Comentário Bíblico
Adventista
Anulo - (cba)
Gálatas 2:21
Ou, “frustro", “cancelo", “torno sem efeito". Voltar ao sistema legal de justiça pelas obras anularia tudo o que foi recebido mediante a graça de Deus, pela fé em Jesus Cristo. Paulo se recusa, até mesmo por um momento, a abrir mão às demandas daqueles que, como Pedro e os judaizantes, insistem no retorno às obras da lei como base para a justil icação. Isso deve ser considerado como uma reprovação à atitude de Pedro (ver com. de Gálatas 2:15). A conclusão evidente de Paulo é que todos os que, como Pedro, se separam dos cristãos gentios, estão frustrando a graça de Deus.
Se a justiça é - (cba)
Gálatas 2:21
Se a graça não é necessária, o evangelho não tem valor nem atração. Ao discutir a justiça que Abraão recebeu pela lê, Paulo argumenta que a recompensa de quem trabalha não é um favor nem um presente, pois lhe pertence, como resultado de seus próprios eslorços (cf. Romanos 4:4,5). No entanto, se, pelas obras da lei, pudessem ser obtidos todos os benefícios que vêm por meio tornaria desnecessário. A lógica dessa condo evangelho, o plano para a redenção da clusão deve ter Iiçado evidente a Pedro e a humanidade por meio de Jesus Cristo se todos os que seguiram seu exemplo.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gálatas 2:20-21
Aqui, em sua própria pessoa, o apóstolo descreve a vida espiritual e reservada do crente. o velho homem foi crucificado (Romanos 6:6); porém, o novo homem está vivo; o pecado é mortificado e a graça é vivificada. Tem as consolações e os triunfos da graça, e esta graça não é de si mesmo, mas de outro. Os crentes se vêem vivendo em um estado de dependência de Cristo. Daí que, ainda que viva na carne, contudo, não vive segundo a carne. Aqueles que possuem a verdadeira fé vivem por meio desta fé; e a fé se afirma em que Cristo deu-se a si mesmo por nós.
Ele nos amou, e entregou a sua vida por nós. É como se o apóstolo dissesse: O Senhor me viu fugindo mais e mais dEle. Tal maldade, erro e ignorância, estavam em minha vontade e entendimento, e não era possível que eu fosse resgatado por outro meio que não fosse o preço que Ele pagou. Consideremos bem este preço.
Aqui podemos observar a falsa fé que muitos têm. A confissão deles está de acordo: têm a forma da piedade, mas sem o poder desta. Pensam que crêem bem nos artigos da fé, mas estão enganados. Crer em Cristo crucificado não é somente crer que Ele foi crucificado, mas também crer que eu estou crucificado com Ele. Isto é conhecer a Cristo crucificado. Daí aprendemos qual é a natureza da graça. A graça de Deus não pode estar unida ao mérito do homem. Ele não é a graça a menos que seja de todas as formas livremente concedida. Quanto mais o crente confie em Cristo para tudo, mais devotamente andará diante dEle em todas as suas ordenanças e mandamentos. Cristo vive e reina nele, e ele vive aqui na terra pela fé no Filho de Deus, que trabalha em sua vida por amor, produz a obediência e muda a sua imagem. Deste modo, não abusa da graça de Deus nem a torna vã.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 18 Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. Gálatas 2:18 10 O Senhor desfaz o conselho das nações, anula os intentos dos povos. Salmos 33:10 9 Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de deus, para guardardes a vossa tradição. Marcos 7:9 31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8:31 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas 2:16 21 É a lei, então, contra as promessas de Deus? De modo nenhum; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. Gálatas 3:21 2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. 3 E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. 4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes. Gálatas 5:2-4 3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus. Romanos 10:3 6 Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Romanos 11:6 11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão? Hebreus 7:11 4 Mas eu disse: Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia o meu direito está perante o Senhor, e o meu galardão perante o meu Deus. Isaías 49:4 8 Como pois dizeis: Nós somos sábios, e a lei do Senhor está conosco? Mas eis que a falsa pena dos escribas a converteu em mentira. Jeremias 8:8 2 pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo anunciei; se não é que crestes em vão. 14 E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. 17 E, se Cristo não foi ressuscitado, é vã a vossa fé, e ainda estais nos vossos pecados. 1 Coríntios 15:2,14,17