Comentário Bíblico
Adventista
Vinde a Mim - (cba)
Mateus 11:28
Cristo queria dizer com isto que Seus ouvintes não deviam esperar encontrar o caminho da vida e da verdadeira sabedoria e descanso indo aos chamados “sábios” e “instruídos” (Mateus 11:25). Eles não passam de “cegos, guias de cegos” (ver Mateus 15:14). Em vez disso, eles deviam ir a Cristo. Apenas Cristo conhece o Pai; portanto só Ele pode revelá-Lo (ver com. de Mateus 6:9). Com essas palavras, Jesus estendeu a todos da multidão (DTN, 328) um convite para se tornarem Seus discípulos. O convite para o discipulado inclui tomar o “jugo” de Jesus (Mateus 11:29).
- 25 Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Mateus 11:25 14 Deixai-os; são guias cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão no barranco. Mateus 15:14 9 Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Mateus 6:9 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:29
Cansados - (cba)
Mateus 11:28
Cristo não está Se referindo a trabalho físico, mas de alma e mente, que resulta em cansaço por preocupações e pesar. Esse convite tinha um significado especial para a multidão ouvinte, pois a religião de Israel tinha se corrompido até se tornar numa tentativa trabalhosa e sem sentido de se encontrar salvação pelas obras.
Sobrecarregados - (cba)
Mateus 11:28
Toda a humanidade carrega muitos fardos pesados, sendo o pecado o maior deles. Porém, além dos fardos comuns carregados por toda a humanidade, os escribas e fariseus tinham colocado muitos outros “fardos pesados” sobre o povo judeu, fardos “difíceis de carregar” (Mateus 23:4). O povo estava “sobrecarregado” de tantas exigências rabínicas e toda uma vida seria curta demais para aprendê-las. Em vez de dar “alívio” àqueles que já carregavam o fardo pesado do pecado (D TN, 328), essas exigências serviam apenas para extinguir do povo qualquer fagulha de vida e esperança que pudesse restar. O povo que buscava ser consciencioso se queixava pelo fardo, ao passo que muitos — os “publicanos e pecadores” — desistiam por completo de qualquer esperança. Os últimos estavam fora dos limites da respeitabilidade religiosa e já não professavam religião alguma. Esses resultados infelizes e desencorajadores eram os males que Jesus queria aliviar.
Aliviarei - (cba)
Mateus 11:28
Do gr. anapausis, “interromper”, “cessar”, “descansar” ou “recrear”. Anapausis é a palavra comumente usada na LXX para se referir ao “descanso" do sábado. Anapausis se refere a uma interrupção temporária do trabalho, não à inatividade permanente. Aqueles que vão a Cristo não param de trabalhar, mas, em vez de trabalharem “pela comida que perece”, e ficarem totalmente cansados na tentativa, seu trabalho é “pela que subsiste para a vida eterna” (ver com. de João 6:27). Aqueles que pensam que obtêm a salvação levando fardos pesados “difíceis de carregar” ignoram que o “jugo” de Cristo é “suave” e Seu “fardo” é “leve” (Mateus 11:30).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
aliviarei
Mateus 11:28
Quando Deus se encontrou com Moisés no deserto, disse que levaria descanso aos filhos de Israel por intermédio da liderança do patriarça (Êxodo 33:14). Nesta passagem, Jesus, o novo Moisés segundo o retrato de Mateus, promete descanso àqueles que lutam e se sentem sobrecarregados.
O Jugo da Restrição e da Obediência
Mateus 11:28-30
Cristo diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tome meu jugo sobre você ”- o jugo de restrição e obediência -“ e aprenda de mim; porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas ”. Devemos encontrar descanso usando Seu jugo e carregando Seus fardos. Sendo coobreiros de Cristo na grande obra pela qual Ele deu a vida, encontraremos verdadeiro descanso. Quando éramos pecadores, Ele deu Sua vida por nós. Ele quer que vamos a Ele e aprendamos Dele. Assim, devemos encontrar descanso. Ele diz que nos dará descanso. “Aprenda de mim; pois sou manso e humilde de coração ”. Ao fazer isso, você encontrará em sua própria experiência o descanso que Cristo dá, o descanso que vem de usar Seu jugo e levantar Seus fardos (O Boletim da Conferência Geral, 4 de abril de 1901 ).
Ao aceitar o jugo de restrição e obediência de Cristo, você descobrirá que é de grande ajuda para você. Usar este jugo mantém você perto de Cristo, e Ele carrega a parte mais pesada do fardo.
“Aprenda de mim; pois sou manso e humilde de coração ”. Aprender as lições que Cristo ensina é o maior tesouro que os alunos podem encontrar. O descanso vem a eles com a consciência de que estão tentando agradar ao Senhor ( Carta 144, 1901 ).
Ajuda para carregar cada fardo
Mateus 11:28-30
