Assim haverá caminho plano para e restante do seu povo, que voltar da Assíria, como houve para Israel no dia em que subiu da terra do Egito. Isaías 11:1-19 3 E eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. Jeremias 23:3 4 E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor. 5 Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e procederá sabiamente, executando o juízo e a justiça na terra. 6 Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este é o nome de que será chamado: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA. Jeremias 23:4-6 7 E da que coxeava farei um resto, e da que tinha sido arrojada para longe, uma nação poderosa; e o Senhor reinará sobre eles no monte Sião, desde agora e para sempre. Miquéias 4:7 1 Mas nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do Senhor será estabelecido como o mais alto dos montes, e se exalçará sobre os outeiros, e a ele concorrão os povos. 2 E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, de sorte que andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor. 3 E julgará entre muitos povos, e arbitrará entre nações poderosas e longínquas; e converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. 4 Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do Senhor dos exércitos o disse. 5 Pois todos os povos andam, cada um em nome do seu deus; mas nós andaremos para todo o sempre em o nome do Senhor nosso Deus. 6 Naquele dia, diz o Senhor, congregarei a que coxeava, e recolherei a que tinha sido expulsa, e a que eu afligi. 7 E da que coxeava farei um resto, e da que tinha sido arrojada para longe, uma nação poderosa; e o Senhor reinará sobre eles no monte Sião, desde agora e para sempre. 8 E a ti, ó torre do rebanho, outeiro da filha de Sião, a ti virá, sim, a ti virá o primeiro domínio, o reino da filha de Jerusalém. Miquéias 4:1-8 7 E o resto de Jacó estará no meio de muitos povos, como orvalho da parte do Senhor, como chuvisco sobre a erva, que não espera pelo homem, nem aguarda filpios de homens. 8 Tambem o resto de Jacó estará entre as nações, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais do bosque, como um leão novo entre os rebanhos de ovelhas, o qual, quando passar, as pisará e despedaçará, sem que haja quem as livre. Miquéias 5:7,8 2 Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. 3 Portanto os entregará até o tempo em que a que está de parto tiver dado à luz; então o resto de seus irmãos voltará aos filhos de Israel. 4 E ele permanecerá, e apascentará o povo na força do Senhor, na excelência do nome do Senhor seu Deus; e eles permanecerão, porque agora ele será grande até os fins da terra. 5 E este será a nossa paz. Quando a Assíria entrar em nossa terra, e quando pisar em nossos palácios, então suscitaremos contra ela sete pastores e oito príncipes dentre os homems. 6 Esses consumirão a terra da Assíria à espada, e a terra de Ninrode nas suas entradas. Assim ele nos livrará da Assíria, quando entrar em nossa terra, e quando calcar os nossos termos. 7 E o resto de Jacó estará no meio de muitos povos, como orvalho da parte do Senhor, como chuvisco sobre a erva, que não espera pelo homem, nem aguarda filpios de homens. 8 Tambem o resto de Jacó estará entre as nações, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais do bosque, como um leão novo entre os rebanhos de ovelhas, o qual, quando passar, as pisará e despedaçará, sem que haja quem as livre. 9 A tua mão será exaltada sobre os teus adversários e serão exterminados todos os seus inimigos. 10 Naquele dia, diz o Senhor, exterminarei do meio de ti os teus cavalos, e destrurei os teus carros; 11 destruirei as cidade da tua terra, e derribarei todas as tuas fortalezas. 12 Tirarei as feitiçarias da tua mão, e não terás adivinhadores; 13 arrancarei do meio de ti as tuas imagens esculpidas e as tuas colunas; e nao adorarás mais a obra das tuas mãos. 14 Do meio de ti arrancarei os teus aserins, e destruirei as tuas cidades. 15 E com ira e com furor exercerei vingança sobre as nações que não obedeceram. Miquéias 5:2-15 13 O remanescente de Israel não cometerá iniqüidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; pois serão apascentados, e se deitarão, e não haverá quem os espante. Sofonias 3:13
Uma definição de remanescente nessas e em outras passagens do AT identifica que o grupo assim chamado é formado por israelitas que sobreviveram a calamidades como guerra, cativeiro, peste e fome, os quais, por misericórdia, foram poupados a fim de continuar a ser o povo escolhido de Deus (Gênesis 45:7; Esdras 9:13; Ezequiel 7:16). Diversas vezes, “este resto" foi deixado; Jeremias 42:2; Isaías 10:22). Lembrando-se do Deus verdadeiro e se voltando para Ele (2 Crônicas 30:6; Isaías 10:20; Ezequiel 6:8,9), eles renunciavam à autoridade de falsos sistemas religiosos (1 Reis 19:18) e se recusavam a cometer iniquidade (Sofonias 3:13). Leais aos mandamentos de Deus, (Esdras 9:14), eram “chamados santos” e “inscritos em Jerusalém, para a vida” (Isaías 4:3). Aceitavam novamente as responsabilidades e os privilégios da eterna aliança de Deus. Propunham-se a “lançar raízes para baixo”, dar "fruto por cima" e sair para anunciar a glória do Senhor entre os gentios (2 Reis 19:30,31; Isaías 37:31,32; Isaías 66:19).
