Comentário Bíblico
Adventista
Anjo - (cba)
Apocalipse 3:14
Ver com. de Apocalipse 1:20.
Em Laodiceia - (cba)
Apocalipse 3:14
Evidências textuais apoiam esta variante. O nome "Laodiceia” é definido como "julgando o povo” ou “um povo julgado”. A segunda opção parece preferível neste caso. O caminho mais curto de Filadélfia para a cidade de Laodiceia é de cerca de 80 km. Esta foi fundada pelo rei selêucida Antíoco II Teos (241-246 a.C.) e nomeada em homenagem a sua esposa, Laodice. Situada no vale do rio Lico, Laodiceia era um centro comercial próspero nos dias de João, especializado na produção de lã. Ficava a poucos quilômetros das cidades de Colossos e Hierápolis, onde cedo houve cristãos (ver Colossenses 4:13). Na época em que o Apocalipse foi escrito, a igreja de Laodiceia existia provavelmente havia cerca de 40 anos. Paulo demonstrou interesse por esta congregação e orientou os colossenses a compartilhar cartas com os laodicenses (Colossenses 4:16).
- 13 Pois dou-lhe testemunho de que tem grande zelo por vós, como também pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis. Colossenses 4:13 16 Depois que for lida esta carta entre vós, fazei que o seja também na igreja dos laodicenses; e a de Laodicéia lede-a vós também. Colossenses 4:16
Amém - (cba)
Apocalipse 3:14
A união deste título com “testemunha fiel e verdadeira” o identifica como uma referência a Cristo (ver Apocalipse 1:5), o autor das epístolas às sete igrejas (sobre o significado de “amém”, ver com. de Deuteronômio 7:9; Mateus 5:18). A aplicação do termo a Cristo pode ser comparada a Isaías 65:16, passagem em que, no texto hebraico, o Senhor é chamado de Elohe amen, “o Deus do amém”. Aqui, o título pode ser entendido como uma declaração de que Cristo é a verdade (ver João 14:6). Em consequência, Sua mensagem à igreja de Laodiceia deve ser aceita sem questionamentos.
- 5 e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Aquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, Apocalipse 1:5 9 Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é que é Deus, o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia, até mil gerações, aos que o amam e guardam os seus mandamentos; Deuteronômio 7:9 18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Mateus 5:18 16 De sorte que aquele que se bendisser na terra será bendito no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos. Isaías 65:16 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Testemunha fiel e verdadeira - (cba)
Apocalipse 3:14
Ver com. de Apocalipse 1:5.
Princípio - (cba)
Apocalipse 3:14
Do gr. archê, palavra que tem tanto sentido passivo quanto ativo. No passivo, refere-se àquilo que é alvo de uma ação no princípio. Se for interpretada assim, significa que Cristo foi a primeira das criaturas, o que obviamente não é a tradução correta, pois Cristo é eterno. No sentido ativo, archê se refere àquilo que inicia uma ação, a causa primeira, o motivador inicial. Nessa interpretação, declara-se que Cristo é o criador. Este é o sentido claro da passagem, pois Jesus é retratado diversas vezes exercendo esse papel (ver com. de João 1:3; Hebreus 1:2). A declaração semelhante de Colossenses 1:15,16 havia sido lida pela igreja de Laodiceia muitos anos antes (cf. Colossenses 4:16).
- 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:3 2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; Hebreus 1:2 15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Colossenses 1:15,16 16 Depois que for lida esta carta entre vós, fazei que o seja também na igreja dos laodicenses; e a de Laodicéia lede-a vós também. Colossenses 4:16
Nota Adicional a Apocalipse 3 - (cba)
Apocalipse 3:1-22
O tom grave e inflexível da mensagem a Laodiceia tem levado alguns a concluir que não há esperança para os cristãos desta igreja, exceto se eles se mudarem para a igreja de Filadélfia. Tal conclusão, porém, não está de acordo com o contexto, nem com princípios confiáveis de interpretação (ver com. de Apocalipse 1:11). Deve-se observar que:
1. Essa proposta presume que a igreja de Filadélfia existe simultaneamente à igreja de Laodiceia. No entanto, se há motivos para presumir que Filadélfia existe simultaneamente à de Laodiceia, as mesmas razões existiriam para presumir o mesmo em relação a todas as outras igrejas. Se fosse possível migrar espiritualmente de Laodiceia para Filadélfia, não haveria justificativa válida para não ser igualmente possível e desejável migrar de Laodiceia para Efeso, por exemplo, ou de Sardes para Esmirna. Além disso, se dois ou mais períodos coexistirem, quebra-se o padrão consecutivo, as mensagens individuais deixam de ter qualquer relação cronológica específica com a história, e não haveria motivo válido para presumir que a mensagem a Laodiceia é de importância particular para este tempo, mais do que para qualquer outro.