Há uma condição para o descanso e a paz aqui oferecidos por Cristo. É o de unir-se a ele. Todos os que aceitarem a condição descobrirão que o jugo de Cristo os ajudará a carregar todo fardo de que necessitam. Sem Cristo ao nosso lado para carregar a parte mais pesada do fardo, devemos realmente dizer que é pesado. Mas, unidos com Ele ao carro do dever, os fardos da vida podem ser todos levemente carregados. E assim como um homem age em voluntária obediência às exigências de Deus, virá sua paz de espírito. ...
Mansidão e humildade caracterizarão todos os que são obedientes à lei de Deus, todos os que levarão o jugo de Cristo com submissão. E essas graças trarão o resultado desejável de paz no serviço de Cristo ( The Signs of the Times, 16 de abril de 1912 , reimpresso de The Signs of the Times, 22 de julho de 1897 ).
Símbolo de submissão à vontade de Deus
Mateus 11:28-30
Ver Mateus 16:24; Lucas 9:23. Devemos carregar o jugo de Cristo para que sejamos colocados em união completa com ele. “Tome meu jugo sobre você”, diz Ele. Obedeça meus requisitos. Mas esses requisitos podem estar em oposição direta à vontade e aos propósitos do agente humano. O que precisa ser feito? Ouça o que Deus diz: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me”. O jugo e a cruz são símbolos que representam a mesma coisa - a entrega da vontade a Deus. Usar o jugo une o homem finito em companhia do amado Filho de Deus. Levantar a cruz separa o eu da alma e coloca o homem onde ele aprende como carregar os fardos de Cristo. Não podemos seguir a cristosem levar o seu jugo, sem levantar a cruz e carregá-la após ele. Se nossa vontade não estiver de acordo com os requisitos divinos, devemos negar nossas inclinações, abandonar nossos queridos desejos e os passos de Cristo. ...
- 24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; Mateus 16:24 23 Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lucas 9:23
Os homens moldam para seus próprios pescoços cangas que parecem leves e agradáveis de usar, mas se revelam irritantes ao extremo. Cristo vê isso e diz: “Pega o meu jugo sobre ti. O jugo que você colocaria em seu próprio pescoço, pensando que é um ajuste preciso, não servirá de forma alguma. Tome Meu jugo sobre você e aprenda de Mim as lições essenciais para você aprender; pois sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para vossas almas. Meu jugo é suave e Meu fardo é leve. ” O Senhor nunca faz uma estimativa falsa a respeito de Sua herança. Ele mede os homens com quem está trabalhando. Quando eles se submetem ao Seu jugo, quando desistem da luta que tem sido inútil para eles e para a causa de Deus, encontrarão paz e descanso. Quando perceberem sua própria fraqueza, suas próprias deficiências, terão prazer em fazer a vontade de Deus. Eles se submeterão ao jugo de Cristo. Então Deus pode operar neles o querer e o fazer, de acordo com Sua boa vontade, o que freqüentemente é inteiramente contrário aos planos da mente humana. Quando a unção celestial vier a nós, aprenderemos a lição de mansidão e humildade, que sempre traz descanso para a alma (The Review and Herald, 23 de outubro de 1900 ).
O jugo de Cristo nunca esgota
Mateus 11:28-30
Seu trabalho não é recolher fardos próprios. Ao assumir os fardos que Cristo deseja de você, você pode perceber os fardos que Ele carregou. Vamos estudar a Bíblia e descobrir que tipo de jugo Ele carregou. Ele foi uma ajuda para aqueles ao seu redor. Ele diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tome meu jugo sobre você e aprenda de mim; porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas ”. Você vê que há um jugo a suportar. Agora, esta é a mesma fé que desejamos - uma fé que se apoderará das promessas de Deus, que tomará o jugo de Cristo e carregará os fardos que Ele deseja que nós. Freqüentemente pensamos que estamos tendo dificuldade em carregar fardos, e é muito freqüente, porque Deus não fez nenhuma provisão para que carregássemos esses fardos; mas quando carregamos Seu jugo e carregamos Seus fardos, podemos testificar que o jugo de Cristo é suave e Seus fardos são leves, porque Ele fez provisão para eles. Mas quando você se sentir deprimido e desanimado, não desista da batalha; você tem um Salvador vivo que o ajudará e terá descanso Nele. Você não deve colocar seu pescoço sob o jugo da moda, e jugos que Deus nunca designou que você suportasse. Não é nosso trabalho estudar como cumprir o padrão do mundo, mas a grande questão com cada um deve ser: Como posso cumprir o padrão de Deus? Então você encontrará descanso para a alma; pois Cristo disse: “Meu jugo é suave e meu fardo é leve”. não desista da batalha; você tem um Salvador vivo que o ajudará e terá descanso Nele. Você não deve colocar seu pescoço sob o jugo da moda, e jugos que Deus nunca designou que você suportasse. Não é nosso trabalho estudar como cumprir o padrão