- 7 Deus enviou-me adiante de vós, para conservar-vos descendência na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Gênesis 45:7 13 E depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das nossas más obras, e da nossa grande culpa, ainda assim tu, ó nosso Deus, nos tens castigado menos do que merecem as nossas iniqüidades, e ainda nos deixaste este remanescente; Esdras 9:13 Ezequiel 7:16). Diversas vezes, “este resto" foi deixado 2 e disseram a Jeremias, o profeta: Seja aceita, pedimos-te, a nossa súplica diante de ti, e roga ao Senhor teu Deus, por nós e por todo este resto; porque de muitos restamos somente uns poucos, assim como nos vêem os teus olhos; Jeremias 42:2 22 Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, só um resto dele voltará. Uma destruição está determinada, trasbordando de justiça. Isaías 10:22 6 Foram pois, os correios com as cartas, do rei e dos, seus príncipes, por todo o Israel e Judá, segundo a ordem do rei, dizendo: Filhos de Israel, voltai para o Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, para que ele se volte para o restante de vós que escapastes da mão dos reis da Assíria. 2 Crônicas 30:6 20 E acontecerá naquele dia que o resto de Israel, e os que tiverem escapado da casa de Jacó, nunca mais se estribarão sobre aquele que os feriu; antes se estribarão lealmente sobre o Senhor, o Santo de Israel. Isaías 10:20 8 Contudo deixarei com vida um restante, visto que tereis alguns que escaparão da espada entre as nações, quando fordes espalhados pelos países. 9 Então os que dentre vós escaparem se lembrarão de mim entre as nações para onde forem levados em cativeiro, quando eu lhes tiver quebrantado o coração corrompido, que se desviou de mim, e cegado os seus olhos, que se vão corrompendo após os seus ídolos; e terão nojo de si mesmos, por causa das maldades que fizeram em todas as suas abominações. Ezequiel 6:8,9 18 Todavia deixarei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou. 1 Reis 19:18 13 O remanescente de Israel não cometerá iniqüidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; pois serão apascentados, e se deitarão, e não haverá quem os espante. Sofonias 3:13 14 tornaremos, pois, agora a violar os teus mandamentos, e a aparentar-nos com os povos que cometem estas abominações? Não estarias tu indignado contra nós até de todo nos consumires, de modo que não ficasse restante, nem quem escapasse? Esdras 9:14 3 E será que aquele que ficar em Sião e permanecer em Jerusalém, será chamado santo, isto é, todo aquele que estiver inscrito entre os vivos em Jerusalém; Isaías 4:3 30 Pois o que escapou da casa de Judá, e ficou de resto, tornará a lançar raízes para baixo, e dará fruto para cima. 31 Porque de Jerusalém sairá o restante, e do monte Sião os que escaparem; o zelo do Senhor fará isto. 2 Reis 19:30,31 31 Pois o restante da casa de Judá, que sobreviveu, tornará a lançar raízes para baixo, e dará fruto para cima. 32 Porque de Jerusalém sairá o restante, e do monte Sião os que escaparam; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso. Isaías 37:31,32 19 Porei entre elas um sinal, e os que dali escaparem, eu os enviarei às nações, a Társis, Pul, e Lude, povos que atiram com o arco, a Tubal e Javã, até as ilhas de mais longe, que não ouviram a minba fama, nem viram a minha glória; e eles anunciarão entre as nações a minha glória. Isaías 66:19
Portanto, o remanescente do AT é formado por gerações sucessivas de israelitas, o povo escolhido de Deus. Vez após vez, a maioria apostatava, mas sempre havia um remanescente fiel que se tornava herdeiro exclusivo das sagradas promessas, dos privilégios e das responsabilidades da aliança, feita a princípio com Abraão e confirmada no Sinai. Esse remanescente era o grupo formalmente escolhido para o qual Deus desejava enviar o Messias e por meio de quem se propôs a evangelizar os pagãos. Não era um grupo de indivíduos espalhados, por mais leais que eles fossem, mas por uma coletividade visível e comissionada por Deus na Terra. Também é importante notar que os vários termos hebraicos traduzidos por “remanescente”, “restante” ou “resto” não têm a conotação de último de qualquer coisa ou grupo de pessoas, a menos no sentido de que, em cada ocasião, aqueles que “ficam" são temporariamente, em sua geração, o último elo existente na linhagem escolhida. Desde os dias de Abraão, existe um “remanescente" segundo a "graça” de Deus (cf. Romanos 11:5).