A mensagem a qualquer uma das sete igrejas se aplica especificamente à igreja cristã de determinado período da história. Isso se baseia na ideia de que elas representam sete períodos consecutivos da era cristã e que cada mensagem tem uma aplicação única para apenas uma época. Somente assim os cristãos de determinada era podem ser considerados pertencentes a uma igreja em particular e, dessa forma, a mensagem de Laodiceia pode ser aplicada especificamente à igreja de nossos dias. Portanto, quando as sete igrejas são compreendidas de maneira cronológica, aplicáveis a períodos específicos da história, os cristãos de uma época não podem migrar espiritualmente para outra.
2. A proposta de que os Iaodicenses devem deixar sua igreja e ir para Filadélfia a fim de se salvarem apoia-se na premissa de que cada igreja representa um estado espiritual específico. De fato, cada uma das sete tem problemas próprios, e as advertências, as promessas e os conselhos direcionados a cada uma delas são apropriados. Também é verdade que algumas das igrejas refletem uma condição espiritual mais desejável do que outras.
É apropriado que o cristão fiel de qualquer período da história cristã aspire a refletir as características desejáveis de todas as igrejas e se torne um candidato a receber suas promessas. Da mesma maneira, deve evitar as características indesejáveis e dar ouvidos às advertências feitas. No entanto, quando analisadas sob essa perspectiva, as mensagens têm natureza atemporal, e o leitor zeloso as aplica à própria experiência com base em suas necessidades pessoais, não na época em que vive. Não há necessidade de uma transferência figurada de uma igreja para outra.
3. De modo geral, são proferidas palavras de elogio a todas as igrejas, com exceção de Sardes e Laodiceia; e há palavras de repreensão para cada uma, exceto a Esmirna e Filadélfia; e há promessas a todas as sete. Portanto, as igrejas tinham tanto membros desejáveis quanto indesejáveis. Porém, em nenhuma ocasião. Cristo aconselha os membros leais de uma suposta igreja desleal a fazer uma transferência espiritual e passar a ser membros de outra, cuja condição espiritual parece preferível. Se Sua intenção fosse essa, poderíamos esperar um chamado aberto para a saída de Sardes ou de Laodiceia, por exemplo, semelhante ao chamado para sair de Babilônia (Apocalipse 18:4). Contudo, o profeta não registra um convite como esse em relação a Laodiceia, nem a qualquer das outras igrejas. Em cada um dos casos, o remédio para o mal generalizado é simples, porém enfático: ‘‘arrepende-te". Os cristãos leais da "igreja" de Efeso, que caíram e abandonaram o “primeiro amor”, não foram aconselhados a migrar para Esmirna (ver Apocalipse 2:4,5). Os do período de Pérgamo, que deram espaço para as doutrinas de Balaão e dos nicolaítas (Apocalipse 3:14,15), não foram aconselhados a passar a ser membros de Efeso ou Esmirna. A igreja de Sardes estava praticamente morta (Apocalipse 3:2), mas seus membros fiéis não foram instruídos a mudar para Filadélfia. Da mesma forma, os cristãos fiéis do período de Laodiceia não receberam orientação de ir para Filadélfia, pelo menos não da parte de Cristo, a Testemunha Verdadeira. Eles são, sim, ordenados a se arrepender e a encontrar em Cristo o remédio para seus defeitos de caráter (Apocalipse 3:18-20).
- 4 Ouvi outra voz do céu dizer: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Apocalipse 18:4 4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. 5 Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres. Apocalipse 2:4,5 14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o pricípio da criação de Deus: 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Apocalipse 3:14,15 2 Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus. Apocalipse 3:2 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:18-20
A ideia de que o cristão tem chances de se salvar por meio do mecanismo de escape, de migração espiritual, e de exercer uma forma de justiça que presume ser superior à de outro cristão está em clara desarmonia com os ensinos do Senhor (cf. Lucas 18:9-14). Na parábola do joio e do trigo (Mateus 13:24-30; Mateus 13:37-43), o dono do campo ordenou que deixassem ambos crescerem “juntos até a colheita” (Mateus 13:30). O joio não deveria ser arrancado por mãos humanas, nem o trigo transplantado para outro campo. Somente quando os anjos ceifadores reunirem o trigo dentro do celeiro do Senhor e queimarem o joio é que haverá separação entre justos e ímpios (ver Mateus 13:30,39,40,41,42).
