Comentário Bíblico
Adventista
Aboliu - (cba)
Efésios 2:15
Do gr. katargeõ, “cancelar ”, "tornar nula e sem efeito". Este verbo é utilizado em referência à figueira infrutífera que “ocupava inutilmente" {kalurgcõ) a terra (Lucas 13:7) e também para a incredulidade que "torna nula" a fidelidade de Deus (ver com. de Romanos 3:3).
- 7 Disse então ao viticultor: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; para que ocupa ela ainda a terra inutilmente? Lucas 13:7 3 Pois quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus? Romanos 3:3
Na Sua carne - (cba)
Efésios 2:15
Ou seja, no sacrifício de Seu corpo na cruz.
A inimizade (ARC) - (cba)
Efésios 2:15
Este termo pode ser considerado como estando em paralelo a “parede de separação" e a "lei (...] de ordenanças". O texto grego parece favorecer a primeira possibilidade, embora a última não seja impossível e poderia ser preferida devido ao contexto. Ambas as ideias não são incompatíveis. Cristo eliminou a inimizade ao abolir a "lei dos mandamentos na forma de ordenanças ”.
Lei dos mandamentos - (cba)
Efésios 2:15
Geralmente, considera-se que se refere à lei cerimonial. É verdade que a lei cerimonial chegou ao fim na cruz, mas se deve lembrar que o sistema cerimonial, como Deus o deu, não se destinava a criar a inimizade que Paulo descreve nesta passagem. Foram a interpretação que os judeus lhe acrescentaram, as adições que lhe fizeram e as atitudes exclusivistas e hostis que adotaram, como resultado, que se tornaram a base da hostilidade. Os regulamentos adicionais, juntamente com as interpretações envolvidas, serviram para modificar a força e a função dos mandamentos originais ou então para anulá-los. Qualquer gentio que desejasse participar da “comunidade de Israel (Efésios 2:12) era confrontado com um sistema intrincado de requisitos legais. É fácil compreender então porque o sistema se tornara pouco atrativo para o gentio, assim como o Deus que ele acreditava ser também o seu autor não lhe trazia nenhum apelo. O sistema judaico, portanto, era como uma barreira intransponível, um muro, que impedia que os gentios aceitassem a adoração do verdadeiro Deus. Os judeus odiavam e detestavam seus vizinhos gentios, e estes, por sua vez, odiavam e desprezavam seus vizinhos judeus.
Deus confiara aos judeus Seus oráculos (Romanos 3:2). Eles estavam no mundo como representantes oficiais da religião verdadeira. Até a I undação da igreja cristã, nenhum outro povo havia a quem Deus pudesse direcionar os candidatos à salvação. Ao se referir aos escribas e fariseus que “se assentaram" na "cadeira de Moisés ”, o próprio Jesus aconselhou ao povo: "Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem" (Mateus 23:2,3). Quando os judeus rejeitaram a Cristo, sua condição como representantes oficiais da religião verdadeira foi-lhes tirada e dada à igreja cristã (ver com. de Mateus 21:43). Após a crucifixão, não era mais necessário que o Filho de Deus Se engajasse no ritual do judaísmo (ver com. de Gálatas 2:16). No início, a distinção entre o cristianismo e o judaísmo não era compreendida claramente. Muitos judeus convertidos criam que o cristianismo era simplesmente o judaísmo ao qual tinha sido adicionada a crença em Jesus como Messias. Alegavam que os gentios deveriam ser circuncidados e se conformar com o sistema legal judaico, além de aceitar a Jesus Cristo. O concílio de Jerusalém foi convocado para resolver a questão (At 15) e decidiu contra as pretensões judaicas. No entanto, nem todos pareciam dispostos a aceitar as decisões do concílio. Desenvolveu-se um partido forte que continuava a insistir em que os gentios deveriam aceitar o judaísmo, juntamente com o cristianismo. Um grupo de fanáticos desse partido perturbou as igrejas da Galácia. o que fez com que o apóstolo Paulo escrevesse a epístola aos Galatas, na qual ele declara que o sistema do judaísmo se tornara obsoleto.
