Comentário Bíblico
Adventista
Coluna no santuário - (cba)
Apocalipse 3:12
Uma "coluna” metafórica faria parte de um “templo” metafórico. No NT, a palavra traduzida por “templo” (naos), em geral, se refere ao interior do santuário, os lugares santo e santíssimo, não a todo o complexo de construções que formava o templo antigo. Logo, esta promessa significa que o vencedor terá um lugar permanente e importante na presença de Deus (sobre a metáfora “coluna”, ver Gálatas 2:9; 1 Timóteo 3:15).
- 9 e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; Gálatas 2:9 15 para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade. 1 Timóteo 3:15
Jamais sairá - (cba)
Apocalipse 3:12
Isto é, será permanente. Em harmonia com a figura, sair representaria deixar a presença de Deus de maneira deliberada, como o fez Lúcifer (PP, 37). Uma promessa como esta só poderia ser feita àqueles que vencessem permanentemente. Nesta vida, a possibilidade de sair permanece, mas, na vida futura, ninguém escolherá sair.
Nome do Meu Deus - (cba)
Apocalipse 3:12
Ver com. de Atos 3:16; Apocalipse 2:3; Apocalipse 2:17; Apocalipse 14:1; Apocalipse 22:4. Esta expressão dá continuidade à figura de linguagem introduzida por “coluna”; portanto, também pode ser interpretada de maneira figurada. Assim como "nome” indica personalidade e caráter, a promessa feita se refere à impressão permanente do caráter de Deus sobre os vencedores. Então, a imagem do Criador estará plenamente restaurada neles. Esta figura de linguagem também pode sugerir que os santos vitoriosos serão completamente do Senhor, conforme atesta Seu nome, ou sinal de propriedade, fixado sobre eles.
- 16 E pela fé em seu nome fez o seu nome fortalecer a este homem que vedes e conheceis; sim, a fé, que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde. Atos 3:16 3 e tens perseverança e por amor do meu nome sofreste, e não desfaleceste. Apocalipse 2:3 17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. Apocalipse 2:17 1 E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o nome dele e o nome de seu Pai. Apocalipse 14:1 4 e verão a sua face; e nas suas frontes estará o seu nome. Apocalipse 22:4
Nome da cidade - (cba)
Apocalipse 3:12
A coluna não tem só o nome divino inscrito sobre ela, mas também o nome da nova Jerusalém. Isso significa que o cristão vitorioso é cidadão da nova Jerusalém e tem o direito de morar ali (Atos 22:14).
Nova Jerusalém - (cba)
Apocalipse 3:12
Não é “nova” no sentido de ser uma réplica da cidade literal com o mesmo nome, mas o contraste celestial de sua correspondente terrena. A antiga Jerusalém deveria ter se tornado uma metrópole nesta Terra e perdurado para sempre. Todavia, por sua falha em cumprir o plano designado, esse papel será concedido à nova Jerusalém. A expressão “nova Jerusalém” só ocorre no Apocalipse, mas o conceito é anterior (ver Gálatas 4:26; Hebreus 12:22; sobre o significado de “Jerusalém”, ver com. de Josué 10:1).
- 26 Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é nossa mãe. Gálatas 4:26 22 Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos; Hebreus 12:22 1 Quando Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, ouviu que Josué tomara a Ai, e a destruíra totalmente (pois este fizera a Ai e ao seu rei como tinha feito a Jericó e ao seu rei), e que os moradores de Gibeão tinham feito paz com os israelitas, e estavam no meio deles, Josué 10:1
Desce - (cba)
Apocalipse 3:12
Ver com. de Apocalipse 21:2.
Meu novo nome - (cba)
Apocalipse 3:12
O terceiro nome escrito na coluna simbólica é o do próprio Cristo. Ele faz a mediação do processo de entrega do caráter divino ao vencedor, representado pelo nome (ver com. de Atos 3:16). Somente porque Deus Se fez homem em Jesus Cristo é que o ser humano pode ser restaurado à imagem divina. Isso ocorre por intermédio do dom da vida e do caráter de Cristo, concedido ao crente (ver Gálatas 2:20; DTN, 388). Receber o nome de Cristo é ser confirmado como propriedade d Ele (ver com. de 2 Coríntios 1:22).