- 9 Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano. 11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 13 Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, o pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 18:9-14 24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; 25 mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. 26 Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio. 27 Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? 28 Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? 29 Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo. 30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. Mateus 13:24-30 37 E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem; 38 o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o o joio são os filhos do maligno; 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. 40 Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. 41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, 42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça. Mateus 13:37-43 30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. Mateus 13:30 30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. 40 Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. 41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, 42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Mateus 13:30,39,40,41,42
Os membros da antiga igreja de Laodiceia não melhorariam sua condição espiritual e mudando-se para a cidade de Filadélfia. O propósito divino para a igreja laodicense não inclui um plano de migração espiritual para uma das outras igrejas apocalípticas. Deus deseja uma transformação radical do coração e da vida (ver com. de Apocalipse 3:18-20). Qualquer outra solução proposta para os males de Laodiceia só serve para transformar a pessoa em hipócrita.
4. É verdade que nenhuma outra igreja recebe repreensão tão severa quanto a de Laodiceia, como também é verdade que nenhuma outra tem evidência mais clara do amor de Cristo, da íntima comunhão com Ele, nem recompensa mais gloriosa (Apocalipse 3:19-21). A mensagem a Laodiceia não é de rejeição incondicional, nem a dirigida às demais igrejas. Se a pobreza espiritual dos laodicenses estivesse além da possibilidade de redenção, eles não receberiam a oferta de “ouro" por parte da Testemunha Verdadeira. Caso seu problema de visão espiritual fosse irremediável, não teriam à disposição o “colírio" celestial. Caso sua “nudez” ultrapassasse qualquer esperança. Cristo não lhes ofereceria as próprias “vestiduras brancas” (ver com. de Apocalipse 3:17,18).
- 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. 21 Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. Apocalipse 3:19-21 17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Apocalipse 3:17,18
Com certeza, há vencedores em Laodiceia (Apocalipse 3:21), assim como em todos os outros períodos da história da igreja. E são esses vencedores, em Laodiceia, que recebem a promessa de se assentar com Cristo em Seu trono.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Laodiceia
Apocalipse 3:14
Esta cidade ficava cerca de 70 km a sudoeste de filadélfia e 140 km a leste de Éfeso. Era conhecida por sua riqueza, sua escola de medicina e pelo suprimento de água morna. Pode representar a condição morna da igreja no mundo atual.
testemunha
Apocalipse 3:14
Ver Apocalipse 1:5.
princípio
Apocalipse 3:14
O termo grego pode significar "primeiro no tempo" ("princípio") ou "primeiro em posição" ("governante"). Neste caso, a expressão funciona como um título para Jesus, O Criador e governante de todas as coias (Apocalipse 1:17; Colossenses 1:15,16; ). A fraseologia não deve ser mal compreendida, sugerindo que Cristo seja criado. Na verdade, Jesus é aquele que "principia" ou da início à criação de Deus (Jó 1:1-3; ).
- 17 Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, Apocalipse 1:17 15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Colossenses 1:15,16 1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal. 2 Nasceram-lhe sete filhos e três filhas. 3 Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo também muitíssima gente ao seu serviço; de modo que este homem era o maior de todos os do Oriente. Jó 1:1-3
Referências cruzadas
Apocalipse 3:14
2 Coríntios 1:20; Apocalipse 1:5; Apocalipse 3:7; Apocalipse 19:11; Colossenses 1:15.
- 20 Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por ele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio. 2 Coríntios 1:20 5 e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Aquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, Apocalipse 1:5 7 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Apocalipse 3:7 11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça. Apocalipse 19:11 15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Colossenses 1:15
Nossa condição revelada
Apocalipse 3:14-18
Ver 2 Coríntios 5:17. A mensagem à igreja de Laodicéia revela nossa condição como povo ( The Review and Herald, 15 de dezembro de 1904 ).
Mensagem para os desocupados na vinha
Apocalipse 3:14-18
Aos desocupados na vinha do Senhor, a mensagem de Laodicéia é enviada ( Manuscrito 26, 1905 ).