- 2 Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados os oráculos de Deus. Romanos 3:2 2 Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus. 3 Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam. Mateus 23:2,3 43 Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos. Mateus 21:43 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas 2:16
Essa mesma transição do judaísmo para o cristianismo é o tema de Paulo neste versículo. O judaísmo, com seu sistema intrincado de mandamentos e decretos, perdera sua eficácia. Ao aceitar a Cristo e tendo sido removida essa barreira, os gentios, que estavam “longe”, foram "aproximados”.
Porém, o término do sistema cerimonial judaico não significou a revogação de todas as leis que Deus havia dado aos judeus. A lei cerimonial, que apontava para Cristo, naturalmente, chegou ao fim quando Cristo cumpriu seus tipos. A lei civil judaica já havia se tornado sem efeito em grande parte com a perda da soberania nacional. Mas os preceitos morais, que são uma transcrição do caráter de Deus, são tão eternos quanto o é o próprio Senhor, e não podem ser revogados. Em todos os seus ensinos sobre o fim do sistema legal judaico, Paulo enfatizou que a lei moral não foi revogada (ver com. de Romanos 3:31). Falando do fim da circuncisão, Paulo teve o cuidado de acrescentar, “mas o que vale é guardar as ordenanças de Deus” (ver com. de 1 Coríntios 7:19; ver também com. de Gálatas 2:16).
- 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei. Romanos 3:31 19 A circuncisão nada é, e também a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus. 1 Coríntios 7:19 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas 2:16
Consistia (ARC) - (cba)
Efésios 2:15
Esta palavra foi acrescentada. mas a sentença pode ser traduzida como: "lei dos mandamentos, consistindo em decretos [ou expressa em decretos’]”.
Ordenanças - (cba)
Efésios 2:15
Do gr. dogmata, "decretos’, “mandamentos", “decretos-leis". A palavra é usada para o decreto da parte de César Augusto, “para que todo o mundo se alistasse" (Lucas 2:1, ARO e para os decretos de César em geral (Atos 17:7). Em Atos 16:4, dogmata descreve os decretos do concílio de Jerusalém. Aqui, dogmata descreve os decretos da lei judaica.
- 1 Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado. Lucas 2:1 7 os quais Jáson acolheu; e todos eles procedem contra os decretos de César, dizendo haver outro rei, que é Jesus. Atos 17:7 4 Quando iam passando pelas cidades, entregavam aos irmãos, para serem observadas, as decisões que haviam sido tomadas pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém. Atos 16:4
Para que [...] criasse - (cba)
Efésios 2:15
Do gr. ktizõ, “criar". Ver Efésios 2:10.
Dos dois - (cba)
Efésios 2:15
Literalmente, “um dos dois”, isto é, judeus e gentios.
Um novo homem - (cba)
Efésios 2:15
Isto significa mais do que a harmonia estabelecida entre eles. O adjetivo gr. kainós, usado aqui, significa novo em qualidade e não em tempo. Trata-se de uma nova pessoa, de qualidade diferente de qualquer dos dois elementos que a compõem (cf. com. de Efésios 4:24).
Fazendo a paz - (cba)
Efésios 2:15
Estas palavras explicam a frase: “Ele é a nossa paz ”, de Efésios 2:14.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Efésios 2:14-15
Veja Mateus 27:51.
As cerimônias terminam na cruz
Efésios 2:14-16
Ver Colossenses 2:14-17; Atos 15:1,5. As cerimônias relacionadas com os serviços do templo, prefigurando Cristo em tipos e sombras, foram retiradas no momento da crucificação, porque noO tipo cruzado encontrou o antítipo na morte da oferta verdadeira e perfeita, o Cordeiro de Deus ( Manuscrito 72, 1901 ).
- 14 e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; 15 e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz. 16 Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, 17 que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo. Colossenses 2:14-17 1 Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos. 5 Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés. Atos 15:1,5
Cristo, não a lei, crucificado
Efésios 2:14-16
Ver Romanos 3:31. A lei dos dez mandamentos vive e viverá por toda a eternidade. A necessidade do serviço de sacrifícios e ofertas cessou quando o tipo encontrou o antítipo na morte de Cristo. Nele a sombra alcançou a substância. O Cordeiro de Deus era a oferta completa e perfeita.