- 16 E pela fé em seu nome fez o seu nome fortalecer a este homem que vedes e conheceis; sim, a fé, que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde. Atos 3:16 20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20 22 o qual também nos selou e nos deu como penhor o Espírito em nossos corações. 2 Coríntios 1:22
Nota Adicional a Apocalipse 3 - (cba)
Apocalipse 3:1-22
O tom grave e inflexível da mensagem a Laodiceia tem levado alguns a concluir que não há esperança para os cristãos desta igreja, exceto se eles se mudarem para a igreja de Filadélfia. Tal conclusão, porém, não está de acordo com o contexto, nem com princípios confiáveis de interpretação (ver com. de Apocalipse 1:11). Deve-se observar que:
1. Essa proposta presume que a igreja de Filadélfia existe simultaneamente à igreja de Laodiceia. No entanto, se há motivos para presumir que Filadélfia existe simultaneamente à de Laodiceia, as mesmas razões existiriam para presumir o mesmo em relação a todas as outras igrejas. Se fosse possível migrar espiritualmente de Laodiceia para Filadélfia, não haveria justificativa válida para não ser igualmente possível e desejável migrar de Laodiceia para Efeso, por exemplo, ou de Sardes para Esmirna. Além disso, se dois ou mais períodos coexistirem, quebra-se o padrão consecutivo, as mensagens individuais deixam de ter qualquer relação cronológica específica com a história, e não haveria motivo válido para presumir que a mensagem a Laodiceia é de importância particular para este tempo, mais do que para qualquer outro.
A mensagem a qualquer uma das sete igrejas se aplica especificamente à igreja cristã de determinado período da história. Isso se baseia na ideia de que elas representam sete períodos consecutivos da era cristã e que cada mensagem tem uma aplicação única para apenas uma época. Somente assim os cristãos de determinada era podem ser considerados pertencentes a uma igreja em particular e, dessa forma, a mensagem de Laodiceia pode ser aplicada especificamente à igreja de nossos dias. Portanto, quando as sete igrejas são compreendidas de maneira cronológica, aplicáveis a períodos específicos da história, os cristãos de uma época não podem migrar espiritualmente para outra.
2. A proposta de que os Iaodicenses devem deixar sua igreja e ir para Filadélfia a fim de se salvarem apoia-se na premissa de que cada igreja representa um estado espiritual específico. De fato, cada uma das sete tem problemas próprios, e as advertências, as promessas e os conselhos direcionados a cada uma delas são apropriados. Também é verdade que algumas das igrejas refletem uma condição espiritual mais desejável do que outras.
É apropriado que o cristão fiel de qualquer período da história cristã aspire a refletir as características desejáveis de todas as igrejas e se torne um candidato a receber suas promessas. Da mesma maneira, deve evitar as características indesejáveis e dar ouvidos às advertências feitas. No entanto, quando analisadas sob essa perspectiva, as mensagens têm natureza atemporal, e o leitor zeloso as aplica à própria experiência com base em suas necessidades pessoais, não na época em que vive. Não há necessidade de uma transferência figurada de uma igreja para outra.
3. De modo geral, são proferidas palavras de elogio a todas as igrejas, com exceção de Sardes e Laodiceia; e há palavras de repreensão para cada uma, exceto a Esmirna e Filadélfia; e há promessas a todas as sete. Portanto, as igrejas tinham tanto membros desejáveis quanto indesejáveis. Porém, em nenhuma ocasião. Cristo aconselha os membros leais de uma suposta igreja desleal a fazer uma transferência espiritual e passar a ser membros de outra, cuja condição espiritual parece preferível. Se Sua intenção fosse essa, poderíamos esperar um chamado aberto para a saída de Sardes ou de Laodiceia, por exemplo, semelhante ao chamado para sair de Babilônia (Apocalipse 18:4). Contudo, o profeta não registra um convite como esse em relação a Laodiceia, nem a qualquer das outras igrejas. Em cada um dos casos, o remédio para o mal generalizado é simples, porém enfático: ‘‘arrepende-te". Os cristãos leais da "igreja" de Efeso, que caíram e abandonaram o “primeiro amor”, não foram aconselhados a migrar para Esmirna (ver Apocalipse 2:4,5). Os do período de Pérgamo, que deram espaço para as doutrinas de Balaão e dos nicolaítas (Apocalipse 3:14,15), não foram aconselhados a passar a ser membros de Efeso ou Esmirna. A igreja de Sardes estava praticamente morta (Apocalipse 3:2), mas seus membros fiéis não foram instruídos a mudar para Filadélfia. Da mesma forma, os cristãos fiéis do período de Laodiceia não receberam orientação de ir para Filadélfia, pelo menos não da parte de Cristo, a Testemunha Verdadeira. Eles são, sim, ordenados a se arrepender e a encontrar em Cristo o remédio para seus defeitos de caráter (Apocalipse 3:18-20).