Aplicação da Mensagem de Laodicéia
Apocalipse 3:14-18
Ver Romanos 2:17-24. A mensagem para a igreja de Laodicéia é aplicável a todos os que tiveram grande luz e muitas oportunidades, mas não as apreciaram ( The Review and Herald, 11 de março de 1902 ) .
Fervor da falta de amor
Apocalipse 3:14-18
Ver Apocalipse 2:4,5. A mensagem para a igreja de Laodicéia é aplicável à nossa condição. Quão claramente é retratada a posição daqueles que pensam ter toda a verdade, que se orgulham de seu conhecimento da Palavra de Deus, enquanto seu poder santificador não foi sentido em suas vidas. O fervor do amor de Deus está faltando em seus corações, mas é esse mesmo fervor de amor que torna o povo de Deus a luz do mundo ( The Review and Herald, 23 de julho de 1889 ).
Mensagem de Laodicéia para Adventistas
Apocalipse 3:14-18
A mensagem para a igreja de Laodicéia é altamente aplicável a nós como um povo. Ele foi colocado diante de nós há muito tempo, mas não foi atendido como deveria. Quando a obra de arrependimento é fervorosa e profunda, os membros individuais da igreja comprarão os ricos bens do céu. Oh, quantos vêem as coisas sob uma luz pervertida, na luz em que Satanás deseja que vejam.
Você pode manifestar grande zelo no esforço missionário, mas, por estar corrompido pelo egoísmo e ter um forte sabor do eu, nada é aos olhos de Deus; pois é uma oferta contaminada e corrompida. A menos que a porta do coração esteja aberta para Jesus, a menos que Ele ocupe o templo da alma, a menos que o coração esteja imbuído de Seus atributos divinos, as ações humanas, quando pesadas nas balanças celestiais, serão declaradas "em falta". O amor de Cristo o tornaria rico; mas muitos não percebem o valor de Seu amor. Muitos não percebem que o espírito que nutrem é destituído da mansidão e humildade de Cristo, destituído do amor que os constituiria canais de luz ( Manuscrito 33, 1894 ).
Deus cometeu um erro?
Apocalipse 3:14-18
Ver 2 Pedro 3:11. A mensagem de Laodicéia é aplicável à igreja atualmente. Você acredita nesta mensagem? Você tem corações que sentem? Ou você está constantemente dizendo: Somos ricos e aumentados em bens e não temos necessidade de nada? É em vão que a declaração da verdade eterna foi dada a esta nação para ser levada a todas as nações do mundo?Deus escolheu um povo e o tornou repositório da verdade com resultados eternos. A eles foi dada a luz que deve iluminar o mundo. Deus cometeu um erro? Somos realmente Seus instrumentos escolhidos? Somos nós os homens e mulheres que devem levar ao mundo as mensagens de Apocalipse quatorze, para proclamar a mensagem de salvação aos que estão à beira da ruína? Agimos como se fôssemos ( Manuscrito 51, 1901 )?
Professores, mas não praticantes
Apocalipse 3:14-18
A mensagem de Laodicéia se aplica a todos os que professam guardar a lei de Deus, mas não a praticam. Não devemos ser egoístas em nada. Cada fase da vida cristã deve ser uma representação da vida de Cristo. Do contrário, ouviremos as terríveis palavras: “Não te conheço” ( The Review and Herald, 17 de outubro de 1899 ).
Uma experiência religiosa insípida
Apocalipse 3:14-18
A mensagem para a igreja de Laodicéia se aplica mais decididamente àqueles cuja experiência religiosa é insípida, que não dão testemunho decidido em favor da verdade ( Carta 98, 1901 ).
Para livrar a igreja do fanatismo
Apocalipse 3:14-18
O objetivo da mensagem aos laodicenses era livrar a igreja de ... influências fanáticas; mas o esforço de Satanás tem sido corromper a mensagem e destruir sua influência. Ele ficaria mais satisfeito se fanáticos abraçassem o testemunho e o usassem em sua causa, do que se eles permanecessem em um estado morno. Tenho visto que não era o propósito da mensagem levar um irmão a julgar seu irmão, dizer-lhe o que fazer e até onde ir, mas que cada indivíduo investigasse seu próprio coração e atendesse a seu próprio trabalho individual ( Spiritual Gifts 2: 223 ).
Falido!