do mundo, mas a grande questão com cada um deve ser: Como posso cumprir o padrão de Deus? Então você encontrará descanso para a alma; pois Cristo disse: “Meu jugo é suave e meu fardo é leve”. não desista da batalha; você tem um Salvador vivo que o ajudará e terá descanso Nele. Você não deve colocar seu pescoço sob o jugo da moda, e jugos que Deus nunca designou que você suportasse. Não é nosso trabalho estudar como cumprir o padrão do mundo, mas a grande questão com cada um deve ser: Como posso cumprir o padrão de Deus? Então você encontrará descanso para a alma; pois Cristo disse: “Meu jugo é suave e meu fardo é leve”. s padrão? Então você encontrará descanso para a alma; pois Cristo disse: “Meu jugo é suave e meu fardo é leve”. s padrão? Então você encontrará descanso para a alma; pois Cristo disse: “Meu jugo é suave e meu fardo é leve”.
Quando você tem um jugo que o irrita até o pescoço, pode saber que não é o jugo de Cristo; pois Ele diz que Seu jugo é fácil. O que Deus quer de nós é aprender todos os dias de nossas vidas como construir nosso caráter para o tempo e para a eternidade. Ele não quer que entremos em um canal e nunca saiamos dele; ter idéias fixas e mantê-las firmes, estejam elas certas ou erradas. Ele nos colocará em meio a provações e dificuldades, e quando tivermos aprendido a superar os obstáculos com espírito correto, com propósito elevado e santo, Ele nos dará outra lição. E se não temos a mansidão de Cristo de estar constantemente aprendendo de Jesus em Sua escola, então devemos saber que não temos o jugo de Cristo ( The Review and Herald, 10 de maio de 1887 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 11:25-30
É dever dos filhos serem agradecidos. Quando vamos a Deus como Pai, devemos nos lembrar que Ele é o Senhor do céu e da terra, que nos faz ir a Ele com reverência, por ser Ele o Senhor soberano sobre tudo. Com tal confiança o fazemos, como a quem é capaz de nos defender do mal e nos proporcionar todo bem.
Nosso bendito Senhor adicionou uma declaração notável: que o Pai havia posto em suas mãos todo o poder, autoridade e juízo. Estamos endividados com Cristo por toda a revelação que temos da vontade e amor de Deus Pai desde que Adão pecou.
Nosso Salvador tem convidado para que venham a Ele todos os que trabalham arduamente e que estão sobrecarregados. Em alguns aspectos, todos os homens estão assim. Os homens mundanos se sobrecarregam com preocupações infrutíferas, riquezas e honras; o que busca o divertimento e o prazer sensual ilícito se esforça pelos prazeres; o escravo de Satanás e suas próprias luxúrias é o servo mais escravizado da teria. os que trabalham arduamente para estabelecer sua própria justiça também trabalham em vão. O pecador convicto está muito carregado de culpa e terror; o crente tentado e afligido tem trabalhos duros e cargas.
Cristo convida que todos venham a Ele em prol do repouso para as suas almas. Só Ele faz este convite. os homens vão a Ele quando, sentindo sua culpa e miséria e crendo em seu amor e poder para os socorrer, buscam-no com oração fervorosa. Assim, é interesse e dever dos pecadores cansados e carregados, virem a Jesus Cristo. Este é o chamado do Evangelho: aquele que quiser, venha. Todos os que assim vão receberão repouso como presente de Cristo, e obterão paz e consolo em seu coração. Ao ir a Ele, devem tomar seu jugo e submeter-se à sua autoridade. Devem aprender dEle todas as coisas acerca de seu consolo e obediência. Ele aceita o servo disposto, por riais imperfeitos que sejam os seus serviços. Aqui podemos encontrar repouso para nossas almas, e só aqui.
Não temos que temer o seu jugo. Seus mandamentos são santos, justos e bons. Isto requer que nos neguemos a nós mesmos e traz dificuldades; porém, isto é abundantemente recompensado já neste mundo, pela paz e gozo inferior. É um jugo que tem como base o amor. Tão poderosos são os socorros que nos dá, tão adequadas as exortações, e tão fortes as consolações que se encontram no caminho do dever, que podemos dizer verdadeiramente que é um jugo grato. o caminho do dever é o caminho do repouso. As verdades que Cristo ensina são tais que podemos arriscar a nossa alma por elas. Sendo tal a misericórdia do Redentor, então por que deve o pecador laborioso e carregado buscar repouso em alguma outra parte? Devemos ir a Ele diariamente em busca da libertação da ira e da culpa do pecado e de Satanás, de todas as nossas preocupações, temores e dores. A obediência forçada, longe de ser fácil e leve, é uma carga pesada. Em vão nos aproximaremos de Jesus com nossos lábios, enquanto o coração estiver longe dEle. Então vinde a Jesus para encontrardes repouso para as vossas almas.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 294