A lei de Deus manterá seu caráter exaltado enquanto durar o trono de Jeová. Esta lei é a expressão do caráter de Deus ... Tipos e sombras, ofertas e sacrifícios não tinham nenhuma virtude depois da morte de Cristo na cruz; mas a lei de Deus não foi crucificada com Cristo. Se assim fosse, Satanás teria ganho tudo o que tentou ganhar no céu. Por essa tentativa, ele foi expulso das cortes celestiais. Ele caiu, levando consigo os anjos que havia enganado. E hoje ele está enganando os seres humanos em relação à lei de Deus ( Manuscrito 167, 1898 ).
Uma mentira infame de Satanás
Efésios 2:14-16
Ver 1 João 3:4. Deus não fez o sacrifício infinito de dar Seu Filho unigênito ao nosso mundo, para assegurar ao homem o privilégio de quebrar os mandamentos de Deus nesta vida e na futura vida eterna. Esta é uma mentira infame originada por Satanás, que deve aparecer em seu caráter falso e enganoso. Esta lei que Satanás deseja tanto considerar nula e sem efeito, é o grande padrão moral de justiça. Qualquer violação dele é um ato de transgressão contra Deus e será punido com a penalidade da lei divina. Para todos os habitantes do mundo que anulam a lei de Jeová e continuam a viver em transgressão, a morte certamente virá ( Manuscrito 72, 1901 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Efésios 2:14-18
Cristo fez a paz por meio de seu próprio sacrifício. Em todos os sentidos, Cristo é a paz de cada um de nós, o autor, o centro e a essência da paz que cada um de nós tem com Deus, e de sua união com os crentes judeus em uma Igreja. Através da pessoa de Cristo, de seu sacrifício e de sua mediação, é permitido aos pecadores que aproximemse de Deus Pai, e são levados com aceitação à sua presença, com sua adoração e com o seu serviço, sob o ensino do Espírito Santo, como sendo um com o Pai e com o Filho. Cristo adquiriu a permissão para que nós possamos ir a Deus; e o Espírito nos dá o coração para que vamos, e a força para irmos e, a seguir, a graça para que sirvamos a Deus de modo aceitável.
|
- Análise em Cadeia 22 agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis, Colossenses 1:22 19 Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, 20 pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, 21 e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Hebreus 10:19-22 10 Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. Gálatas 3:10 14 e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; 20 Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, Colossenses 2:14,20 16 que não foi feito conforme a lei de um mandamento carnal, mas segundo o poder duma vida indissolúvel. Hebreus 7:16 13 Dizendo: Novo pacto, ele tornou antiquado o primeiro. E o que se torna antiquado e envelhece, perto está de desaparecer. Hebreus 8:13 9 que é uma parábola para o tempo presente, conforme a qual se oferecem tando dons como sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que presta o culto; 10 sendo somente, no tocante a comidas, e bebidas, e várias abluções, umas ordenanças da carne, impostas até um tempo de reforma. 23 Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que estão no céu fossem purificadas com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes. Hebreus 9:9,10,23 1 Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus. 2 Doutra maneira, não teriam deixado de ser oferecidos? pois tendo sido uma vez purificados os que prestavam o culto, nunca mais teriam consciência de pecado. 3 Mas nesses sacrifícios cada ano se faz recordação dos pecados, 4 porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados. 5 Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste; 6 não te deleitaste em holocaustos e oblações pelo pecado. 7 Então eu disse: Eis-me aqui (no rol do livro está escrito de mim) para fazer, ó Deus, a tua vontade. 8 Tendo dito acima: Sacrifício e ofertas e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem neles te deleitaste (os quais se oferecem segundo a lei); 9 agora disse: Eis-me aqui para fazer a tua vontade. Ele tira o primeiro, para estabelecer o segundo. 10 É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre. Hebreus 10:1-10 16 do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor. Efésios 4:16 17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17 15 Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser uma nova criatura. Gálatas 6:15 10 e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Colossenses 3:10 16 e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade; Efésios 2:16 21 A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, Colossenses 1:21 28 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10 10 e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 11 onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas Cristo é tudo em todos. Colossenses 3:10,11 28 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Isaías 9:6 14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, Efésios 2:14 15 E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. Colossenses 3:15