Apocalipse 3:14-18
Muitos são laodiceanos, vivendo em um engano espiritual. Eles se vestem com as vestes de sua própria justiça, imaginando-se ricos e abastados de bens e sem necessidade de nada, quando precisam aprender diariamente de Jesus, Sua mansidão e humildade, do contrário, eles se encontram falidos, por toda a sua vida sendo uma mentira ( Carta 66, 1894 ).
A exaltação própria é um elemento perigoso
Apocalipse 3:14-18
Ver Provérbios 30:12; . A exaltação própria é um elemento perigoso. Isso mancha tudo o que toca. É fruto do orgulho e funciona tão engenhosamente que, a menos que seja evitado, tomará posse dos pensamentos e controlará as ações.
- 12 Há gente que é pura aos seus olhos, e contudo nunca foi lavada da sua imundícia. Provérbios 30:12
A mensagem de Laodicéia deve ser proclamada com poder; por enquanto, é especialmente aplicável. Agora, mais do que nunca, são vistos orgulho, ambição mundana, exaltação própria, traição, hipocrisia e engano. Muitos estão proferindo grandes palavras de vaidade, dizendo: "Eu sou rico e rico em bens, e não tenho necessidade de nada." No entanto, eles são miseráveis, pobres, cegos e nus ( The Review and Herald, 25 de setembro de 1900 ).
Noviços espirituais
Apocalipse 3:14-18
Há um grande número de cristãos professos que não seguem realmente a Jesus. Eles não carregam a cruz por abnegação e sacrifício próprios. Embora façam uma grande profissão de serem cristãos fervorosos, eles tecem no tecido de seu caráter tantos fios de suas próprias imperfeições que o belo padrão se estraga. A respeito deles, Cristo diz: “Você se vangloria de ser rico e aumentado com supostas realizações espirituais. Na realidade, você não é nem frio nem quente, mas está cheio de vaidosa presunção. A menos que seja convertido, você não pode ser salvo; pois você destruiria o céu com sua sabedoria não santificada. Não posso endossar seu espírito e seu trabalho. Você não age de acordo com o Exemplo divino. Você está seguindo um padrão meramente de sua própria invenção. Porque você é morno, devo vomitá-lo da Minha boca. ”
Agradeçamos ao Senhor porque, embora esta classe seja tão numerosa, ainda há tempo para o arrependimento. Jesus diz: “Eu, seu Redentor, conheço suas obras. Estou familiarizado com os motivos que o levam a declarar orgulhosamente a respeito de sua condição espiritual: 'Sou rico, e abastecido com bens, e de nada preciso'. Não sabes que és miserável e miserável e pobre e cego e nu. '”
Aqueles que estão nesta condição são deliberadamente ignorantes. Eles não discernem o verdadeiro caráter do pecado. Por suas transgressões, eles constantemente representam erroneamente o caráter de Cristo e O expõem à vergonha. Professando conhecer a verdade, agem em espírito como noviços. Eles não parecem compreender a verdade que deve ser expressa em palavras e ações para mostrar uma nítida diferença entre aquele que serve a Deus e aquele que não o serve. Eles são falsos pretendentes a todas as bênçãos e privilégios cristãos, quando, como representantes de Cristo, não são ricos em graça espiritual ou em boas obras. Eles são miseráveis, pobres, cegos, mutilados. Que posição para se estar! Eles se posicionam em sua própria luz.
Mas, apesar de sua ignorância obstinada, eles não são deixados pelo Senhor sem aviso e conselho adicional ( Manuscrito 138, 1902 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 3:14-22
Laodicéia era a última e a mais frágil das sete igrejas da Ásia. Aqui nosso Senhor Jesus apresenta-se como "o Amém" : alguém constante e imutável em todos os seus propósitos e promessas.
Se a religião tem valor, podemos dizer que possui o maior valor. Cristo espera que os homens sejam fervorosos. Quantos há que professam a doutrina do Evangelho e não são frios nem quentes, salvo se forem indiferentes em relação às coisas necessárias, e quentes e vigorosos nos debates de coisas de menor importância; promete-se um severo castigo. Eles darão uma falsa impressão do cristianismo, como se fosse uma religião ímpia, enquanto outros concluirão que esta não dá uma satisfação real; caso contrário os seus professos não poriam tão pouco o coração nela, ou não estariam dispostos a buscar prazer ou felicidade no mundo.