Conselhos aos Professores, Pág. 369

Nos Lugares Celestiais, Pág. 110

Conselhos aos Idosos, Pág. 111

E Recebereis Poder, Pág. 111

A Ciência do Bom Viver, Pág. 115

Para Conhece-lo, Pág. 116

Refletindo a Cristo, Pág. 11

Jesus Meu Modelo, Pág. 124

Conselhos aos Idosos, Pág. 131

Este Dia com Deus, Pág. 134

Olhando para o Alto, Pág. 137

Olhando para o Alto, Pág. 141

Minha Consagração Hoje, Pág. 144

E Recebereis Poder, Pág. 145

Conselhos sobre a Educação, Pág. 146

Refletindo a Cristo, Pág. 14

Olhando para o Alto, Pág. 14

Este Dia com Deus, Pág. 156

Este Dia com Deus, Pág. 162

Refletindo a Cristo, Pág. 163

Cristo Triunfante, Pág. 178

Olhando para o Alto, Pág. 179

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 180

Exaltai-O, Pág. 187

A Ciência do Bom Viver, Pág. 18

Testemunhos Seletos 3, Pág. 196

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 19

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 19

O Grande Conflito, Pág. 20

Conselhos sobre a Educação, Pág. 211

Testemunhos Seletos 3, Pág. 211

Conselhos sobre a Educação, Pág. 221

Conselhos para a Igreja, Pág. 221

Olhando para o Alto, Pág. 228

Este Dia com Deus, Pág. 22

A Ciência do Bom Viver, Pág. 247

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 247

Este Dia com Deus, Pág. 266

Nos Lugares Celestiais, Pág. 268

Olhando para o Alto, Pág. 269

Olhando para o Alto, Pág. 26

Refletindo a Cristo, Pág. 275

Exaltai-O, Pág. 280

Cuidado de Deus, Pág. 280

Nos Lugares Celestiais, Pág. 282

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 289

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 28

Para Conhece-lo, Pág. 290

Olhando para o Alto, Pág. 298

Exaltai-O, Pág. 302

Olhando para o Alto, Pág. 314

Olhando para o Alto, Pág. 315

Cuidado de Deus, Pág. 315

Exaltai-O, Pág. 316

Exaltai-O, Pág. 318

Este Dia com Deus, Pág. 318

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 328

Refletindo a Cristo, Pág. 332

Cuidado de Deus, Pág. 344

Olhando para o Alto, Pág. 354

Este Dia com Deus, Pág. 355

Olhando para o Alto, Pág. 359

Refletindo a Cristo, Pág. 359

Olhando para o Alto, Pág. 364

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 366

Cristo Triunfante, Pág. 398

Olhando para o Alto, Pág. 405

Olhando para o Alto, Pág. 420

Para Conhece-lo, Pág. 46

Este Dia com Deus, Pág. 50

Nos Lugares Celestiais, Pág. 50

Testemunhos Seletos 2, Pág. 537

O Grande Conflito, Pág. 569

Olhando para o Alto, Pág. 56

Nos Lugares Celestiais, Pág. 56

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 58

Cuidado de Deus, Pág. 5

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 67

O Grande Conflito, Pág. 75

Este Dia com Deus, Pág. 80

Para Conhece-lo, Pág. 80

Nossa Alta Vocação, Pág. 92

Nossa Alta Vocação, Pág. 97

E Recebereis Poder, Pág. 98

Cuidado de Deus, Pág. 98
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 22 Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. 23 Por mim mesmo jurei; já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua. 24 De mim se dirá: Tão somente no senhor há justiça e força. A ele virão, envergonhados, todos os que se irritarem contra ele. 25 Mas no Senhor será justificada e se gloriará toda a descendência de Israel. Isaías 45:22-25 2 Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. 3 Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Isaías 53:2,3 1 Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão! e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e deleitai-vos com a gordura. 3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um pacto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências prometidas a Davi. Isaías 55:1-3 37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37 37 Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. João 7:37 17 E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida. Apocalipse 22:17 4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. Mateus 23:4 17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. 