Deus advertiu aqueles que voltaram do cativeiro babilónico de que não haveria “restante nem alguém que escapasse" caso fossem novamente desleais (Esdras 9:14; Deuteronômio 19:20). Por isso, quando os judeus rejeitaram o Messias e renunciaram a sua lealdade à aliança (DTN, 737, 738), o "reino de Deus” lhes foi tirado de maneira coletiva e “entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos" (Mateus 21:43; 1 Pedro 2:9,10). Isso significa o cancelamento permanente e irrevogável da posição deles diante de Deus como nação e a transferência das promessas, dos privilégios e das responsabilidades da aliança para a igreja cristã.
- 14 tornaremos, pois, agora a violar os teus mandamentos, e a aparentar-nos com os povos que cometem estas abominações? Não estarias tu indignado contra nós até de todo nos consumires, de modo que não ficasse restante, nem quem escapasse? Esdras 9:14 20 Os restantes, ouvindo isso, temerão e nunca mais cometerão semelhante mal no meio de ti. Deuteronômio 19:20 43 Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos. Mateus 21:43 9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10 vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado. 1 Pedro 2:9,10
Paulo declara que, “ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, [somente] o remanescente [kataleimma] é que será salvo" (Romanos 9:27, ver com. ali). Nessa passagem, ele aplica o termo remanescente, ou “restante” (Isaías 10:22) aos judeus de sua época que individualmente haviam aceitado a Cristo como o Messias. No entanto, era na posição de membros da igreja cristã e não mais em sua condição de judeus que tinham direito a esse título. O apóstolo chama os cristãos judeus de “um remanescente segundo a [...] graça” (Romanos 11:5). Nos cap. 9 a 11 de Romanos, Paulo apresenta a igreja cristã como herdeira das promessas, dos privilégios e das responsabilidades da aliança eterna. Logo, ela é a sucessora do judaísmo, divinamente comissionada como detentora da verdade revelada de Deus, como representante corporativa de Seus propósitos na Terra e instrumento escolhido para proclamar o evangelho de salvação à humanidade (ver vol. 4, p. 21-23).
- 27 Também Isaías exclama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. Romanos 9:27 22 Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, só um resto dele voltará. Uma destruição está determinada, trasbordando de justiça. Isaías 10:22 5 Assim, pois, também no tempo presente ficou um remanescente segundo a eleição da graça. Romanos 11:5
Além de Romanos 9:27; Romanos 11:15; e Apocalipse 12:17, o termo remanescente no NT (Mateus 22:6; Apocalipse 11:13; Apocalipse 19:21) não se refere ao povo de Deus. No entanto, a expressão “o resto” (Apocalipse 3:2) vem de loipos, a mesma palavra traduzida por “restantes (Apocalipse 12:17).
- 27 Também Isaías exclama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. Romanos 9:27 15 Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos? Romanos 11:15 17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus. Apocalipse 12:17 6 e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. Mateus 22:6 13 E naquela hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram atemorizados, e deram glória ao Deus do céu. Apocalipse 11:13 21 E os demais foram mortos pela espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo; e todas as aves se fartaram das carnes deles. Apocalipse 19:21 2 Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus. Apocalipse 3:2
Alguns séculos depois de Cristo, a igreja vivenciou a grande apostasia papal. Por cerca de 1.260 anos, o poder papal obteve êxito em reprimir e espalhar os verdadeiros representantes de Deus na Terra (ver Nota Adicional a Daniel 7; ver com. de Daniel 7:25; Apocalipse 12:6). Por meio da Reforma do século 16 (ver com. de Apocalipse 12:15,16), Deus planejou mais uma vez conduzir um remanescente, tirando-o, dessa vez, da Babilônia mística. Vários grupos protestantes serviram como arautos da verdade designados pelo Céu, restaurando, ponto a ponto, as gloriosas verdades da salvação. Contudo, um grupo após o outro se satisfez com um conceito parcial da verdade, falhando em avançar a medida que aumentava a luz da Palavra de Deus. A cada recusa em prosseguir. Deus levantava outros para ser instrumentos escolhidos da proclamação de Sua verdade.
- 25 Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Daniel 7:25 6 E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias. Apocalipse 12:6 15 E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para fazer que ela fosse arrebatada pela corrente. 16 A terra, porém acudiu à mulher; e a terra abriu a boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca. Apocalipse 12:15,16
Por fim, com a passagem dos 1.260 anos de supremacia papal (ver com. de Apocalipse 12:6,14) e a chegada do "tempo do fim”, quando a última mensagem do Céu (Apocalipse 14:6-12) deve ser proclamada ao mundo (ver com. de Daniel 7:25; Daniel 11:35), Deus levantou outro remanescente, o mencionado em Apocalipse 12:17 (cf. Apocalipse 12:14-17). Esse é o remanescente de uma longa linhagem de grupos escolhidos por Deus, os quais sobreviveram aos ferozes ataques do dragão ao longo da história, em especial às trevas, à perseguição e aos erros cometidos durante os 1.260 anos (Apocalipse 12:6,14). Trata-se do último remanescente de Deus, uma vez que é nomeado arauto do último apelo do Senhor ao mundo, para que este aceite o dom gracioso da salvação (Apocalipse 14:6-12).