Uma causa desta indiferença e incoerência na religião é o orgulho e o engano de si mesmo: "Como dizes". Que grande diferença há entre o que eles pensam de si mesmos e o que Cristo pensa deles! Quanto cuidado devemos ter para não enganar a nossa própria alma! No inferno há muitos que pensaram estar bem adiantados no caminho ao céu. Roguemos a Deus para que não sejamos entregues a adularmos e a enganarmos a nós mesmos. Os professos se orgulhavam à medida que tornavam-se carnais e formais.
O estado deles era miserável por si mesmo. Eram realmente pobres, porém, diziam e pensavam que eram ricos. Não podiam enxergar o estado em que se encontravam, nem seu caminho, nem seu perigo, mas pensavam que sim. Não tinham o manto da justificação nem da santificação: estavam nus ao pecado e à vergonha; a justiça deles era um trapo de imundícia, trapos que não os cobririam, mas que os contaminavam. Estavam nus, sem casa nem teto, porque estavam sem Deus, o único em quem a alma pode encontrar repouso e segurança.
Cristo aconselhou bem esta gente pecadora. Felizes são aqueles que aceitam o seu conselho, porque todos os que não os aceitam perecerão em seus pecados. Cristo mostra-lhes onde podem ter verdadeiras riquezas e como podem obtê-las. Devem deixar algumas coisas, porém nada de valor; e isto é somente para dar lugar a receber riquezas verdadeiras. Abandonando-se o pecado e a confiança em si mesmo para que possam ser cheios com o seu tesouro que está reservado e oculto. Têm que receber estas vestes brancas de Cristo, as quais Ele comprou e providenciou para eles: sua própria justiça imputada para justificação e as vestes da santidade e da santificação. Que eles se entreguem à sua Palavra e ao seu Espírito; então os seus olhos serão abertos para que vejam o seu caminho e o seu fim. Examinemo-nos pela regra de sua Palavra e oremos com fervor pelo ensino de seu Espírito Santo, para que tire de nós a soberba, os preconceitos e as concupiscências carnais. Os pecadores deveriam tomar as repreensões da Palavra e da vara de Deus como sinais de seu amor por suas almas. Cristo ficou do lado de fora; Ele chama pelos tratos da providência, das advertências e dos ensinos de sua Palavra e da obra de seu Espírito. Cristo, com sua Palavra e Espírito, e por sua graça ainda continua vindo à porta do coração dos pecadores. Os que a abrirem desfrutarão de sua presença. Se aqueles a quem Ele encontra servem-no somente para uma pobre festa, Ele a tornará rica. Ele dará uma nova provisão de graça e consolo.
Na conclusão encontra-se a promessa para o crente vencedor. O próprio Cristo sofreu tentações e conflitos; venceu a todos e foi mais do que vencedor. Aqueles que são como Cristo em suas provas, serão feitos como Ele em glória.
Termina tudo com o pedido de atenção geral. Estes conselhos, ainda que aptos para as igrejas às quais foram dirigidos, são profundamente interessantes para todos os homens.
Comentário Bíblico
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- Análise em Cadeia 11 que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia. Apocalipse 1:11 1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: Apocalipse 2:1 1 Pois quero que saibais quão grande luta tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram a minha pessoa; Colossenses 2:1 16 Depois que for lida esta carta entre vós, fazei que o seja também na igreja dos laodicenses; e a de Laodicéia lede-a vós também. Colossenses 4:16 16 De sorte que aquele que se bendisser na terra será bendito no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos. Isaías 65:16 20 Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por ele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio. 2 Coríntios 1:20 7 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Apocalipse 3:7 5 e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Aquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, Apocalipse 1:5 11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça. Apocalipse 19:11 6 E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer. Apocalipse 22:6 4 Eis que eu o dei como testemunha aos povos, como príncipe e governador dos povos. Isaías 55:4 5 Então eles disseram a Jeremias: Seja o Senhor entre nós testemunha verdadeira e fiel, se assim não fizermos conforme toda a palavra com que te enviar a nós o Senhor teu Deus. Jeremias 42:5 15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Colossenses 1:15 3 Rúben, tu és meu primogênito, minha força e as primícias do meu vigor, preeminente em dignidade e preeminente em poder. Gênesis 49:3 17 mas ao filho da aborrecida reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver, porquanto ele é as primícias da sua força; o direito da primogenitura é dele. Deuteronômio 21:17 22 O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos. Provérbios 8:22 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:3 18 também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, Colossenses 1:18 6 Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida. Apocalipse 21:6 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim. Apocalipse 22:13