18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:17-19 7 mas o homem nasce para a tribulação, como as faíscas voam para cima. Jó 5:7 1 O homem, nascido da mulher, é de poucos dias e cheio de inquietação. Jó 14:1 4 Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Salmos 32:4 4 Pois já as minhas iniqüidades submergem a minha cabeça; como carga pesada excedem as minhas forças. Salmos 38:4 7 Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos conturbados. 8 Diante de ti puseste as nossas iniqüidades, à luz do teu rosto os nossos pecados ocultos. 9 Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; acabam-se os nossos anos como um suspiro. 10 A duração da nossa vida é de setenta anos; e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, a medida deles é canseira e enfado; pois passa rapidamente, e nós voamos. Salmos 90:7-10 8 Todas as coisas estão cheias de cansaço; ninguém o pode exprimir: os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir. 14 Atentei para todas as obras que se e fazem debaixo do sol; e eis que tudo era vaidade e desejo vão. Eclesiastes 1:8,14 22 Pois, que alcança o homem com todo o seu trabalho e com a fadiga em que ele anda trabalhando debaixo do sol? 23 Porque todos os seus dias são dores, e o seu trabalho é vexação; nem de noite o seu coração descansa. Também isso é vaidade. Eclesiastes 2:22,23 8 Há um que é só, não tendo parente; não tem filho nem irmão e, contudo, de todo o seu trabalho não há fim, nem os seus olhos se fartam de riquezas. E ele não pergunta: Para quem estou trabalhando e privando do bem a minha alma? Também isso é vaidade a e enfadonha ocupação. Eclesiastes 4:8 4 Ah, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos que praticam a corrupção! Deixaram o Senhor, desprezaram o Santo de Israel, voltaram para trás. Isaías 1:4 3 a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado. Isaías 61:3 2 A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra. Isaías 66:2 6 Com que me apresentarei diante do Senhor, e me prostrarei perante o Deus excelso? Apresentar-me-ei diante dele com holocausto, com bezerros de um ano? 7 Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de miríades de ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto das minhas entranhas pelo pecado da minha alma? 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus? Miquéias 6:6-8 10 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Atos 15:10 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. Romanos 7:22-25 1 Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão. Gálatas 5:1 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:29 13 para lhe dares descanso dos dias da adversidade, até que se abra uma cova para o ímpio. Salmos 94:13 7 Volta, minha alma, ao teu repouso, pois o Senhor te fez bem. Salmos 116:7 10 Naquele dia a raiz de Jessé será posta por estandarte dos povos, à qual recorrerão as nações; gloriosas lhe serão as suas moradas. Isaías 11:10 12 ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir. Isaías 28:12 17 Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. 18 Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! então seria a tua paz como um rio, e a tua justiça como as ondas do mar; Isaías 48:17,18 16 Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele. Jeremias 6:16 7 e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo, 2 Tessalonicenses 1:7 1 Portanto, tendo-nos sido deixada a promessa de entrarmos no seu descanso, temamos não haja algum de vós que pareça ter falhado. Hebreus 4:1 25 Pois saciarei a alma cansada, e fartarei toda alma desfalecida. Jeremias 31:25
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Liçào 5 - Venham a Mim: Um Estudo de Mateus 11:28-30 - Leandro Quadros - Escola Sabatina
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 294