- 4 Ouvi outra voz do céu dizer: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Apocalipse 18:4 4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. 5 Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres. Apocalipse 2:4,5 14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o pricípio da criação de Deus: 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Apocalipse 3:14,15 2 Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus. Apocalipse 3:2 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:18-20
A ideia de que o cristão tem chances de se salvar por meio do mecanismo de escape, de migração espiritual, e de exercer uma forma de justiça que presume ser superior à de outro cristão está em clara desarmonia com os ensinos do Senhor (cf. Lucas 18:9-14). Na parábola do joio e do trigo (Mateus 13:24-30; Mateus 13:37-43), o dono do campo ordenou que deixassem ambos crescerem “juntos até a colheita” (Mateus 13:30). O joio não deveria ser arrancado por mãos humanas, nem o trigo transplantado para outro campo. Somente quando os anjos ceifadores reunirem o trigo dentro do celeiro do Senhor e queimarem o joio é que haverá separação entre justos e ímpios (ver Mateus 13:30,39,40,41,42).
- 9 Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano. 11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 13 Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, o pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 18:9-14 24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; 25 mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. 26 Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio. 27 Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? 28 Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? 29 Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo. 30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. Mateus 13:24-30 37 E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem; 38 o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o o joio são os filhos do maligno; 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. 40 Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. 41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, 42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça. Mateus 13:37-43 30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. Mateus 13:30 30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. 40 Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. 41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, 42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Mateus 13:30,39,40,41,42
Os membros da antiga igreja de Laodiceia não melhorariam sua condição espiritual e mudando-se para a cidade de Filadélfia. O propósito divino para a igreja laodicense não inclui um plano de migração espiritual para uma das outras igrejas apocalípticas. Deus deseja uma transformação radical do coração e da vida (ver com. de Apocalipse 3:18-20). Qualquer outra solução proposta para os males de Laodiceia só serve para transformar a pessoa em hipócrita.
4. É verdade que nenhuma outra igreja recebe repreensão tão severa quanto a de Laodiceia, como também é verdade que nenhuma outra tem evidência mais clara do amor de Cristo, da íntima comunhão com Ele, nem recompensa mais gloriosa (Apocalipse 3:19-21). A mensagem a Laodiceia não é de rejeição incondicional, nem a dirigida às demais igrejas. Se a pobreza espiritual dos laodicenses estivesse além da possibilidade de redenção, eles não receberiam a oferta de “ouro" por parte da Testemunha Verdadeira. Caso seu problema de visão espiritual fosse irremediável, não teriam à disposição o “colírio" celestial. Caso sua “nudez” ultrapassasse qualquer esperança. Cristo não lhes ofereceria as próprias “vestiduras brancas” (ver com. de Apocalipse 3:17,18).
- 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. 21 Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. Apocalipse 3:19-21 17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Apocalipse 3:17,18
Com certeza, há vencedores em Laodiceia (Apocalipse 3:21), assim como em todos os outros períodos da história da igreja. E são esses vencedores, em Laodiceia, que recebem a promessa de se assentar com Cristo em Seu trono.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
coluna no templo
Apocalipse 3:12
O fraco (Apocalipse 3:8; ) se torna forte e vitalmente útil.
nova Jerusalém
Apocalipse 3:12
Ver Apocalipse 21:2; Apocalipse:21:9-22:5). O vencedor será colocado no centro do governo do universo.
Referências cruzadas
Apocalipse 3:12
1 Reis 7:21; Salmos 23:6; Apocalipse 14:1; Apocalipse 22:4; Hebreus 12:22; Apocalipse 21:2; Apocalipse 2:17.
- 21 Depois levantou as colunas no pórtico do templo; levantando a coluna direita, pôs-lhe o nome de Jaquim; e levantando a caluna esquerda, pôs-lhe o nome de Boaz. 1 Reis 7:21 6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias. Salmos 23:6 1 E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o nome dele e o nome de seu Pai. Apocalipse 14:1 4 e verão a sua face; e nas suas frontes estará o seu nome. Apocalipse 22:4 22 Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos; Hebreus 12:22 2 E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. Apocalipse 21:2 17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. Apocalipse 2:17
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 3:7-13
O próprio Senhor Jesus tem a chave do governo e da autoridade na Igreja e sobre ela. Abre uma porta de oportunidade às suas igrejas; abre uma porta de pregação aos seus ministros; abre uma porta de entrada, abre o coração. Ele fecha a porta do céu ao néscio que dorme no dia da graça, e aos que cometem iniquidades por serem vãos e confiados.
