Comentário Bíblico
Adventista
Portanto - (cba)
Romanos 2:1
Ou, “por causa disso”. A referencia pode ser tanto ao juízo em Romanos 1:32 (“são passíveis de morte os que tais coisas praticam”) como ao pensamento fundamental de toda a seção de Romanos 1:18-32. Paulo prossegue em seu argumento de que há uma necessidade universal do poder salvífico contido na revelação da justiça de Deus pela fé (Romanos 2:16,17). Ele ja havia traçado o curso descendente do ser humano a partir da primeira rejeição voluntária do conhecimento de Deus em todas as etapas da idolatria e do vício. Finalmente, em Romanos 1:32, ele descreve que a última etapa da degradação humana, em que os homens não só perderam toda virtude, em si, mas chegaram ao extremo de aprovar o vício dos outros. Eles mantêm apenas a consciência de sua culpa e miséria, pois conhecem a sentença justa de Deus, que é pronunciada contra os que praticam essas coisas.
- 32 os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam. Romanos 1:32 18 Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. 19 Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. 20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; 21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. 22 Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, 23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. 24 Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; 25 pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. 26 Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; 27 semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro. 28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; 29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; 30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais; 31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; 32 os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam. Romanos 1:18-32 16 no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho. 17 Mas se tu és chamado judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; Romanos 2:16,17
Paulo, então, passa a explicar que os judeus não são menos culpados que os gentios e que também eles precisam das provisões do mesmo plano de salvação. Mostra que os judeus foram abençoados com mais luz do que os gentios e, ainda assim, praticaram as mesmas coisas. Grande parte do que foi dito sobre os gentios em Romanos 1:18-32 também se aplica aos judeus, pois eles também pecaram contra o conhecimento e a consciência.
Es indesculpável - (cba)
Romanos 2:1
Os judeus eram rápidos em condenar os gentios, mas, tendo em vista que, por séculos, os judeus foram tão favorecidos com maior luz que os gentios, eles eram indesculpáveis por cometer os mesmos pecados.
Julgas - (cba)
Romanos 2:1
Do gr. krinõ. Esta palavra não significa só “condenar”, mas também, “separar”, “distinguir”, “selecionar”, “mostrar preferência por”, “determinar”, “aprovar”, “pronunciar juízo” e, quando o contexto exige, “condenar”. Neste caso, o contexto de Romanos 2:1-3 indica o sentido de condenar.
Quem quer que sejas - (cba)
Romanos 2:1
Paulo começa sua discussão sobre o fracasso dos judeus em alcançar a justiça de Deus com uma declaração aplicável a todos. Ele começa sua discussão sobre o fracasso dos gentios com uma declaração semelhante (Romanos 1:18). Talvez essa seja uma prova da habilidade do apóstolo em argumentar. Se Paulo os tivesse nomeado na primeira frase, poderia ter despertado imediata oposição dos judeus. Ao contrário, Paulo escolhe abordar o assunto de forma gradual e em termos gerais. Então, depois de ter apresentado provas, ele faz a aplicação específica aos judeus (Romanos 2:17).
- 18 Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. Romanos 1:18 17 Mas se tu és chamado judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; Romanos 2:17
Condenas - (cba)
Romanos 2:1
Do gr. katakrinõ, forma do verbo “julgar”, que significa condenação. O argumento de Paulo é semelhante ao do profeta Natã ao falar com o rei Davi (2 Samuel 12:5-7). Paulo disse aos judeus que até o próprio ato de se assentar em juízo contra seus semelhantes os faz pronunciar uma sentença contra si mesmos. Eles apontam como criminosos os atos dos quais eles mesmos são culpados.
Praticas - (cba)
Romanos 2:1
Do gr. prassõ, palavra que denota prática habitual ou costumeira.
Um exemplo de judeus que condenavam a imoralidade dos pagãos e exaltavam a própria pureza é encontrado na Carta de Aristeu: “Pois a maioria dos outros homens se contamina por relações promíscuas, praticando, assim, grande iniquidade, e países e cidades inteiras se orgulham desses vícios. Pois eles mantêm relações sexuais não só com homens, mas contaminam as próprias mães e até mesmo as filhas. Mas nós nos temos conservado afastados desses pecados” (citado de R. H. Charles, The Apocrypha and Pseudepigrapha of The Old Testament in English, vol. 2, p. 109). O fato de que as condições morais entre os judeus não eram tão ideais como é indicado aqui é evidente pelas referências incidentais nos escritos rabínicos aos vícios antinaturais praticados entre os judeus, bem como pelos regulamentos de prevenção nas leis rabínicas sobre esses vícios. A situação real, provavelmente, seja refletida com exatidão razoável nos “Testamentos dos Doze Patriarcas” (ver R. H. Charles, The Apocrypha e Pseudepigrapha, vol. 2), um trabalho pseudoepigráfico judaico do início do 2° século a.C.: “E, na sétima semana, se tornarão sacerdotes [aqueles que sãoj idólatras, adúlteros, amantes do dinheiro, soberbos, sem lei, lascivos, abusadores de crianças e de animais” (O Testamento de Levi 17:11). “Essas coisas vos digo, meus filhos, porque tenho lido nos escritos de Enoque que vós, aqui, também, vos afastareis do Senhor, andando de acordo com toda a ilegalidade dos gentios, e agireis de acordo com toda a maldade de Sodoma” (O Testamento de Naftali 4:1).