Conselhos aos Professores, Pág. 369

Nos Lugares Celestiais, Pág. 110

Conselhos aos Idosos, Pág. 111

E Recebereis Poder, Pág. 111

A Ciência do Bom Viver, Pág. 115

Para Conhece-lo, Pág. 116

Refletindo a Cristo, Pág. 11

Jesus Meu Modelo, Pág. 124

Conselhos aos Idosos, Pág. 131

Este Dia com Deus, Pág. 134

Olhando para o Alto, Pág. 137

Olhando para o Alto, Pág. 141

Minha Consagração Hoje, Pág. 144

E Recebereis Poder, Pág. 145

Conselhos sobre a Educação, Pág. 146

Refletindo a Cristo, Pág. 14

Olhando para o Alto, Pág. 14

Este Dia com Deus, Pág. 156

Este Dia com Deus, Pág. 162

Refletindo a Cristo, Pág. 163

Cristo Triunfante, Pág. 178

Olhando para o Alto, Pág. 179

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 180

Exaltai-O, Pág. 187

A Ciência do Bom Viver, Pág. 18

Testemunhos Seletos 3, Pág. 196

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 19

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 19

O Grande Conflito, Pág. 20

Conselhos sobre a Educação, Pág. 211

Testemunhos Seletos 3, Pág. 211

Conselhos sobre a Educação, Pág. 221

Conselhos para a Igreja, Pág. 221

Olhando para o Alto, Pág. 228

Este Dia com Deus, Pág. 22

A Ciência do Bom Viver, Pág. 247

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 247

Este Dia com Deus, Pág. 266

Nos Lugares Celestiais, Pág. 268

Olhando para o Alto, Pág. 269

Olhando para o Alto, Pág. 26

Refletindo a Cristo, Pág. 275

Exaltai-O, Pág. 280

Cuidado de Deus, Pág. 280

Nos Lugares Celestiais, Pág. 282

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 289

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 28

Para Conhece-lo, Pág. 290

Olhando para o Alto, Pág. 298

Exaltai-O, Pág. 302

Olhando para o Alto, Pág. 314

Olhando para o Alto, Pág. 315

Cuidado de Deus, Pág. 315

Exaltai-O, Pág. 316

Exaltai-O, Pág. 318

Este Dia com Deus, Pág. 318

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 328

Refletindo a Cristo, Pág. 332

Cuidado de Deus, Pág. 344

Olhando para o Alto, Pág. 354

Este Dia com Deus, Pág. 355

Olhando para o Alto, Pág. 359

Refletindo a Cristo, Pág. 359

Olhando para o Alto, Pág. 364

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 366

Cristo Triunfante, Pág. 398

Olhando para o Alto, Pág. 405

Olhando para o Alto, Pág. 420

Para Conhece-lo, Pág. 46

Este Dia com Deus, Pág. 50

Nos Lugares Celestiais, Pág. 50

Testemunhos Seletos 2, Pág. 537

O Grande Conflito, Pág. 569

Olhando para o Alto, Pág. 56

Nos Lugares Celestiais, Pág. 56

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 58

Cuidado de Deus, Pág. 5

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 67

O Grande Conflito, Pág. 75

Este Dia com Deus, Pág. 80

Para Conhece-lo, Pág. 80

Nossa Alta Vocação, Pág. 92

Nossa Alta Vocação, Pág. 97

E Recebereis Poder, Pág. 98

Cuidado de Deus, Pág. 98