- 6 E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias. 14 E foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente. Apocalipse 12:6,14 6 E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, 7 dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. 8 Um segundo anjo o seguiu, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição. 9 Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, 10 também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. 11 A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome. 12 Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:6-12 25 Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Daniel 7:25 35 Alguns dos entendidos cairão para serem acrisolados, purificados e embranquecidos, até o fim do tempo; pois isso ainda será para o tempo determinado. Daniel 11:35 17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus. Apocalipse 12:17 14 E foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente. 15 E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para fazer que ela fosse arrebatada pela corrente. 16 A terra, porém acudiu à mulher; e a terra abriu a boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca. 17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus. Apocalipse 12:14-17
Desde os primórdios, os adventistas do sétimo dia têm proclamado as três mensagens angélicas (Apocalipse 14:6-12) como o último apelo de Deus para os pecadores aceitarem a Cristo e creem que seu movimento corresponde ao “remanescente" do Apocalipse. Nenhum outro grupo religioso proclama essa mensagem completa e nenhum outro apresenta as características citadas em Apocalipse 12:17. Logo, nenhum outro tem um motivo válido e bíblico para afirmar ser o remanescente.
- 6 E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, 7 dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. 8 Um segundo anjo o seguiu, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição. 9 Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, 10 também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. 11 A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome. 12 Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:6-12 17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus. Apocalipse 12:17
No entanto, os adventistas rejeitam enfática e inequivocamente qualquer pensamento de serem os únicos filhos de Deus e de terem lugar garantido no Céu. Creem que todos que adoram ao Senhor com sinceridade, isto é, nos termos de toda a vontade revelada que compreendem, são membros em potencial do último grupo remanescente mencionado em Apocalipse 12:17. Os adventistas creem ter a tarefa solene e o privilégio de tornar claras e persuasivas as verdades divinas distintivas a ponto de atrair todos os filhos de Deus a esse grupo profeticamente predito, que se prepara para o dia do Senhor.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
reino [...] Cristo
Apocalipse 12:10
A entronização de Cristo após a ascensão (Apocalipse 3:21; Apocalipse 5:1-14).
- 21 Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. Apocalipse 3:21 1 Vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, bem selado com sete selos. 2 Vi também um anjo forte, clamando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de romper os seus selos? 3 E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. 4 E eu chorava muito, porque não fora achado ninguém digno de abrir o livro nem de olhar para ele. 5 E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos. 6 Nisto vi, entre o trono e os quatro seres viventes, no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, enviados por toda a terra. 7 E veio e tomou o livro da destra do que estava assentado sobre o trono. 8 Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9 E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; 10 e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. 11 E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, 12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. 13 Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos: 14 e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram. Apocalipse 5:1-14
foi expulso o acusador
Apocalipse 12:10
Embora expulso do Céu no princípio, Satanás continuou ativo com suas acusações até a cruz (Jó 1:9-11). Agora elas não são mais levadas a sério ali (Romanos 8:35-39; Colossenses 2:15).
- 9 Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde? 10 Não o tens protegido de todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam na terra. 11 Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e ele blasfemará de ti na tua face! Jó 1:9-11 35 quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 8:35-39 15 e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz. Colossenses 2:15