Elogia a igreja de Filadélfia, mas com uma suave reprovação. Mesmo que Cristo aceite um pouco de vigor, contudo os crentes não devem ficar satisfeitos com um pouco, mas devem esforçar-se para crescer em graça, para ser fortes na fé dando glória a Deus. Cristo pode mostrar esse favor ao seu povo, de modo que seus inimigos se vejam forçados a reconhecê-lo. Pela graça de Jesus isto abrandará os seus inimigos, dando-lhes o desejo de ser admitidos à comunhão com o seu povo. Cristo promete preservar a graça em épocas de maior prova, como prêmio pela fidelidade passada: ao que tem lhe será dado. Aqueles que sustentam o Evangelho em épocas de paz. serão sustentados por Cristo na hora de tentação, e a mesma graça divina que os tem jeito frutificar em tempos de paz os fará fiéis em tempos de perseguição.
Cristo promete uma gloriosa recompensa ao crente vitorioso. Este será uma coluna monumental no templo de Deus; um monumento à poderosa graça de Deus; um monumento que nunca será eliminado nem arrebatado. sobre esta coluna será escrito o novo nome de Cristo, por isto se manifestará sob o crente que lutou a boa batalha e saiu vitorioso.
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também Vencendo por meio de Cristo, 8 de Agosto 3:12
Cristo Triunfante, Pág. 248
Coluna no templo de Deus, 23 de Dezembro 3:12E Recebereis Poder, Pág. 366
Colunas no templo de Deus, 29 de Dezembro 3:12Filhos e Filhas de Deus, Pág. 370
Uma Experiência Mais Alta 3:12A Ciência do Bom Viver, Pág. 515
A Lei do Novo Reino 3:21,12O Desejado de Todas as Nações, Pág. 549
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- Análise em Cadeia 7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. Apocalipse 2:7 14 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis. Apocalipse 17:14 13 Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque vencestes o Maligno. 14 Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno. 1 João 2:13,14 4 Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. 1 João 4:4 21 Depois levantou as colunas no pórtico do templo; levantando a coluna direita, pôs-lhe o nome de Jaquim; e levantando a caluna esquerda, pôs-lhe o nome de Boaz. 1 Reis 7:21 18 Eis que hoje te ponho como cidade fortificada, e como coluna de ferro e muros de bronze contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra. Jeremias 1:18 9 e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; Gálatas 2:9 17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. Apocalipse 2:17 1 E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o nome dele e o nome de seu Pai. Apocalipse 14:1 4 e verão a sua face; e nas suas frontes estará o seu nome. Apocalipse 22:4 2 E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. 10 E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou- me a santa cidade de Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, 11 tendo a glória de Deus; e o seu brilho era semelhante a uma pedra preciosíssima, como se fosse jaspe cristalino; 12 e tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. 13 Ao oriente havia três portas, ao norte três portas, ao sul três portas, e ao ocidente três portas. 14 O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. 15 E aquele que falava comigo tinha por medida uma cana de ouro, para medir a cidade, as suas portas e o seu muro. 16 A cidade era quadrangular; e o seu comprimento era igual à sua largura. E mediu a cidade com a cana e tinha ela doze mil estádios; e o seu cumprimento, largura e altura eram iguais. 17 Também mediu o seu muro, e era de cento e quarenta e quatro côvados, segundo a medida de homem, isto é, de anjo. 18 O muro era construído de jaspe, e a cidade era de ouro puro, semelhante a vidro límpido. 19 Os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento era de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda; 20 o quinto, de sardônica; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; o duodécimo, de ametista. 21 As doze portas eram doze pérolas: cada uma das portas era de uma só pérola; e a praça da cidade era de ouro puro, transparente como vidro. 22 Nela não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. 23 A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porém a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. 24 As nações andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória. 25 As suas portas não se fecharão de dia, e noite ali não haverá; 26 e a ela trarão a glória e a honra das nações. 27 E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21:2,10-27 8 Como temos ouvido, assim vimos na cidade do Senhor dos exércitos, na cidade do nosso Deus; Deus a estabelece para sempre. Salmos 48:8 3 Coisas gloriosas se dizem de ti, ó cidade de Deus. Salmos 87:3 26 Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é nossa mãe. 27 Pois está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque mais são os filhos da desolada do que os da que tem marido. Gálatas 4:26,27 22 Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos; Hebreus 12:22 4 e verão a sua face; e nas suas frontes estará o seu nome. Apocalipse 22:4 15 E deixareis o vosso nome para maldição aos meus escolhidos; e vos matará o Senhor Deus, mas a seus servos chamará por outro nome. Isaías 65:15 15 do qual toda família nos céus e na terra toma o nome, Efésios 3:15 5 O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Apocalipse 3:5 35 Dezoito mil côvados terá ao redor; e o nome da cidade desde aquele dia será Jeová-Samá. Ezequiel 48:35 14 Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a vindoura. Hebreus 13:14 2 E as nações verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do Senhor designará. Isaías 62:2
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