Uma questão comumente observada: aqueles que são rápidos em criticar e acusar os outros são culpados dos mesmos crimes. As vezes, as pessoas são particularmente zelosas na oposição a esses delitos que eles mesmos praticam secretamente. O exemplo clássico disso é a hipocrisia degradante revelada pelos piedosos acusadores da mulher apanhada em adultério. “Esses pretensos guardas da justiça haviam, eles próprios, induzido a vítima ao pecado” (DTN, 461). Davi prontamente condenou a suposta injustiça relatada por Natã (2 Samuel 12:1-6).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 2:1-16
Os judeus acreditavam ser um povo santo, merecedores de seus privilégios por direito próprio, ainda que fossem ingratos, rebeldes e injustos, mas todos os que agem assim, em toda nação, época e classe social, devem ser lembrados de que o juízo de Deus será de acordo com o verdadeiro caráter deles. O caso é tão claro que podemos apelar aos pensamentos próprios do pecador. Em todo pecado voluntário há desprezo para com a bondade de Deus. Mesmo que as ramificações da desobediência do homem sejam muito variadas, todas brotam da mesma raiz. No real arrependimento deve existir ódio pela pecaminosidade anterior, por causa da transformação realizada no estado da mente, que a dispõe a escolher o bem e a rejeitar o mal. Também mostra um sentimento de infelicidade interior. A grande mudança produzida pelo arrependimento é a conversão, e esta é necessária para todo ser humano. A ruína dos pecadores é que eles caminham após um coração duro e impenitente. Suas obras pecaminosas são expressas por estas fortes palavras: "entesouras ira para ti no dia da ira".
Observe a total exigência da lei na descrição do homem justo. Ela exige que os motivos sejam puros, e rejeita todas as ocasiões motivadas pela ambição ou por fins terrenos. Na descrição do injusto, o espírito contencioso apresenta-se como o princípio de todo o mal. A vontade humana está em inimizade com Deus. Até os gentios que não tinham a lei escrita, tinham dentro de si o que os dirigia quanto ao que deveriam fazer pela luz da natureza. A consciência é uma testemunha que mais cedo ou mais tarde falará. Ao obedecer ou desobedecer estas leis naturais e as suas ordenanças, as consciências deles os exoneravam ou os condenavam. Nada causa mais terror aos pecadores e mais consolo aos santos, do que o fato de Cristo ser o Juiz. Os favores feitos secretamente serão recompensados, então os pecados secretos serão castigados, e trazidos à luz.
- Veja também Uma advertência desatendida 2:1
Testemunhos Seletos 3, Pág. 162
Auxílio na Vida Diária 2:1A Ciência do Bom Viver, Pág. 479
Em Contato com os Outros 2:1A Ciência do Bom Viver, Pág. 484
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- Análise em Cadeia 18 Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. 19 Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. 20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; Romanos 1:18-20 3 E tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? Romanos 2:3 20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Romanos 9:20 16 Pois, como sabes tu, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, como sabes tu, ó marido, se salvarás tua mulher? 1 Coríntios 7:16 20 Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril? Tiago 2:20 26 Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão? 27 E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, julgará a ti, que com a letra e a circuncisão és transgressor da lei. Romanos 2:26,27 5 Então a ira de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem; e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso. 6 Pela cordeira restituirá o quádruplo, porque fez tal coisa, e não teve compaixão. 7 Então disse Natã a Davi: Esse homem és tu! Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, livrei-te da mão de Saul, 2 Samuel 12:5-7 16 Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitares os meus estatutos, e em tomares o meu pacto na tua boca, 17 visto que aborreces a correção, e lanças as minhas palavras para trás de ti? 18 Quando vês um ladrão, tu te comprazes nele; e tens parte com os adúlteros. 19 Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua trama enganos. 20 Tu te sentas a falar contra teu irmão; difamas o filho de tua mãe. Salmos 50:16-20 1 Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. 3 E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? 5 Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão. Mateus 7:1-5 29 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, 30 e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido cúmplices no derramar o sangue dos profetas. 31 Assim, vós testemunhais contra vós mesmos que sois filhos daqueles que mataram os profetas. Mateus 23:29-31 37 Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Lucas 6:37 22 Disse-lhe o Senhor: Servo mau! pela tua boca te julgarei; sabias que eu sou homem severo, que tomo o que não pus, e ceifo o que não semeei; Lucas 19:22 7 Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse- lhes: Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra. 8 E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. 9 Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé. João 8:7-9 11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. Tiago 4:11 3 E tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? 21 tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? 22 Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adultéras? Tu, que abominas os ídolos, roubas os templos? 23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Romanos 2:3,21-23 20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; Romanos 1:20 14 Mas ele lhe respondeu: Homem, quem me constituiu a mim juiz ou repartidor entre vós? Lucas 12:14 22 A fé que tens, guarda-a contigo mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Romanos 14:22