Referências cruzadas
Apocalipse 12:10
Apocalipse 11:15; Zacarias 3:1.
- 15 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. Apocalipse 11:15 1 Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Zacarias 3:1
Satanás derrubado pela morte de Cristo
Apocalipse 12:10
A expulsão de Satanás como acusador dos irmãos no Céu foi realizada pela grande obra de Cristo em entregar Sua vida. Apesar da oposição persistente de Satanás, o plano de redenção estava sendo executado. O homem era considerado de valor suficiente para que Cristo sacrificasse Sua vida por ele. Satanás, sabendo que o império que ele usurpou seria no final arrancado dele, determinado a não poupar esforços para destruir o máximo possível das criaturas que Deus tinhacriado à Sua imagem. Ele odiava o homem porque Cristo havia manifestado por ele tal amor e piedade perdoadores, e ele agora se preparava para praticar sobre ele todas as espécies de engano pelas quais ele pudesse se perder; ele seguiu seu curso com mais energia por causa de sua própria condição desesperadora ( The Spirit of Prophecy 3: 194, 195 ).
Satanás foi arrancado das afeições do Universo
Apocalipse 12:10
Ver 2 Coríntios 5:19; Filipenses 2:6. Ao cumprir sua inimizade contra Cristo até que Ele foi pendurado na cruz do Calvário, com o corpo ferido, ferido e coração partido, Satanás se desenraizou completamente das afeições do universo. Viu-se então que Deus negou a Si mesmo em Seu Filho, se entregando pelos pecados do mundo, porque Ele amou a humanidade. O Criador foi revelado no Filho do Deus infinito. Aqui, a pergunta: "Pode haver abnegação para com Deus?" foi respondido para sempre. Cristo era Deus e condescendendo em se fazer carne, Ele assumiu a humanidade e tornou-se obediente até a morte, para que pudesse sofrer sacrifício infinito ( Manuscrito 50, 1900 ).
- 19 pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5:19 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, Filipenses 2:6
O poder de acusação de Satanás quebrado
Apocalipse 12:10
Ver João 3:14-17; Gálatas 6:14; Hebreus 9:22. Cristo na cruz, não apenas atrai os homens ao arrependimento para com Deus pela transgressão de Sua lei - por quem Deus perdoa Ele primeiro faz penitente - mas Cristo satisfez a justiça; Ele se ofereceu como expiação. Seu sangue jorrando, Seu corpo quebrado, satisfaz as reivindicações da lei quebrada, e assim Ele preenche o abismo que o pecado criou. Ele sofreu na carne para que com Seu corpo ferido e quebrado pudesse cobrir o pecador indefeso. A vitória obtida em Sua morte no Calvário quebrou para sempre o poder acusador de Satanás sobre o universo, e silenciou suas acusações de que a abnegação era impossível para Deus e, portanto, não essencial na família humana (Manuscrito 50, 1900 ).
- 14 E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15 para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:14-17 14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Gálatas 6:14 22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Hebreus 9:22
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 12:7-11
Os intentos do dragão foram infrutíferos contra a Igreja, e fatais para seus próprios interesses. A sede desta guerra era o céu; e a Igreja de Cristo, o reino do céu na terra. As partes eram Cristo, o granded Anjo do pacto e seus fiéis seguidores; e contra Ele Satanás e seus instrumentos. A força da Igreja está em ter ao Senhor Jesus como o Capitão da sua salvação.
A idolatria pagã, que era a adoração aos demônios, foi lançada do império pela difusão do cristianismo. A salvação e a força da Igreja só devem ser atribuídas ao Rei e Cabeça da Igreja. O Inimigo vencido odeia a presença de Deus, mas está disposto a comparecer para acusar o povo do Senhor. Guardemo-nos para não dar-lhe motivos de nos acusar; se pecarmos apresentemo-nos diante do Senhor, condenemo-nos a nós mesmos e encomendemos a nossa causa a Cristo como nosso Advogado.
Os servos de Deus vencem Satanás pelo sangue do Cordeiro; vencem pela Palavra de seu testemunho, pois a poderosa pregação do Evangelho é potente por meio de Deus, para derrubar fortalezas. Por sua coragem e paciência nos sofrimentos: eles não amaram tanto as suas vidas, mas renderam-nas pela causa de Cristo. Estes eram os guerreiros e as armas pelas quais o cristianismo destituiu o poder da idolatria pagã; se os cristãos continuassem pelejando com estas armas e com outras como estas, suas vitórias teriam sido muito mais numerosas e gloriosas, e seus efeitos mais duradouros.
Os redimidos venceram por sua simples confiança no sangue de Cristo, como a única base de suas esperanças. Neste aspecto também devemos ser como eles. Não devemos mesclar nada mais com isto.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 689

