Comentário Bíblico
Adventista
Tem sido sombra - (cba)
Colossenses 2:17
Esta frase é a chave para a compreensão de Colossenses 2:16. Todos os itens que o apóstolo lista em Colossenses 2:16 são “sombras" ou tipos, simbolizando a realidade que é Cristo. Uma sombra não tem substância; tem aparência de algo substancial (ver Hebreus 8:5; Hebreus 10:1). As cerimônias judaicas eram sombras lançadas pelas realidades celestiais. A vida, o ministério e o reino de Cristo são a realidade. A descrição desta realidade na lei cerimonial era apenas uma sombra.
- 16 Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, Colossenses 2:16 5 os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou. Hebreus 8:5 1 Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus. Hebreus 10:1
Albert Barnes, comentarista presbiteriano, bem observou:
“Não há evidência nesta passagem de que ele [Paulo] teria ensinado que não era obrigatório observar todo tempo santo, porque não há o menor motivo para crer que ele quis ensinar que um dos dez mandamentos cessara de ser obrigatório à humanidade. [...] Ele mirava os muitos dias que foram observados pelos hebreus como festivais, parte integrante da lei típica e cerimonial e não como a lei moral, ou os dez mandamentos. Nenhuma parte da lei moral, nenhum dos dez mandamentos poderia ser mencionado como ‘uma sombra das boas coisas porvir’. Estes mandamentos são, da natureza da lei moral, de aplicação universal e perpétua.”
O corpo é de Cristo - (cba)
Colossenses 2:17
Em contraste com a sombra, Jesus é a plenitude da realidade. É para Ele que todo tipo aponta e nEle cada símbolo atinge a plenitude. Ao encontrá-Lo, os cristãos viram as costas aos esboços incompletos, típicos, caminhando, então, na plenitude da presença divina.
Nestes versículos, Paulo destruiu completamente a argumentação dos falsos mestres, tornando-a irrelevante. Os falsos mestres defendiam o retorno às exigências cerimoniais. O apóstolo lida com tais argumentos, declarando que as sombras cumpriram sua função quando Cristo, a realidade, chegou. Em toda essa argumentação, Paulo de modo algum minimiza as reivindicações do decálogo ou do sábado do sétimo dia. A lei moral é eterna e perfeita (ver com. de Romanos 14:1; Efésios 2:15).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Colossenses 2:14-17
Veja Atos 15:1,5; Efésios 2:14-16.
- 1 Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos. 5 Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés. Atos 15:1,5 14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, 15 isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, 16 e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade; Efésios 2:14-16
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Colossenses 2:8-17
Existe uma filosofia que exercita de modo correto as nossas faculdades de raciocínio: o estudo das obras de Deus, que nos leva ao conhecimento de Deus e confirma a nossa fé nEle. Porém, existe uma filosofia que é vã e enganosa; e mesmo que agrade as fantasias dos homens, é um obstáculo para a fé deles: tais são as especulações curiosas sobre coisas que não transcendem ou que não nos interessam. Aqueles que vão pelo caminho do mundo têm deixado de seguir a Cristo. NEle temos a essência de todas as sombras da lei cerimonial. Todos os efeitos da lei estão compensados no Evangelho de Cristo, por meio de seu sacrifício completo por causa do pecado, e pela revelação da vontade de Deus. Ser completo é estar equipado com todas as coisas que são necessárias para a salvação. Por esta única palavra, "completo", é indicado que temos tudo aquilo que é requerido em Cristo. "Nele", não quando olhamos para Cristo como se estivesse longe de nós, mas quando temos a Cristo habitando e permanecendo em nós. Cristo está em nós e nós estamos nEle quando, pelo poder do Espírito Santo, a fé trabalha em nossos corações pelo Espírito, e somos unidos àquele que é a nossa Cabeça. A circuncisão do coração, a crucificação da carne, a morte e o sepultamento do pecado e do mundo, e a ressurreição à novidade de vida simbolizadas no batismo e por fé realizada em nossos corações, demonstram que os nossos pecados foram perdoados, e que estamos completamente livres da maldição da lei.
Por meio de Cristo somos ressuscitados, nós que estávamos mortos no pecado. A morte de Cristo foi a morte dos nossos pecados; a ressurreição de Cristo é a vivificação de nossas almas. Cristo retirou do caminho a lei das ordenanças, que foi um jugo para os judeus e um muro de separação para os gentios. As sombras fugiram quando a essência fezse presente. Assim como todo o mortal é culpado de morte por aquilo que está escrito na lei, quão espantosa é a situação dos ímpios reprovados que pisoteiam o sangue do Filho de Deus, o único meio pelo qual se pode apagar esta sentença! Que ninguém se perturbe por causa dos juízos fanáticos relacionados à carne ou às solenidades judaicas. Dedicar um tempo para adorar e servir a Deus é um dever que não admite dúvidas, que não depende necessariamente do sétimo dia da semana, o dia de repouso dos judeus. O primeiro dia da semana, ou o dia do Senhor, é um dia que muitos cristãos guardam como santo em memória à ressurreição de Cristo. Todos os rituais judaicos eram sombra das bênçãos do Evangelho.
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- Análise em Cadeia 17 Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. João 1:17 5 os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou. Hebreus 8:5 9 que é uma parábola para o tempo presente, conforme a qual se oferecem tando dons como sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que presta o culto; Hebreus 9:9 1 Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus. Hebreus 10:1 28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:28,29 1 Portanto, tendo-nos sido deixada a promessa de entrarmos no seu descanso, temamos não haja algum de vós que pareça ter falhado. 2 Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé, naqueles que a ouviram. 3 Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo; 4 pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as suas obras; 5 e outra vez, neste lugar: Não entrarão no meu descanso. 6 Visto, pois, restar que alguns entrem nele, e que aqueles a quem anteriormente foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, 7 determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, depois de tanto tempo, como antes fora dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações. 8 Porque, se Josué lhes houvesse dado descanso, não teria falado depois disso de outro dia. 9 Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus. 10 Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas. 11 Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Hebreus 4:1-11