Testemunhos Seletos 2, Pág. 173

Conselhos para a Igreja, Pág. 180

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 322

Conselhos para a Igreja, Pág. 359

Jesus Meu Modelo, Pág. 369

O Grande Conflito, Pág. 520

Profetas e Reis, Pág. 585

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 761
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 15 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. Apocalipse 11:15 1 Depois destas coisas, ouvi no céu como que uma grande voz de uma imensa multidão, que dizia: Aleluia! A salvação e a glória e o poder pertencem ao nosso Deus; 2 porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. 3 E outra vez disseram: Aleluia. E a fumaça dela sobe pelos séculos dos séculos. 4 Então os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus que está assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia! 5 E saiu do trono uma voz, dizendo: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes. 6 Também ouvi uma voz como a de grande multidão, como a voz de muitas águas, e como a voz de fortes trovões, que dizia: Aleluia! porque já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso. 7 Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou, Apocalipse 19:1-7 11 Tua é, ó Senhor, a grandeza, e o poder, e a glória, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há no céu e na terra; teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos. 1 Crônicas 29:11 28 Porque o domínio é do Senhor, e ele reina sobre as nações. Salmos 22:28 6 O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Salmos 45:6 11 Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder, 12 para que façam saber aos filhos dos homens os teus feitos poderosos e a glória do esplendor do teu reino. 13 O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura por todas as gerações. Salmos 145:11-13 44 Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre. Daniel 2:44 10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; Mateus 6:10 2 Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; Lucas 11:2 26 Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações, Apocalipse 2:26 8 Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessão. 9 Tu os quebrarás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. 10 Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra. 11 Servi ao Senhor com temor, e regozijai-vos com tremor. 12 Beijai o Filho, para que não se ire, e pereçais no caminho; porque em breve se inflamará a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam. Salmos 2:8-12 5 O Senhor, à tua direita, quebrantará reis no dia da sua ira. 6 Julgará entre as nações; enchê-las-á de cadáveres; quebrantará os cabeças por toda a terra. Salmos 110:5,6 64 Repondeu-lhe Jesus: É como disseste; contudo vos digo que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. Mateus 26:64 18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Mateus 28:18 4 Em nome de nosso Senhor Jesus, congregados vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus, 1 Coríntios 5:4 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9 9 Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde? Jó 1:9 5 Estende agora a mão, e toca-lhe nos ossos e na carne, e ele blasfemará de ti na tua face! Jó 2:5 1 Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. 2 Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda! Não é este um tição tirado do fogo? Zacarias 3:1,2 31 Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Lucas 22:31 3 as mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem, Tito 2:3 10 e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro. Apocalipse 7:10 11 Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e ele blasfemará de ti na tua face! Jó 1:11 8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia Nào é Mais o Remanescente de Apocalipse 12:17?
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 689

Testemunhos Seletos 2, Pág. 173

Conselhos para a Igreja, Pág. 180

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 322

Conselhos para a Igreja, Pág. 359

Jesus Meu Modelo, Pág. 369

O Grande Conflito, Pág. 520

Profetas e Reis, Pág. 585

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 761